Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Internet 2


A internet é capaz de transmitir informações através de várias formas. Podemos ter informações apenas clicando em uma palavra ou imagem e sermos direcionados para uma outra página, ouvir um som ou para vermos um vídeo. O hiperlink norteia as informações a serem atingidas ligando vários pontos das páginas presentes na grande teia (Internet).


O hipertexto corresponde ao desvio para outra área textual diante do clique em uma palavra ou seqüência de palavras em evidencia. Todas as informações colocadas na internet estão baseadas em uma linguagem de programação chamada de Html.

O Html é o acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. É uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web, os documentos HTML podem ser interpretados por browsers tendo a tecnologia como fruto do “casamento” dos padrões HyTime e SGML.

Nós, contidos no segmento tecnológico, sempre devemos ter a cultura da pesquisa. O texto faz referencia a hipermídia e sobre SGML, pesquise e comente sobre essas duas referencias citadas no texto.

Temos abaixo uma abordagem retirada da páginahttp://mlonlinegeneration.wordpress.com/2006/11/24/internet-ja-e-a-segunda-midia-de-massa-do-brasil/ Solicito que faça uma reflexão sobre a Internet como mídia e a exclusão digital. Poste como comentário o seu feedback.

Internet já é a segunda mídia de massa do Brasil

À frente da TV por assinatura (13 milhões de pessoas), jornais (3,1 milhões) e revistas (13 milhões), a internet ainda não é dona da maior fatia do bolo publicitário. A rede, apesar de seus mais de 32 milhões de usuários detêm apenas 1,9% da receita publicitária brasileira (versus 5,5% nos EUA e 10,5% na Inglaterra), de acordo com dados do primeiro semestre do Projeto Intermeios e danotícia de Ralphe Malzoni Jr. do IDGNow.

Talvez a explicação para tão pouca atenção dos anunciantes em relação à web esteja vinculada às agências de publicidade. Tais agências lucram muito mais ao colocar um anunciante no horário nobre da TV ou nas páginas consagradas de uma revista ou jornal de grande circulação do que na internet. Em minha opinião, esta postura está com os dias contados.

Como segunda mídia de massa no país e com expectativas de dobrar o acesso dos municípios à grande rede (segundo informações do Ministro das Comunicações Hélio Costa), o cenário dos investimentos publicitários dos grandes anunciantes tende a meu ver, ao menos, equilibrar-se com outros meios.

Alguns aspectos que valem ser comentados sobre a internet é que, muito embora ela possa ter a penetração de uma mídia de massa (e isso significa atingir milhões de usuários), a rede conserva também características de mídia dirigida. Isto é, capacidade de direcionamento de mensagens a públicos específicos, segmentação da audiência, mensuração e retorno concentrados em nichos de público e linguagem adaptável a cada segmento a que se dirige.

Com mais pessoas sendo incluídas na rede, mais acesso à banda larga, melhoria das métricas de medição das audiências online e criação de formas diferenciadas de exposição, os portais da web (e com o MercadoLivre, que é o sétimo endereço mais visitado da internet, segundo dados da comScore Media Metrix, não será diferente) tenderão a atrair mais verba de publicidade.

Um projeto interessante liderado pelo Ministério das Comunicações será trabalhado, por sua vez, para minimizar a exclusão digital e trazer à rede cada vez mais brasileiros. Municípios de todo o país terão acesso à web por meio de telecentros ou serviços de atendimento ao cidadão.
Evolução da rede, das métricas de mensuração, mais internautas, maior acesso à banda larga…quem sabe em menos de uma década a internet não supere a principal mídia de massa do país?

Word 2007



Na apostila de Microinformática que preparei, todos os tutoriais estão voltados para o Office 2003, para que tenhamos menor dificuldade na adaptação para o Office 2007 observações foram colocadas em uma apostila, acesse ou faça o Download da mesma clicando abaixo.

Auxílio para a página 27 da apostila referente ao WORD 2007

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Informática - Palavras




Algumas palavras são colocadas para nós, usuários de computadores, diariamente. Algumas chegam a surgir como novas, é o caso da palavra spam.

É difícil encontrar quem se utilize do correio eletrônico hoje em dia que já não tenha ouvido falar em spam, ou pior ainda, não seja uma de suas vítimas diárias. Se você é um dos felizardos que nunca foi apresentado ao spam, saiba que este é o termo pelo qual é comumente conhecido o envio, a uma grande quantidade de pessoas de uma vez, de mensagens eletrônicas, geralmente com cunho publicitário, mas não exclusivamente.

Quando envio um arquivo para alguém, através de um E-mail, faço um upload do arquivo para meu provedor de E-mail, ou seja, faço uma cópia do arquivo para meu provedor de E-mail (Yahoo, Hotmail, Gmail, Ig, Click21 e etc...) para que ele chegue ao destinatário do e-mail. No momento do recebimento do e-mail, quando existe um anexo (geralmente indicado por meio de um grampo de papel) temos que realizar o download do arquivo para podermos visualizarmos em nosso computador.

Muitas vezes nos deparamos com o vírus de computador, que nada mais é do que um software, ou programa de computador com finalidades diversas. Enquanto você lê esse texto, alguém no mundo está desenvolvendo ou aperfeiçoando alguma espécie de software que pode danificar seus dados ou retirar-lhe informações. Nenhum antivírus é 100% eficaz, logo pode não agir sobre determinados vírus, podemos concluir que o melhor atinvírus seja o nosso cuidado com memórias auxiliares, como o Pendrive por exemplo.

