Algumas palavras são colocadas para nós, usuários de computadores, diariamente. Algumas chegam a surgir como novas, é o caso da palavra spam.
É difícil encontrar quem se utilize do correio eletrônico hoje em dia que já não tenha ouvido falar em spam, ou pior ainda, não seja uma de suas vítimas diárias. Se você é um dos felizardos que nunca foi apresentado ao spam, saiba que este é o termo pelo qual é comumente conhecido o envio, a uma grande quantidade de pessoas de uma vez, de mensagens eletrônicas, geralmente com cunho publicitário, mas não exclusivamente.
Quando envio um arquivo para alguém, através de um E-mail, faço um upload do arquivo para meu provedor de E-mail, ou seja, faço uma cópia do arquivo para meu provedor de E-mail (Yahoo, Hotmail, Gmail, Ig, Click21 e etc...) para que ele chegue ao destinatário do e-mail. No momento do recebimento do e-mail, quando existe um anexo (geralmente indicado por meio de um grampo de papel) temos que realizar o download do arquivo para podermos visualizarmos em nosso computador.
Muitas vezes nos deparamos com o vírus de computador, que nada mais é do que um software, ou programa de computador com finalidades diversas. Enquanto você lê esse texto, alguém no mundo está desenvolvendo ou aperfeiçoando alguma espécie de software que pode danificar seus dados ou retirar-lhe informações. Nenhum antivírus é 100% eficaz, logo pode não agir sobre determinados vírus, podemos concluir que o melhor atinvírus seja o nosso cuidado com memórias auxiliares, como o Pendrive por exemplo.
Quando utilizamos uma rede privada, interna a uma organização e que utiliza tecnologia Web temos uma Intranet. Podemos citar como exemplo o momento da compra de uma passagem de ônibus em uma empresa, quando observamos a tela do monitor vemos um ambiente similar a internet, mas que somente os usuários da empresa possuem acesso por ser pertinente somente a empresa, ou privativo para a empresa.
A criptografia veio como método para que informações sejam modificadas tornando-se inelegíveis a estranhos. Essa técnica é antiga, foi utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, onde havia a comunicação criptografada entre bases militares, para que adversários não colhessem informações. Hoje podemos identificar a criptografia no uso em vários segmentos, como em comunicação bancária por exemplo.
A palavra protocolo está muito relacionada a Redes de Computadores, quando realizamos a transferencia de arquivos entre um computador e outro, utilizamos FTP (File Transmission Protocol) que é um definidor de regras para a ação da transmissão de arquivos. Outros definidores de regras (protocolos) existem como o Dns, Pop, TcpIp e etc. Cada um com uma finalidade diferente.
Muitas vezes temos um arquivo e desejamos diminuí-lo por ser grande demais, utilizamos software para esse objetivo como o WinRar ou WinZip. Quando está compactado, precisamos descompactá-lo para podermos utilizá-lo.
Um arquivo PDF é um texto para leitura somente, onde não podemos modifica-lo. Geramos esses textos em programas como o PdfCreator, dentre outros. Para lermos esses textos existem também softwares como o Foxit Reader e o Adobe Read.
Outras muitas palavras existem, em outro momento as veremos.
Algumas perguntas sobre o texto como atividade, responda como comentário:
1) O que significa a palavra protocolo no contexto acima?
2) O que é Spam?
3) Qual a diferença entre Download e Upload?
4) O que é e quando utilizamos a criptografia?
5) Qual a diferença entre Internet e Intranet?
6) Para que serve um arquivo no formato PDF?
7) Por qual motivo compactamos um arquivo?
8) Como acessar um texto em PDF?
9) Como transformar um texto em um arquivo PDF?
10) Pesquise e descreva o que é software Livre, cite exemplos?
11) Para que serve o protocolo FTP?
Um forte abraço e até a próxima!