A internet é capaz de transmitir informações através de várias formas. Podemos ter informações apenas clicando em uma palavra ou imagem e sermos direcionados para uma outra página, ouvir um som ou para vermos um vídeo. O hiperlink norteia as informações a serem atingidas ligando vários pontos das páginas presentes na grande teia (Internet).
O hipertexto corresponde ao desvio para outra área textual diante do clique em uma palavra ou seqüência de palavras em evidencia. Todas as informações colocadas na internet estão baseadas em uma linguagem de programação chamada de Html.
O Html é o acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. É uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web, os documentos HTML podem ser interpretados por browsers tendo a tecnologia como fruto do “casamento” dos padrões HyTime e SGML.
Nós, contidos no segmento tecnológico, sempre devemos ter a cultura da pesquisa. O texto faz referencia a hipermídia e sobre SGML, pesquise e comente sobre essas duas referencias citadas no texto.
Temos abaixo uma abordagem retirada da páginahttp://mlonlinegeneration.wordpress.com/2006/11/24/internet-ja-e-a-segunda-midia-de-massa-do-brasil/ Solicito que faça uma reflexão sobre a Internet como mídia e a exclusão digital. Poste como comentário o seu feedback.
Internet já é a segunda mídia de massa do Brasil
À frente da TV por assinatura (13 milhões de pessoas), jornais (3,1 milhões) e revistas (13 milhões), a internet ainda não é dona da maior fatia do bolo publicitário. A rede, apesar de seus mais de 32 milhões de usuários detêm apenas 1,9% da receita publicitária brasileira (versus 5,5% nos EUA e 10,5% na Inglaterra), de acordo com dados do primeiro semestre do Projeto Intermeios e danotícia de Ralphe Malzoni Jr. do IDGNow.
Talvez a explicação para tão pouca atenção dos anunciantes em relação à web esteja vinculada às agências de publicidade. Tais agências lucram muito mais ao colocar um anunciante no horário nobre da TV ou nas páginas consagradas de uma revista ou jornal de grande circulação do que na internet. Em minha opinião, esta postura está com os dias contados.
Como segunda mídia de massa no país e com expectativas de dobrar o acesso dos municípios à grande rede (segundo informações do Ministro das Comunicações Hélio Costa), o cenário dos investimentos publicitários dos grandes anunciantes tende a meu ver, ao menos, equilibrar-se com outros meios.
Alguns aspectos que valem ser comentados sobre a internet é que, muito embora ela possa ter a penetração de uma mídia de massa (e isso significa atingir milhões de usuários), a rede conserva também características de mídia dirigida. Isto é, capacidade de direcionamento de mensagens a públicos específicos, segmentação da audiência, mensuração e retorno concentrados em nichos de público e linguagem adaptável a cada segmento a que se dirige.
Com mais pessoas sendo incluídas na rede, mais acesso à banda larga, melhoria das métricas de medição das audiências online e criação de formas diferenciadas de exposição, os portais da web (e com o MercadoLivre, que é o sétimo endereço mais visitado da internet, segundo dados da comScore Media Metrix, não será diferente) tenderão a atrair mais verba de publicidade.
Um projeto interessante liderado pelo Ministério das Comunicações será trabalhado, por sua vez, para minimizar a exclusão digital e trazer à rede cada vez mais brasileiros. Municípios de todo o país terão acesso à web por meio de telecentros ou serviços de atendimento ao cidadão.
Evolução da rede, das métricas de mensuração, mais internautas, maior acesso à banda larga…quem sabe em menos de uma década a internet não supere a principal mídia de massa do país?
Apesar do que a internet tenha uma quantidade muito grande de usuários ainda existem duas vertentes a debater, a publicidade em midia de internet e a exclusão digital. Em questão de usuários está sim havendo uma popularização da internet, acessos cada vez maiores a redes sociais, que é o que na minha opnião, chama muito mais atenção do usuário mais humilde do que pra outros fins como trabalho e noticias por exemplo.
ResponderExcluirTendo isso em vista a publicidade brasileira apela para uma quantidade de anuncios cada vez maiores pela grande rede, apesar de que na televisão ainda obtido o maior publico e assim o maior lucro, o investimento é alto em propaganda pela internet, visando atingir a todos os publicos, mas mesmo assim nem todos veem essa propaganda, pessoas que não tem acesso à internet sendo por falta de equipamento ou até pela falta de conhecimento acabam, mesmo que "sem querer", tendo que assistir ao comercial durante a programação televisiva. "Não adianta lançar produto pro pobre pela internet se o pobre não puder ver no computador"
Internet é uma mídia que esta em constante crescimento e sempre se reinventar. A Internet molda seus próprios contornos e suas próprias regras, como nenhuma outra mídia.
