Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Software Livre




Muito temos escutado sobre software Livre, perguntas como:

1- O que é a Free Software Foundation ?
2- Quem é Richard Stallman?
3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
4- O que é Software de Código Aberto?
5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
6- O que é Software Livre?
7- O que é Software Proprietário?
8- O que é o Linux?

Vamos ler o texto que está no site: http://br-linux.org/faq-softwarelivre/ interpretá-lo e responder as perguntas como comentário, não esquecendo seu nome e turma!


Felicidades e até a Próxima!!!!

27 comentários:

  1. marcieltrindade tse 2010 sub sequente

    1- O que é a Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores
    2- Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.
    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e ética. É neste aspecto que o movimento de software livre (encabeçado pela FSF) se distingue do movimento de código aberto (encabeçado pela OSI), que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial
    4- O que é Software de Código Aberto?
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação
    5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre

    6- O que é Software Livre?
    é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
    7- O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

    8- O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  2. Júlio Albert / Raissa Cristina Comércio - Integrado - Manhã2 de dezembro de 2010 às 08:29

    1) É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas.

    2) É um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.

    3) A diferença entre as duas reside essencialmente na sua apresentação. Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo "Código Aberto" sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas.

    4) Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)".

    5) Sistemas operacionais: GNU/Hurd, GNU/Linux, BSDs, OpenSolaris.

    6) É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

    7) É aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor.

    8) O termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux.

    ResponderExcluir
  3. Larissa Lourenço de Oliveira - comércio-integrado,manhã2 de dezembro de 2010 às 08:33

    1;Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre


    2. Quem é Richard Stallman?
    frequentemente abreviado para "rms" (Manhattan, 16 de março de 1953) é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.

    3. Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian,

    4. O que é Software de Código Aberto?
    Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)".


    5. Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
    • Navegadores Web: Firefox,Konqueror.
    • Pacote de escritório: OpenOffice.org.
    • Processadores de texto: OpenOffice.org Writer, KWord e AbiWord.

    6. O que é Software Livre?
    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições

    7. O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

    8. Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  4. Andrey Araújo / Integrado/comércio/manhã2 de dezembro de 2010 às 08:43

    1- O que é a Free Software Foundation ?
    R:é uma organização sem fins lucrativos com uma missão global de promover a liberdade de usuários de computadores e de defender os direitos de todos os usuários de software livre.

    2- Quem é Richard Stallman?
    R:Richard Stallman foi quem deu início ao Projeto GNU e, posteriormente, à Free Software Foundation.

    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    R: pode-se dizer que se um determinado software é livre, ele também é de código aberto, e vice-versa. A diferença prática entre as duas entidades está em seus objetivos, filosofia e modo de agir, e não nos softwares ou licenças.

    4- O que é Software de Código Aberto?
    R: Ao contrário do que muitos pensam, Código Aberto não quer dizer simplesmente ter acesso ao código-fonte dos softwares e não necessariamente acompanhado das “4 liberdades” do software livre.

    5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
    R:
    Apache - servidor web
    Firefox - navegador web
    MySQL - Banco de dados relacionais

    6- O que é Software Livre?
    é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.

    7- O que é Software Proprietário?
    R:é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor.

    8- O que é o Linux?
    R: é um software livre, quem tem o código licenciado pela GLP para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  5. Rafael Chagas Ribeiro - Comercio Integrado Manhã2 de dezembro de 2010 às 08:43

    1-Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre


    2. Quem é Richard Stallman?
    frequentemente abreviado para "rms" (Manhattan, 16 de março de 1953) é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.

    3. Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian,

    4. O que é Software de Código Aberto?
    Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)".


    5. Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
    • Navegadores Web: Firefox,Konqueror.
    • Pacote de escritório: OpenOffice.org.
    • Processadores de texto: OpenOffice.org Writer, KWord e AbiWord.

    6. O que é Software Livre?
    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições

    7. O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

    8. Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
    2 de dezembro de 2010 08:33

    ResponderExcluir
  6. Keyson moraes, michel douglas2 de dezembro de 2010 às 08:48

    1°R:é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição

    2°R:Richard Stallman é um famosfamoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU,

    3°R:Software livre
    um grupo de personalidades da comunidade e do mercado que gravita em torno do software livre,

    e código aberto para se referir aos softwares livres, e tem uma postura voltada ao pragamatismo visando à adoçãodo software de código aberto.