Quando utilizamos uma rede privada, interna a uma organização e que utiliza tecnologia Web temos uma Intranet. Podemos citar como exemplo o momento da compra de uma passagem de ônibus em uma empresa, quando observamos a tela do monitor vemos um ambiente similar a internet, mas que somente os usuários da empresa possuem acesso por ser pertinente somente a empresa, ou privativo para a empresa.

A criptografia veio como método para que informações sejam modificadas tornando-se inelegíveis a estranhos. Essa técnica é antiga, foi utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, onde havia a comunicação criptografada entre bases militares, para que adversários não colhessem informações. Hoje podemos identificar a criptografia no uso em vários segmentos, como em comunicação bancária por exemplo.

A palavra protocolo está muito relacionada a Redes de Computadores, quando realizamos a transferencia de arquivos entre um computador e outro, utilizamos FTP (File Transmission Protocol) que é um definidor de regras para a ação da transmissão de arquivos. Outros definidores de regras (protocolos) existem como o Dns, Pop, TcpIp e etc. Cada um com uma finalidade diferente.

Muitas vezes temos um arquivo e desejamos diminuí-lo por ser grande demais, utilizamos software para esse objetivo como o WinRar ou WinZip. Quando está compactado, precisamos descompactá-lo para podermos utilizá-lo.

Um arquivo PDF é um texto para leitura somente, onde não podemos modifica-lo. Geramos esses textos em programas como o PdfCreator, dentre outros. Para lermos esses textos existem também softwares como o Foxit Reader e o Adobe Read.

Outras muitas palavras existem, em outro momento as veremos.


Algumas perguntas sobre o texto como atividade, responda como comentário:

1) O que significa a palavra protocolo no contexto acima?
2) O que é Spam?
3) Qual a diferença entre Download e Upload?
4) O que é e quando utilizamos a criptografia?
5) Qual a diferença entre Internet e Intranet?
6) Para que serve um arquivo no formato PDF?
7) Por qual motivo compactamos um arquivo?
8) Como acessar um texto em PDF?
9) Como transformar um texto em um arquivo PDF?
10) Pesquise e descreva o que é software Livre, cite exemplos?
11) Para que serve o protocolo FTP?

Internet 1




A internet surgiu como um meio alternativo de comunicação entre as bases americanas durante a guerra fria, em um período onde o mundo estava polarizado entre os Estados Unidos (E.U.A) e a União das Republicas Socialistas Soviéticas (U.R.S.S) durante o tenso período da Guerra Fria.

Após a guerra fria, os Norte Americanos direcionaram esse novo meio de comunicação para integrar as Universidades e Centros de pesquisas mundo a fora. Lembro que em 1995 tive o contato pela primeira vez na Universidade Federal do Pará com a Internet. Naquela época quase nada de interatividade existia na grande Rede (Internet) para as pessoas que as utilizavam, era tudo textual, muitos comandos, um mundo restrito, hoje no ato de um clicar do mouse podemos ativar inúmeros eventos.

Por falar em interatividade, ouvimos falar em navegadores, Browsers, Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Netscape. Esses nomes difíceis são produtos da indústria de Software (Programas de computadores) utilizados para facilitar nossa vida, são produtos que servem para o acesso ao conteúdo contido na grande rede.

A grande Rede composta de inúmeros servidores espalhados pelo mundo, localizados em vários países como no Brasil (.br), França (.fr), Itália (.it), Argentina (.ar) com os conteúdos que precisamos.

Outra questão interessante, é a forma como encontramos esses conteúdos, através de sites de busca como o google (http://www.google.com.br), altavista (http://www.altavista.com.br), aonde (http://www.aonde.com.br) . Nesses Sites de Busca podemos informar palavras chaves. O buscador (site de busca) irá fazer uma pesquisa e mostrará todos os sites que contenham as palavras chaves, lembrando que essas palavras são aquelas relevantes no contexto da busca a ser feita na internet, sendo um importante recurso quando desconhecemos o endereço de determinada página a ser acessada.

A sigla www significa "World Wide Web", em português, rede de alcance mundial "O largo mundo da Web". A sigla www é a mais utilizada para nomear servidores de páginas da web de todo o mundo.

Quando você digita www, seguido do ponto e o restante do endereço na barra de endereço do browser significa o nome do servidor da web a quem você deseja se conectar. O World Wide Web foi inventado em 1990, pelo inglês Timothy John Berners-Lee.

O ponto com (.com), ponto edu (educação), ponto mil (militar) descrevem se o site é para fins comerciais, educacionais, militares e outros ...

E para encerrar, existem várias formas de comunicação física entre computadores como cabo, ou via rádio freqüência. Hoje utilizamos com muita freqüência a internet sem fio, mas seu surgimento data de 1970 quando um pesquisador da University of Hawai (Universidade do Havaí) chamado Norman Abramson, juntamente com outros, estava criando uma solução para interligar computadores de ilhas remotas ao computador central na ilha de Honolulu. Porém, como lançar cabos pelo oceano era inviável, optou-se pela utilização de rádios de ondas curtas, esta rede que foi criada se chamava ALOHANET e nela, os usuários das ilhas remotas usavam uma freqüência de rádio para enviar pacotes (informações) para o computador principal e outra freqüência de rádio para receber os pacotes do computador principal.

ATIVIDADE:

1- O texto faz referência a comunicação física entre computadores, o que você compreendeu sobre isso?
2- O que são sites de busca? Cite alguns
3- O que foi a Guerra Fria?
4- Como sabemos onde determinado servidor está localizado?
5- Os sites são classificados de acordo com suas finalidades, como identificar isso em um endereço de página na Internet?
6- O que significa a palavra interatividade no contexto lido?
7- Como surgiu a Internet?