ResponderExcluirSomente considerando os dois maiores portais mundiais, a Microsoft e o Google, os números passam de 1,5 Bilhão de acessos por ano. Só no Brasil já existem mais de 25 milhões de Internautas.
Além disso, com a entrada da TV Digital possibilitará a criação de um novo meio de acesso a Internet, antes restrita somente aos computadores, permitindo a navegação a partir da sala de estar de qualquer residência com televisão. Tudo isso mostra a importância da Internet como mídia.
A exclusão digital se diz respeito às conseqüências sociais, econômicas e culturais da distribuição desigual do acesso a computadores e Internet. Embora pertença ao mesmo grupo de produtos de tecnologia avançada, até porque compartilhar a mesma infraestrutura. É parte da família de produtos que podem ser utilizados por pessoas tecnicamente sem nenhuma escolaridade, enquanto os computadores e a Internet exigem um grau mínimo de instrução. Mas com a evolução do sistema de telefonia, vendo pela perspectiva do celular, pode-se considerar este termo ultrapassado, pois hoje a internet está até mesmo dentro de um celular qualquer podendo visualizar emails e mensagens instantâneas, criando uma margem ainda maior de exclusão para aqueles que não sabem utilizar a Internet e tão pouco os diversos recursos em um aparelho móvel.
A internet não é para todos ainda, mas já abrange a grande maioria da população de todos os Países, como um parte considerável da população mundial vive em miséria e não tem o pão de cada dia em alguns momentos, quem dirá o para o acesso a internet até mesmo em um cyber café ou uma lan house. A internet pode ser considerada sim como um "sinal" de exclusão social, mas na verdade não é bem ela, e sim as condições financeiras de algumas familías, assim como a sua instrução didatica, e até mesmo o medo da tecnologia, por esses motivos acontece a exclusão digital.
ResponderExcluirPara aqueles que tem acesso a internet, sendo de um computador, celular, ou o dispositivo que seja, a internet está cheia de anuncios, mas nem sempre os internautas estão prestando atenção nestes. Ela ainda caminha para ser considerada uma segunda Mídia, pois não é so pelo fatode não ser tão lucrativa assim, como também pelo proprio habito dos usuários de ao se precaverem de virus não quererem acessar esses anuncios que em alguns casos acabam infectdando o computador. A internet é e tem um ótimo aliado para se tornar a maior Mídia de massa, que é a instantaneidade com que os dados e informações são atualizados. É ótimo ler as noticias na integra, ver elas acabando de acontecer com segundos de atrasos. Sem internet, hoje, tá dificil de viver, como seria? seria como antigamente ou pior por falta de costume?
Uma das maiores fontes de conhecimento no mundo à internet ainda é pouco utilizada como meio de comunicação, no que diz respeito à possibilidade de fazer negócios. Muitas empresas ainda preferem expor seus produtos através de anúncios na TV, nas revistas e jornais. Devido sua maior presença nos lares brasileiros. Especialmente durante o horário nobre da televisão.
ResponderExcluirA cada dia mais pessoas ganham acesso a grande rede mundial com os investimentos do governo para ampliar a banda larga no país e com a disponibilidade de adquirir acesso à internet com preços populares, mas por outro lado a exclusão digital continua grande devido à grande carga de impostos embutidos nos computadores que são disponíveis para a venda a população. Por um lado o governo amplia a “rede”, mas por outro lado o próprio governo não facilita a compra para essa migração que é inevitável.
tudo bem q a internet possa vim a ser futramente o maior veiculo de propaganda,mais falemos francamente isso para nós se torna uma visao futuristica pois sao poucos de nos que temos acesso a rede,oras se ja dificil hoje em dia ter um computador, é preciso um grande esforço prara compra-lo imagina ter internet de qualidade que possa vim a atender a toda uma população ou ate mesmo o país. podemos ate um dioa chegar lá mais concerteza vai demorar muito pra isso acontecer.Bem mais mesmo assim iremos continuar na esperança de que um dia todos possam ter acesso a internet e assim ajudar esse veiculo de informação a dá uma lavancada nos negocios.
ResponderExcluirAcesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
ResponderExcluirA inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação. A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência. Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento.
Dois novos conceitos são incorporados as políticas de inclusão digital: a acessibilidade de todos neste caso, não somente a população deficiente; e a competência de uso das tecnologias na sociedade da informa.