    4°R:Ao contrário do que muitos pensam, Código Aberto não quer dizer simplesmente ter acesso ao código-fonte dos softwares e não necessariamente acompanhado das “4 liberdades” do software livre.

    5°R:Apache - servidor web
    Firefox - navegador web
    MySQL - Banco de dados relacionais

    6°R:Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições

    7°R:Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre

    8°R:é um software livre, quem tem o código licenciado pela GLP para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  7. allan m. comercio integrado manhã2 de dezembro de 2010 às 08:57

    1- O que é a Free Software Foundation?
    Um software que tem liberdade para copias,distribuição,mudanças conforme a necessidade,é livre.

    2- Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre").
    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    a diferença entre os movimentos "Software Livre" e "Código Aberto" está apenas na argumentação em prol dos mesmos softwares, é comum que esses grupos se unam em diversas situações ou que sejam citados de uma forma agregadora através da sigla "FLOSS" (Free/Libre and Open Source Software).
    4- O que é Software de Código Aberto?
    o termo "Código Aberto" sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas. Esta nomenclatura e discurso foram cunhados por Eric Raymond e outros fundadores da OSI com o objetivo de apresentar o software livre a empresas de uma forma mais comercial evitando o discurso ético.

    5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
    GNOME,GNU, Linux.
    6- O que é Software Livre?
    Software Livre" envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade.
    7- O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    8- O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo ou sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  8. Mauro Cesar/ Thiago Alonso / COMÉRCIO MANHÃ INTEGRADO2 de dezembro de 2010 às 08:58

    1R= É uma organização sem fins lucrativos com uma missão global de promover a liberdade de usuários de computadores e de defender os direitos de todos os usuários de software livre.

    2R= É um famoso hacker, fundador do movimento free software,do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF)("Fundação para o Software Livre").

    3R= A diferença prática entre as duas entidades está em seus objetivos, filosofia e modo de agir, e não nos softwares ou licenças.

    4R= É o software que deve atender aos 10 critérios da definição de código aberto, dentre elas a Livre Redistribuição, Permissão de Trabalhos Derivados, Não Discriminação, Distribuição da Licença e outros.

    5R= Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre.
    Linux,

    6R= É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

    7R= É aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor.

    8R= Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux.

    ResponderExcluir
  9. ADRIANO CORREIA - COMERCIO INTEGRADO (MANHÃ)2 de dezembro de 2010 às 09:00

    1- O que é a Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores
    2- Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.
    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e ética. É neste aspecto que o movimento de software livre (encabeçado pela FSF) se distingue do movimento de código aberto (encabeçado pela OSI), que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial
    4- O que é Software de Código Aberto?
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação
    5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre

    6- O que é Software Livre?
    é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
    7- O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

    8- O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  10. Ic@ro quint&ll@ |comercio integrado manhã5 de dezembro de 2010 às 17:12

    1°)é um sfotware sem fins lucrativo que se pode copia e distribui sem se preocupa com o dono.

    2°)foi o criador do free software foundation(fsf) que,quer que os software sejam pra todos.

    3°) A diferença prática entre as duas entidades está em seus objetivos, filosofia e modo de agir, e não nos softwares ou licenças.

    4°) É o software que deve atender aos 10 critérios da definição de código aberto, dentre elas a Livre Redistribuição, Permissão de Trabalhos Derivados, Não Discriminação, Distribuição da Licença e outros.

    5°)Navegadores Web: Firefox,Konqueror.
    • Pacote de escritório: OpenOffice.org.
    • Processadores de texto: OpenOffice.org Writer, KWord e AbiWord.

    6°) É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

    7°)O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor.

    8°)O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Frederico Sub JK Manhã14 de dezembro de 2010 às 09:07

    1- O que é a Free Software Foundation ?
    A Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores

    2- Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.


