Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Arquivos PDF e Compactação




Existem várias ferramentas para utilizarmos nos computadores nas Workstation como editores de textos, planilhas eletrônicas, softwares de apresentação, compactadores de arquivos, geradores de arquivos PDF e outros.

Os Computadores Pessoais aposentaram inúmeros aparelhos e dispositivos como a máquina de escrever, máquina registradora, fax dentre outros. Vários conceitos surgiram com o passar do tempo com a utilização dos computadores.

Surgiram os arquivos, que são dados arranjados com determinado objetivo. Temos por exemplo os arquivos PDF, que são arquivos gerados com o objetivo de somente leitura, ou seja não temos como alterar um arquivo PDF.

Geramos um arquivo PDF através de softwares geradores de PDF. Um dos softwares bastante utilizado e o CutPdf. Ao instalarmos esse programa cria-se uma opção no menu de impressão com o nome CutPdf onde quando o selecionamos o arquivo PDF é gerado automaticamente, observando 
que é solicitado a pasta onde você deverá salvar o arquivo PDF gerado.


Para converte o arquivo PDF para um arquivo texto, utilizamos também softwares para essa finalidade como por exemplo o PDF to Word Converter



Para inserir um arquivo a ser convertido, clique em “File” (arquivo) e encontre o arquivo necessário. A seguir, confira as preferências de conversão: se deve manter as configurações do texto em PDF, palavras sem caixa de texto, entre outros.
No passo seguinte, é preciso apenas escolher a pasta onde a conversão será armazenada. Por padrão, o arquivo DOC é salvo na mesma pasta de onde você recuperou o arquivo PDF, entretanto você pode mudar a pasta caso queira. O arquivo será convertido automaticamente.
A compactação de um arquivo é muito interessante quando precisamos transportá-lo em uma mídia com pouco espaço para armazená-lo, como por exemplo em um Pendrive com muitos arquivos nele gravados.

Compactamos também um arquivo no momento em que desejamos enviar um arquivo com um tamanho considerável através de um E-mail.

A compactação reduz um arquivo em torno de 20 % do seu tamanho original, os softwares mais utilizados são o Winzip e o Winrar


Alguns Menus do Winzip
Home — funções mais comuns, como ação de compactar e descompactar, anexar a email, gravar em CD/DVD, etc.;
Backups — opções para criação de cópias de segurança com vários modos pré-definidos para documentos, desktop, email, etc.
Ferramentas — incluem divisão de arquivos ZIP muito grandes em partes menores, criação de arquivos executáveis, criptografia e outras;
Configurações — definição do tamanho de arquivos divididos, método de compactação e outras;
Layout — aqui você escolhe o tipo de visualização para o programa, que pode ser clássica ou ao estilo do Explorer. Também se define o número de colunas e a classificação dos itens listados por ordem alfabética.
O Winrar e outro software bastante utilizado quando o assunto é a compactação de arquivos.


Responda as perguntas abaixo como comentário, não esquecendo do seu nome e Turma na Postagem

1-     Quais os softwares mais utilizados na compactação de arquivos?
2-     O que são mídias, cite exemplos
3-     Pesquise e com suas palavras descreva o que significa a codificação de Huffman.
4-     Para que compactamos um arquivo?
5-     Podemos editar um arquivo PDF? Justifique sua resposta
6-     Como convertemos um arquivo PDF em um arquivo Texto?
7-     Qual o motivo para a criação de um arquivo PDF?
8-     Qual a utilidade do Software CutPdf?
9-     O que são arquivos referentes a informática?
10- O texto faz referência a Workstation, o que significa essa palavra?

Boa Atividade!






quarta-feira, 15 de junho de 2011

PowerPoint 2007



 O PowerPoint está contido no Pacote Office 2007, é um software (programa de computador) utilizado para auxilio no momento de apresentações realizada em seminários, palestras, aulas e etc...

Você nunca deve esquecer que o foco da apresentação não está no PowerPoint, e sim em quem apresenta. Portanto, temos que ter a clareza de que o software em questão é um instrumento auxiliar de uma apresentação, que pode utilizar várias mídias como som, textos e imagens.
 
Clique abaixo para obter apostila referente a este software