A internet hoje em dia se torno um meio mais facil e rapido para a cominicação e a propaganda de produtos depois da Tv; ela ja se torno a segunda midia mais acessada do mundo pois ela e um metodo bem mais facil de navegação; hoje em dia você ja pode ter acesso a compras pela internet o MercadoLivre, que é o sétimo endereço mais visitado da internet;ja existe um projeto que o Ministerio das Comunicações esta trabalhandu para trazer para minimizar a exclusão digital e trazer à rede cada vez mais brasileiros. Municípios de todo o país terão acesso à web por meio de telecentros ou serviços de atendimento ao cidadão.
ResponderExcluirTÉC.EM INFORMÁTICA
ResponderExcluirAluno: Lucenildo Nunes De Jesus
Turma: noite Nº 05 TIN1B
A internet como nós sabemos ela surgiu nos anos 60, no período da guerra fria quando o Departamento de defesa Americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas que não fossem destruídas em um único servidor. Então anos se passaram e a internet é a segunda mídia de massa do Brasil e não para de crescer e se reinventar.
Ela no entanto, se tornou uma das ferramentas mais importantes no cotidiano do ser humano,facilitando sua vida. Através dela, adquirimos muitas informações sobre: saúde, educação, religião, esporte, cultura e entre outros. Além disso, podemos tirar todas as dúvidas e resolver os problemas sem sair de casa.
Porém, ainda que a internet seja a segunda mídia de massa do Brasil, as comunidades carentes, as mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídos digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia. E de acordo com uma pesquisa de 2005 do IBGE, 79% dos brasileiros nunca acessaram a internet.Por isso, é preciso que haja mais Políticas de inclusão digital, para que todos possam usufruir e melhorar as suas condições de vida.
Como média a internet não deixa a desejar, podendo realizar diversas atividades, pesquisa qualquer assunto, assistir vídeos, escutar qualquer tipo de áudio, a internet é quase perfeita.
ResponderExcluirJá em relação à exclusão digital a internet vem evoluindo constantemente, o governo investindo em projetos que farão com que mais pessoas possam tem acesso a rede fará com que a internet seja a principal mídia de massa.
Bom simplesmente a internet, nos levou para outro mundo da comunicação completamente so questao de tempo havera internet em todas as casas, como existe a exclusão social ira tambem existe a exclusão digital que ira afeta a vida de muita gente pois as empresas de todo mundo concerteza ira pedi informatica nos curriculos.
ResponderExcluirCom a questão de publicidade na internet ainda o meio mas viavel e a televisão e os jornais aqui no Brasil a internet e mais utilizada em sites de relacionamentos redes sociais, jogos online entre outros. A internet nos trouxe muitas comotidades podemos compra qualquer coisa pela internet sem precisa ir a loja a publicidade ira ganha espaço na internet cada vez mais a televisao ja esta na net os jornais tambem o mundo tera uma via de comunicação como neuma outra a internet nos levara a esse mundo.
Como média a internet não deixa a desejar, podendo realizar diversas atividades, pesquisa qualquer assunto, assistir vídeos, escutar qualquer tipo de áudio, a internet é quase perfeita.
ResponderExcluirJá em relação à exclusão digital a internet vem evoluindo constantemente, o governo investindo em projetos que farão com que mais pessoas possam tem acesso a rede fará com que a internet seja a principal mídia de massa do país
Melhorando na divulgação, na interação e na aprendizagem de toda a população.
A internet como mídia vem ocupando um grande espaço hoje, pois é um modo de aproximar cada vez mais as pessoas que vem através de textos, imagens, sons e vídeos também. Para criar uma interação social de compartilhamento de experiências através desse meio é muito fácil, talvez por isso a internet hoje venha sendo muito utilizada como meio de comunicação, mas não é todo mundo que tem esse acesso.
ResponderExcluirNão são todos que tem a internet como principal meio de comunicação, pois há pessoas que ainda não tem acesso a internet. Algumas cidades de menores portes ainda não recebem interne, pois não existe estabilidade para esses locais a chamada exclusão digital, porém isso em breve deve mudar, por que as dimensões da internet vêm crescendo cada vem mais e logo esses lugares também receberam esse acesso, então só vai ser preciso à adaptação da população desses lugares algo que não deverá levar muito tempo.
Moisés Marçal Gonçalves (FAT/informática tarde)
hoje, a internet esta se tornando um dos principais meios de comunicação do mundo, mas ainda sim, as pessoas nao se enteresam pelas midias que ela oferece, muitos por nao terem um conhecimento e o habito de procurar informações, propagandas e mesmo uma forma de ganho e outros por que nao sabem nem ao menos ligar um computador. A inclusão digital em nosso pais deveria ser levado mais a serio por nossas autoridades, possibilitando a educação da sociedade para os possiveis ganhos das midias, que por sua vez, so tem um retorno bom quando investe em propaganda televisiva.