    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    A discordância básica dos movimentos está no discurso. Enquanto o foco do movimento encabeçado pela FSF chama a atenção para valores morais, éticos, direitos e liberdade, o movimento encabeçado pela OSI defende um discurso mais agradável às empresas. Com isso, o movimento de software livre condena o uso e desenvolvimento de software proprietário, enquanto o movimento de código aberto é conivente com o desenvolvimento de software proprietário.
    As definições oficiais de software livre e de código aberto são as mesmas, porém escritas de formas distintas. A OSI define o código aberto usando a definição Debian de software livre, que é apenas um detalhamento das 4 liberdades da FSF. Desta forma todo software de código aberto é também um software livre.
    O movimento software livre não costuma tomar uma posição sobre trabalhos que não sejam softwares e suas respectivas documentações, mas alguns defensores do software livre acreditam que outros trabalhos que servem a um propósito prático também devem ser livres

    4- O que é Software de Código Aberto?
    A definição do Codigo Livre foi criada pela Open Source Iniciative (OSI) a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines (DFSG) e determina que um programa de código aberto deve garantir:
    1. Distribuição livre
    2. Código fonte
    3. Trabalhos Derivados
    4. Integridade do autor do código fonte
    5. Não discriminação contra pessoas ou grupos
    6. Não discriminação contra áreas de atuação
    7. Distribuição da Licença
    8. Licença não específica a um produto
    9. Licença não restrinja outros programas
    10. Licença neutra em relação a tecnologia

    5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
    Navegador de internet Firefox, S.O. Linux e Processador de texto OpenOffice.Org

    6- O que é Software Livre?
    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

    7- O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

    8- O que é o Linux?
    O Linux é um sistema operacional, assim como muitos outros que existem no mercado (com substanciais diferenças). Ele é um sistema derivado do Unix, sistema muito famoso pelo uso de hackers, e pelo grande suporte e robustes na parte relacionada a servidores, feito para rodar em computadores pessoais.

    ResponderExcluir
  13. Elder Thiago/Amanda Aviz/José Osvaldo
    sub.seq.informatica 2010A

    1-O que é a Free Software Foundation ?

    A Free Software Foundation é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência.
    2-Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation. Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs, o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License, a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.

    3-Qual a diferença entre software livre e código aberto?

    As definições oficiais de software livre e de código aberto são as mesmas, porém escritas de formas distintas. A OSI define o código aberto usando a definição Debian de software livre, que é apenas um detalhamento das 4 liberdades da FSF.
    Como a diferença entre os movimentos "Software Livre" e "Código Aberto" está apenas na argumentação em prol dos mesmos softwares, é comum que esses grupos se unam em diversas situações ou que sejam citados de uma forma agregadora através da sigla "FLOSS.

    4-O que é Software de Código Aberto?

    A definição do Codigo Livre foi criada pela Open Source Iniciative (OSI) a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines (DFSG) e determina que um programa de código aberto deve garantir:
    1. Distribuição livre
    2. Código fonte
    3. Trabalhos Derivados
    4. Integridade do autor do código fonte
    5. Não discriminação contra pessoas ou grupos
    6. Não discriminação contra áreas de atuação
    7. Distribuição da Licença
    8. Licença não específica a um produto
    9. Licença não restrinja outros programas
    10. Licença neutra em relação a tecnologia



    5-Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
    Navegador de internet Firefox, S.O. Linux e Processador de texto OpenOffice.Org

    6-O que é Software Livre?
    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

    7-O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.
    Alguns dos mais conhecidos softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIX, entre outros.
    8-O que é o Linux?
    O Linux é um sistema operacional, assim como muitos outros que existem no mercado (com substanciais diferenças). Ele é um sistema derivado do Unix, sistema muito famoso pelo uso de hackers, e pelo grande suporte e robustes na parte relacionada a servidores, feito para rodar em computadores pessoais.
    O Linux faz tudo o que você poderia esperar de um Unix moderno e completo. Suporta multitarefa real, memória virtual, bibliotecas dinâmicas, redes TCP/IP, nomes de arquivos com até 255 caracteres e proteção entre processos (crash protection), além de muitas outras funcionalidades que deixariam esta lista extensa demais.

    ResponderExcluir
  14. Irlane Barbosa, Marcela, William Pereira
    Sub. Informática 2010 A

    1)O que é a Free Software Foundation?
    É um movimento organizado sem fins lucrativos que se deu em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores.

