Algumas palavras são colocadas para nós, usuários de computadores, diariamente. Algumas chegam a surgir como novas, é o caso da palavra spam.
É difícil encontrar quem se utilize do correio eletrônico hoje em dia que já não tenha ouvido falar em spam, ou pior ainda, não seja uma de suas vítimas diárias. Se você é um dos felizardos que nunca foi apresentado ao spam, saiba que este é o termo pelo qual é comumente conhecido o envio, a uma grande quantidade de pessoas de uma vez, de mensagens eletrônicas, geralmente com cunho publicitário, mas não exclusivamente.
Quando envio um arquivo para alguém, através de um E-mail, faço um upload do arquivo para meu provedor de E-mail, ou seja, faço uma cópia do arquivo para meu provedor de E-mail (Yahoo, Hotmail, Gmail, Ig, Click21 e etc...) para que ele chegue ao destinatário do e-mail. No momento do recebimento do e-mail, quando existe um anexo (geralmente indicado por meio de um grampo de papel) temos que realizar o download do arquivo para podermos visualizarmos em nosso computador.
Muitas vezes nos deparamos com o vírus de computador, que nada mais é do que um software, ou programa de computador com finalidades diversas. Enquanto você lê esse texto, alguém no mundo está desenvolvendo ou aperfeiçoando alguma espécie de software que pode danificar seus dados ou retirar-lhe informações. Nenhum antivírus é 100% eficaz, logo pode não agir sobre determinados vírus, podemos concluir que o melhor atinvírus seja o nosso cuidado com memórias auxiliares, como o Pendrive por exemplo.
Quando utilizamos uma rede privada, interna a uma organização e que utiliza tecnologia Web temos uma Intranet. Podemos citar como exemplo o momento da compra de uma passagem de ônibus em uma empresa, quando observamos a tela do monitor vemos um ambiente similar a internet, mas que somente os usuários da empresa possuem acesso por ser pertinente somente a empresa, ou privativo para a empresa.
A criptografia veio como método para que informações sejam modificadas tornando-se inelegíveis a estranhos. Essa técnica é antiga, foi utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, onde havia a comunicação criptografada entre bases militares, para que adversários não colhessem informações. Hoje podemos identificar a criptografia no uso em vários segmentos, como em comunicação bancária por exemplo.
A palavra protocolo está muito relacionada a Redes de Computadores, quando realizamos a transferencia de arquivos entre um computador e outro, utilizamos FTP (File Transmission Protocol) que é um definidor de regras para a ação da transmissão de arquivos. Outros definidores de regras (protocolos) existem como o Dns, Pop, TcpIp e etc. Cada um com uma finalidade diferente.
Muitas vezes temos um arquivo e desejamos diminuí-lo por ser grande demais, utilizamos software para esse objetivo como o WinRar ou WinZip. Quando está compactado, precisamos descompactá-lo para podermos utilizá-lo.
Um arquivo PDF é um texto para leitura somente, onde não podemos modifica-lo. Geramos esses textos em programas como o PdfCreator, dentre outros. Para lermos esses textos existem também softwares como o Foxit Reader e o Adobe Read.
Outras muitas palavras existem, em outro momento as veremos.
Algumas perguntas sobre o texto como atividade, responda como comentário:
1) O que significa a palavra protocolo no contexto acima?
2) O que é Spam?
3) Qual a diferença entre Download e Upload?
4) O que é e quando utilizamos a criptografia?
5) Qual a diferença entre Internet e Intranet?
6) Para que serve um arquivo no formato PDF?
7) Por qual motivo compactamos um arquivo?
8) Como acessar um texto em PDF?
9) Como transformar um texto em um arquivo PDF?
10) Pesquise e descreva o que é software Livre, cite exemplos?
11) Para que serve o protocolo FTP?
01)Qual a classificação de usuários finais que utilizam um Sgdb? Explique suas diferenças com suas palavras
ResponderExcluirR=Usuários Finais: existem profissionais que precisam ter acesso à base dedados para consultar, modificar e gerar relatórios. Existem algumas categorias de usuários finais: os usuários ocasionais, que ocasionalmente fazem acesso à base de dados, mas eles podem necessitar de diferentes informações a cada vez que fazem acesso;e os usuários comuns: estes usuários realizam operações padrões de consultas e atualizações, chamadas TRANSAÇÕES PERMITIDAS , que foram cuidadosamente programadas e testadas. Estes usuários constantemente realizam recuperações e modificações na base de dados.
02) Qual a diferença entre os programadores e os Analistas de Sistemas no mundo dos Sistemas gerenciadores de Banco de dados?
R=os analistas de sistemas determinam os requisitos de usuários finais, especialmente dos usuários comuns, e desenvolvem especificações das transações para atender a estes requisitos; Já os programadores de aplicações implementam estas especificações produzindo programas e, então, testam, depuram, documentam e mantêm estes programas.
03)Qual o objetivo dos projetistas da Base de Dados?
R=Os projetistas de base de dados têm a responsabilidade de identificar os dados a serem armazenados na Base de Dados e escolher estruturas apropriadas para representar e armazenar tais dados. Estas tarefas são geralmente executadas antes que a base de dados seja utilizada. É responsabilidade destes projetistas obter os requisitos necessários dos futuros usuários da base.
04)Quem é o profissional responsável em Monitorar o uso e dar acesso a Base de Dados?
R= A administração dos recursos do banco de dados é de responsabilidade do DBA (“Database Administrator ”).
05) Qual a diferença entre um SGDB e um Banco de Dados?
R=Um banco de dados (BD) é um conjunto de dados integrados reunidos com o intuito de suportar o funcionamento de sistemas de informação.
Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é um software de caráter geral para a manipulação eficiente de grandes coleções de informações estruturadas e armazenadas de uma forma consistente e integrada.
06) Defina um SGDB
R= É um software desenvolvido especificamente para o gerenciamento de grandes volumes de informações. Seu objetivo principal reside na superação de problemas comuns aos sistemas de arquivos tradicionais.
07) O que é inconsistência de dados?
R=A inconsistência pode surgir pela alteração em alguns arquivos e em outros não, ou em todos os arquivos, porém, de maneira independente.
08)Com os Sgdb’s houve a superação do compartilhamento dos dados, explique que problema seria esse?
R= Sistemas multiusuários devem fornecer controle de concorrência para assegurar que atualizações simultâneas resultem em modificações corretas. Utilizando um SGBD, um outro mecanismo que permite a noção de compartilhamento de dados em é a facilidade de definir visões de usuário, que é usada para especificar a porção da base de dados que é de interesse para um grupo particular de usuários.
09)Qual o motivo de um Sgdb ter que ser flexível?
R=mudanças na estrutura de uma base de dados podem ser necessárias devido a mudanças nos requisitos. Por exemplo, um novo grupo de usuários pode surgir com necessidade de informações adicionais, ainda não disponíveis na base de dados. Alguns SGBD’s permitem que tais mudanças na estrutura da base de dados sejam realizadas sem afetar a maioria dos programas de aplicações existentes.
10)Pesquise e com suas palavras explique o conceito de Integridade e consistência de dados.
R=Restrições de integridade são usados para garantir a exatidão e a consistência dos dados em um Banco de dados relacional. Ou seja garantir que dados representem assertivamente a realidade modelada. A integridade dos dados é tratada nas bases de dados através do conceito de integridade relacional e é garantida pelo próprio SGDB.
NATÁLIA CORRÊA DA SILVA