ResponderExcluirA internet hoje é um dos meios utilizados no mundo todo, ela é muito abrangente não conseguimos contar as paginas que existem na internet. Embora quem tem acesso a ela ache que seja assim em todos os lugares engana-se, em vários lugares e países até mesmo no Brasil, há pessoas que se quer conhecem ou sabem os nomes dos periféricos de um computador. Isso é ruim pois atrasa essas pessoas para o mundo atual e gera desvantagens até ma educação, quem sabe aquela criança na escola onde não há computador seja uma futura técnica nessa área e não tem como utilizar, não tem condições para se construir profissionalmente.
ResponderExcluirA Internet apesar de poucos terem acesso, ela e otima mídia fonte de informações onde pode ser encontrar de tudo ela funciona principalmente como publicidade atualmente nao e a mais forte, porém ja e usada, pessoas com ate com miniblogs, encontraram na internet uma fonte de renda, ela tende a crescer mais.
ResponderExcluircomo poucos tem acesso a internet sua fonte ainda nao e tao forte quanto a TV, mas tudo isso tende a mudar, com projetos e recursos do ministério da comunicação, de levar a inclusão digital a mais municipios Brasileiros e assim levar a informação a todos.
típica dos meios de comunicação de massa é a possibilidade que apresentam de atingir simultaneamente uma vasta audiência,ou, dentro de breve periodo de tempo centenas de milhares de ouvintes, de telespectadores, de leitores. essa audiência é constituidapor menbros anônimos para a fonte ainda que a mensagem esteja dirigida especificamente para uma parcela de público. e a exclusão digital o governo devia investir em projetos para as pessoas de baixa renda que não tem condição de comprar um computador, então só vai ser preciso a adaptação da população desses lugares algo que não deverá levar muito tempo.
ResponderExcluirrealmente hoje á internet se tornou um meio de comunicação mais rápido do mundo,em qualquer lugar, podemos te acesso as informações,serve como interagir com as pessoas ,fazer pesquisas,ouvir música,gravar filmes,tudo podemos fazer na internet,mas afinal á internet é um meio de comunicação em massa.infelizmente tem muitas gente que não te acesso á internet,por falta de recursos financeiros,tem gente que não tem nem lugar para morar.
ResponderExcluirA propaganda é o grande patrocinador de qualquer tipo de mídia, porém a propaganda corre atrás de mercado consumidor abrangente e quanto mais longe for seu produto mais lucros pelos seus produtos terão, por isso acredito que a internet não será tão cedo um dos maiores procurados pela propaganda, a não ser que o país realmente mude sua postura, pois existe um mercado consumidor que não está conectado a internet, pior: não sabe nem como usar um computador. Exemplo: uma senhora que esteja interessada em comprar determinados produtos e não sabe usar o computador vai provavelmente comprar o que vê na TV ou na revista. A televisão é uma realidade em regiões onde o desenvolvimento digital não esta nem se quer em vista, por isso afirmo que para a principal mídia se tornar a internet é preciso que o país inteiro tome outra postura em relação aos seus cidadãos excluídos da era digital.
ResponderExcluira internet é amelhor ferramenta a ser usada como midia em geral, nela são usados varias empresas de comunicação, propaganda e vendas. onde se tornou mais facil de comprar, vender, estudar e procurar emprego.
ResponderExcluirhoje em dia a maioria da população não tem condições de ter acesso a internet, por isso muitos estão de fora do mercado de trabalho.
fabio tec. de informatica tarde
A internet não é para todos ainda, mas já abrange a grande maioria da população de todos os Países, como um parte considerável da população mundial vive em miséria e não tem o pão de cada dia em alguns momentos, quem dirá o para o acesso a internet até mesmo em um cyber café ou uma lan house. A internet pode ser considerada sim como um "sinal" de exclusão social, mas na verdade não é bem ela, e sim as condições financeiras de algumas familías, assim como a sua instrução didatica, e até mesmo o medo da tecnologia, por esses motivos acontece a exclusão digital.
ResponderExcluirPara aqueles que tem acesso a internet, sendo de um computador, celular, ou o dispositivo que seja, a internet está cheia de anuncios, mas nem sempre os internautas estão prestando atenção nestes. Ela ainda caminha para ser considerada uma segunda Mídia, pois não é so pelo fatode não ser tão lucrativa assim, como também pelo proprio habito dos usuários de ao se precaverem de virus não quererem acessar esses anuncios que em alguns casos acabam infectdando o computador. A internet é e tem um ótimo aliado para se tornar a maior Mídia de massa, que é a instantaneidade com que os dados e informações são atualizados. É ótimo ler as noticias na integra, ver elas acabando de acontecer com segundos de atrasos. Sem internet, hoje, tá dificil de viver, como seria? seria como antigamente ou pior por falta de costume?