    2)Quem é Richard Stallman?
    fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) Fundação para o Software Livre.

    3)Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Softwares serão considerados como livres quando estiverem sob uma licença que se qualifique como software livre conforme a definição da Free Software Foundation.
    Os códigos serão considerados abertos quando estiverem sob uma licença que se qualifique como código aberto ou seja será empregada conforme definido pela Open Source Initiative.

    4)O que é Software de Código Aberto?
    Trata-se de software que respeita as quatros liberdades definidas pela Free Software Foudation, qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto.

    5)Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre.
    OpenOffice.org, navegador web Firefox e o Linux.

    6)O que é Software Livre?
    É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

    7)O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

    8)O que é o Linux?
    Linux é um kernel híbrido monolítico é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux.

    ResponderExcluir
  15. MARCILENE DO SOCORRO DE SOUZA ARAUJO
    SECRETARIADO- SUBSEQÜENTE (TARDE)

    1ª) Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos com uma missão global de promover a liberdade de usuários de computadores e de defender os direitos de todos os usuários de software livre.

    2ª)Richard Stallman, é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre".

    3ª) A diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação. Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo "Código Aberto" sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas.

    4ª) O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação.

    5ª) Firefox - navegador web
    Linux – Sistema Operacional
    OpenOffice.org - suíte de aplicativos para escritório

    6ª) É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrições.

    7ª) Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

    8ª) Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  16. Patrick Eduardo - SUB 2010 Manhã15 de dezembro de 2010 às 08:33

    1- O que é a Free Software Foundation ?
    A Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores

    2- Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.


    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    A discordância básica dos movimentos está no discurso. Enquanto o foco do movimento encabeçado pela FSF chama a atenção para valores morais, éticos, direitos e liberdade, o movimento encabeçado pela OSI defende um discurso mais agradável às empresas. Com isso, o movimento de software livre condena o uso e desenvolvimento de software proprietário, enquanto o movimento de código aberto é conivente com o desenvolvimento de software proprietário.
    As definições oficiais de software livre e de código aberto são as mesmas, porém escritas de formas distintas. A OSI define o código aberto usando a definição Debian de software livre, que é apenas um detalhamento das 4 liberdades da FSF. Desta forma todo software de código aberto é também um software livre.
    O movimento software livre não costuma tomar uma posição sobre trabalhos que não sejam softwares e suas respectivas documentações, mas alguns defensores do software livre acreditam que outros trabalhos que servem a um propósito prático também devem ser livres

    4- O que é Software de Código Aberto?
    A definição do Codigo Livre foi criada pela Open Source Iniciative (OSI) a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines (DFSG) e determina que um programa de código aberto deve garantir:
    1. Distribuição livre
    2. Código fonte
    3. Trabalhos Derivados
    4. Integridade do autor do código fonte
    5. Não discriminação contra pessoas ou grupos
    6. Não discriminação contra áreas de atuação
    7. Distribuição da Licença
    8. Licença não específica a um produto
    9. Licença não restrinja outros programas
    10. Licença neutra em relação a tecnologia

    5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
    Navegador de internet Firefox, S.O. Linux e Processador de texto OpenOffice.Org

    6- O que é Software Livre?
    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

    7- O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

    8- O que é o Linux?
    O Linux é um sistema operacional, assim como muitos outros que existem no mercado (com substanciais diferenças). Ele é um sistema derivado do Unix, sistema muito famoso pelo uso de hackers, e pelo grande suporte e robustes na parte relacionada a servidores, feito para rodar em computadores pessoais.

    ResponderExcluir
  17. Turma:Subsequente Informática A 2010
    Alunos:Alessandro Souza Nº01
    Fabíola Gonçalves Nº09
    Layze da Silva Nº15
    Sonia Brito Nº22
    Viviane Souza Nº 24

    1)é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica a eliminação de registrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores.

    2)é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da free software foundation.

    3)é uma argumentação em prol dos mesmos software, é comum que esses grupos se unem em diversas situações ou que sejam citadas de uma forma agregadora através da sigla "FLOSS"

    4)Foi criado pela OSI (Open Source Initialive) e refere-se a software também conhecido por software livre.