Essa audiência é constituidapor menbros anônimos para a fonte ainda que a mensagem esteja dirigida especificamente para uma parcela de público.A internet nos trouxe muitas comotidades podemos compra qualquer coisa pela internet sem precisa ir a loja a publicidade ira ganha espaço na internet cada vez mais a televisao ja esta na net os jornais tambem o mundo tera uma via de comunicação como neuma outra a internet nos levara a esse mundo.
ResponderExcluirA internet é uma grande comunidade virtual que está sempre em mudanças, é atraves dela que podemos ir a qualquer lugar do mundo sem ao menos sairmos de casa. É o meio que engloba praticamente todas as faixas etarias e classes sociais. Podemos fazer diversas coisas atraves da internet, como: conversar com os amigos, baixar musicas entre outros entretenimentos. Ela é muito importante na comunicação pois podemos tratar de diversos assuntos.
ResponderExcluirA INTERNET E UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL, NO QUE DIZ RESPEITO A PUBLICIDADE JÁ QUE BOA PARTE DA POPULAÇÃO MUDIAL,SE TORNOU DEPENDENTE DESSE MEIO.POR VÁRIOS MOTIVOS.
ResponderExcluirA FACILIDADE NO ACESSO A VÁRIOS CONTEÚDOS, A SUA RAPIDEZ EM BUSCA DE ARQUIVOS ETC...
TUDO ISSO E UM PRATO CHEIO PARA A INDUSTRIA DE PROPAGANDAS,MAIS EXISTE UM PROBLEMA EM TUDO ISSO; A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTÁ EVOLUINDO MUITO RÁPIDO E A ALGUMAS CLASSES DA POPULAÇÃO NAO ESTÁ ACOMPANHANDO ESSA EVOLUÇÃO.ALGUNS POR FALTA DE INVESTIMENTOS ADEQUANDOS POR PARTE DOS NOSSOS GOVERNANTES.
]
A internet como meio de propaganda, negocios e comercios já esta sendo viável em boa parte do Brasil, o que falta realmente é uma forte estrutura para que se possa avançar cada vez mais com midias que tragam a verdade a população, educar o povo é necessário para que possamos ter uma visão mais ampla desse mundo globalizado e tecnologico em que vivemos, é preciso criar sites onde se possa baixar uma seleção de livros antigos onde não se encontra mais em livrarias, precisamos fazer da internet nosso proprio meio de comunicação onde a noticia seja o dia a dia do bairro em que moramos na cidade em vivemos.Se estourou um cano d'agua no bairro a noticia seja vinculada na internet para que as autoridades competentes tomem as devidas providencias, precisamos fazer que a internet seja nossa aliada em tempo real criando sites que nos dê esse retorno ai sim faremos da tecnologia nossa aliada no combate as coisas que realmente precisamos.
ResponderExcluirA internet vem evoluindo gradativamente, e no futuro concerteza irá superar a primeira colocada, que é a tv po assinatura. Devido ao crescimento ao crescimento das tecnologias hoje é muito importante o uso da internet, é por meio dela que o cidadão faz suas pesquisas, tanto para pofissional como para estudos escolares e etc...
ResponderExcluirMas muitas pessoas estão fora desse meio não tem acesso a esse meio de comunicação, por vários motivos, como baixa renda familiar, pessoas que vivem a baixo da linha da pobreza.
Nossos governantes deveriam investir na educação digital para essas pessoas que não tem condições de pagar.Certamente o crescimento educacional iria evoluir consideravelmente.
A internet e uma imensa rede que se estende por todo o mundo. A melhor demonstração real do que é uma auto-estrada da informação. Os meios de ligação dos computadores são variados, indo desde radio,linhas telefônicas, etc. que hoje tem dezenas de milhões de utilizadores que acham indispensável a internet e sempre acaba atingindo todas as classes sociais.
ResponderExcluirMesmo tendo muitos acessos ainda existe a exclusão digital por que nem todo mundo tem computadores ou pode freqüentar o ciber isso o governo criou um projeto para tentar levar a informática para todos criando vários info-centros em municípios de todo o pais para assim terem acesso a internet por meio dos info-centros para assim evoluir ainda mais o conhecimento das pessoas quem sabe daqui a um tempo todos possam ter livre acesso.