    5)Compilador C GCC
    Compilador Pascal Free Pascal
    Debugger GDB

    6)É o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuido sem restrição.

    7)É aquela cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor.

    8)É o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo ou sistema operacional que utilize nucleo linux.

    ResponderExcluir
  18. Vanessa Santos, Emalael Alves, Eduardo Santos Sub.Amanhã 2010 JK.

    1). O que é a Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores

    2).Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.

    3). Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e ética. É neste aspecto que o movimento de software livre (encabeçado pela FSF) se distingue do movimento de código aberto (encabeçado pela OSI), que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial

    4). O que é Software de Código Aberto?
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação

    5).Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
    Navegador de internet Firefox, S.O. Linux e Processador de texto OpenOffice.Org

    6). O que é Software Livre?
    é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

    7).O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

    8). O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  19. rodrigo bentes,anita melo, subsequente 2010 a manha.

    1). O que é a Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores

    2).Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.
    3). Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e ética. É neste aspecto que o movimento de software livre (encabeçado pela FSF) se distingue do movimento de código aberto (encabeçado pela OSI), que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial

    4). O que é Software de Código Aberto?
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação

    5).Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre


    6). O que é Software Livre?
    é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

    7).O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

    8). O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  20. Alunos: Wagner,Wandson, David.
    turma: SUB 2010 A

    1)O que é a Free Software Foundation?
    É uma organização sem fins lucrativos com uma missão global de promover a liberdade de usários de software livres.

    2)Quem é Richard Stallman?
    Foi quem deu início em 1983 ao projeto GNU é, posteriormente fundou em 1985 a Free Software Foundation.

    3)Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    O software livre cndena e uso e desenvolvimento de software proprietário, enquanto que o software de código aberto é conivente com o desenvolvimento de software proprietário.

    4)O que é Software de Código Aberto?
    É o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.

    5)Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre.
    . Navegadores web: Firefox, Konqueror.
    . Pacote de escritório: Open Officer.org Writer Kword e Abiword.

    6)O que é Software Livre?
    é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

    7)O que é Software Proprietário?
    É chamado chamado privativo ou código fechado, e qualquer porgrama informatico no que o utente final tem limitações para usar, o modificar ou o redistribuir ( com ou sem modificações), ou cujo código fonte não está disponivel ou acesso a este se encontra restrigido por um acordo de licença, ou por tecnologia anticopia.

    8ª)O que é o Linux?
    É um sistema operacional formato pelo núcleo do sistema ou Kernel linux juntamente com as ultilidades GNU, hoje em dia hà muitas dsitribição de porgrama baseada neste sistema operativo.

    ResponderExcluir
  21. 1- O que é a Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores
    2- Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.
    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e ética. É neste aspecto que o movimento de software livre (encabeçado pela FSF) se distingue do movimento de código aberto (encabeçado pela OSI), que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial
    4- O que é Software de Código Aberto?
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação
    5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre

    6- O que é Software Livre?
    é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
    7- O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

    8- O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
    MARCELLE SIQUEIRA SEC.SUB,TARDE

    ResponderExcluir
  22. 1°) É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985, por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre cópias, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores.

    2°) Richard Stallman foi o verdadeiro pai do Software Livre, ou seja foi a pessoa fundadora da Free Software Foundation.(Fundação para o Software Livre).

    3°) A definição de Software Livre também atendem a definição de código aberto, e assim pode-se dizer que se um determinado Software é Livre, ele também é de código aberto, e vice-versa.Entre as duas entidades está em seus objetivos, a filosofia e modo de agir, e não nos Software ou licenças.

    4°) É qualquer ferramenta de Software que adota essa abordagem, e mais especificamente as ferramentas de segurança de código aberto têm as vantagens de qualidade e baixo custo quando comparadas a produtos similares proprietários.

    5°) Sistemas Operacionais - GNU/HURD,GNU/LINUX, BSDs, OPEN SOLARIS;
    Banco de Dados Relacionados – MYSQL, POSTGRES;
    Navegador Web – FIREFOX, KONQUEROR.

    6°) É um Soft que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.

    7°) Software Proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão cunhada em oposição ao conceito de software livre, normalmente, afim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário.

    8°) É ao mesmo tempo um Kernel ou Núcleo, e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que nós encontramos a referência.


    Aluna: Elenice Amador Baía
    Secretariado-subsequente-2010(tarde)

    ResponderExcluir
  23. marly f s dos santos
    subseq.secretariado2ªfase-2010-tarde
    1- O que é a Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores
    2- Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.
    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e ética. É neste aspecto que o movimento de software livre (encabeçado pela FSF) se distingue do movimento de código aberto (encabeçado pela OSI), que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial
    4- O que é Software de Código Aberto?
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação

    5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre
    R:
    Apache - servidor web
    Firefox - navegador web
    MySQL - Banco de dados relacionais
    6- O que é Software Livre?
    é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
    7- O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

    8- O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  24. DAYANNE MARIA SILVA DA SILVA
    SECRETARIADO- SUBSEQÜENTE (TARDE)

    1. Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos com uma missão global de promover a liberdade de usuários de computadores e de defender os direitos de todos os usuários de software livre.

    2. Richard Stallman, é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre".

    3. A diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação. Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" envolta de um discurso baseado em questões de éticas, direitos e liberdade,dizendo não ser ético aprisionar conhecimento científico, que deve estar sempre disponível,para assim permitir a evolução da humanidade.Já a OSI usa o termo "Código Aberto" sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas, defendendo um discurso mais agradável às empresas.

    4. O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto, a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação.

    5. Firefox - navegador web
    Linux – Sistema Operacional
    OpenOffice.org - suíte de aplicativos para escritório

    6. É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrições.

    7. Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

    8. Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir
  25. 1-É a fundação que criou o software livre ou free software e a cordenação que essa faz do software.
    2-Foi quem deu inicio a organização progete GNU e posteriormente a free software foundation.
    3-Muitos defensores do software livre argumentam que a liderdade é valiosa não só do ponto de vista tecnico,mas também sob a ótica da moral e da ética.é neste aspecto que o movimento de software encabeçado pela FSF.
    4-É para se referir aos software livres,e tem uma postura voltada ao pragmatismo visando a doação do software código aberto como uma solução viável.
    5-APACHE-servido web
    FEREFOX-navegador web
    MYSOL-banco de dados relacionados
    6-É o software que pode ser usado,copiado,estudado,modificado e redistribuido sem restrições.
    7-Software proprietario ou não livre é aquele cuja a cópia,redistribuição ou modificação são em alguma medida restrito pelo seu criador ou distribuidor a expressão foi cunhada em oposição ou conceito de software livre.
    8-É o termo geralmente usado para designar quaquer sistema operativo ou sistema operacional que utilize o núcleo linux foi desenvolvido pelo finlandes linus torvaldes inspirado no sistema minix o seu código fonte esta disponivel sob a licença GPL para quaquer pessoa que utiliza,estudar,modificar e distribuir de acordo com os temos da licença.
    ALINE JURACI VIDAL VIEIRA
    SECRETARIADO SUBSEQUENTE 2 FASE TARDE

    ResponderExcluir
  26. 1- O que é a Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores
    2- Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.
    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e ética. É neste aspecto que o movimento de software livre (encabeçado pela FSF) se distingue do movimento de código aberto (encabeçado pela OSI), que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial
    4- O que é Software de Código Aberto?
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresent5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código

    6- O que é Software Livre?
    é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
    7- O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

    8- O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.


    Maria de Nazaré B. Ferreira

    ResponderExcluir
  27. ROSELENE BARBOSA

    1- O que é a Free Software Foundation ?
    é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores
    2- Quem é Richard Stallman?
    é um famoso hacker, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation(FSF) ("Fundação para o Software Livre"). Um aclamado programador, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft.
    3- Qual a diferença entre software livre e código aberto?
    Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e ética. É neste aspecto que o movimento de software livre (encabeçado pela FSF) se distingue do movimento de código aberto (encabeçado pela OSI), que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial
    4- O que é Software de Código Aberto?
    O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação
    5- Cite 3 Exemplos de Softwares de Código Livre

    6- O que é Software Livre?
    é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
    7- O que é Software Proprietário?
    Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
    Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

    8- O que é o Linux?
    Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

    ResponderExcluir