Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Slides da Aula de Banco de Dados


Clique aqui e obtenha os Slides da Aula sobre Banco de Dados Ministrada em Augusto Correa

Planilha de Pontuação da Aula Expositiva:


Adaptação feita da planilha presente no endereço:

http://www.ifma.edu.br/images/arquivos_novo/Reitoria/PROPLAD/Edital_022014_IFMA_docente.pdf

7 comentários:

  1. Atividade 1: respostas
    Alunos: Edielson Rego Valerio(Belém), Barbara Kathellen Andrade Porfirio(Belém)

    1- É a identificação única de uma entidade em um banco de dados.
    2- Para que uma entidade esteja na terceira forma mornal é obrigado está na segunda forma normal e não possuir nem um atributo dependente de outro que não faça parte da chave primaria.
    3- São regras de normalização que visa diminuir os efeitos de redundancia e inconsistencia de dados em um banco de dados.
    4- A
    Primeira
    Forma
    Normal
    (1a
    FN
    resumidamente) é atendida quando não há
    itens repetidos dentro delas, ou seja, itens que
    possuem vários atributos embutidos em um só
    (chamados de multivalorados).
    5.
    6- A Normalização é um processo que visa diminuir os
    efeitos de pesquisas demoradas, atualizações
    longas e dispendiosas das tabelas, redundância de
    dados e exclusão de registros que contenham
    campos importantes para uma consulta específica.
    7- Ocorre quando a chave Primária é composta por mais
    de um campo. Neste caso, devemos observar se todos
    os campos que não fazem parte da chave dependem de
    todos os campos que compõem a chave.
    8- A entidade é um objeto e que o objeto possui é chamado de atributo. E um atributo simples é monovalorado e o composto é multivalorado.
    9- Uma chave candidata é um identificador único que garante que nenhuma tupla será duplicada. Uma chave pode ser composta, isto é, pode ser formada por vários atributos. Ocorrem quando em uma relação existe mais de uma combinação de atributos para a identificação única do registro.
    Já no diagrama de entidade de relacionamento, informa que o banco de dados contém dados sobre produtos e sobre tipos de produtos, para cada produtos o banco de daos armazena o código, a descrição, o preço, bem como o tipo de produto de ao qual está associado.
    10- Um registro é o conjunto de campos valorizados de uma tabela. É a unidade básica para o armazenamento e recuperaão de dados e que identifica a entrada de um único item de informação em particular numa tabela único item de informação em particular numa tabela do banco de dados.

    ResponderExcluir
  2. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA- UFRA
    LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO – POLO AUGUSTO CORRÊA
    DISCIPLINA: BANCO DE DADOS
    PROFESSOR: LUIZ CLAUDIO FERREIRA
    DISCENTE: ELVIRA SILVA DOS REMÉDIOS
    LILIANE MONTEIRO PINHEIRO
    NAIRCILENE TAVARES VIEIRA
    ROSA HELENA DE BRITO LIMA
    VIVIANI MONTEIRO PINHEIRO

    ATIVIDADE I
    1. Que é uma chave primária?
    E um atributo ou combinação de atributos que possuem a propriedade de identificar de forma única uma linha da tabela. Corresponde a um atributo determinante.
    2. Quando uma tabela esta na terceira forma normal?
    Para que uma entidade esteja na terceira forma normal (3FN) é obrigatória a situação de conformidade com a 2FN além de não possuir nenhum atributo dependente de outro que não faça parte da chave primária (dependência transitiva).
    3. O que são formas normais?
    E a criação de tabelas de banco de dados seguindo a sequencia de formas normais usando uma tabela única para servir ao banco de dados.
    4. Quando podemos assegurar que uma tabela está na primeira forma normal?
    Quando não há itens repetidos dentro dela, ou seja, itens que possuem vários atributos embutidos em um só, assim um atributo deve conter valores indivisíveis.
    5.
    6. Qual o objetivo da normalização de um banco de dados?
    Visa diminuir os efeitos de pesquisa demoradas, atualizações longas e dispendiosas das tabelas, redundância de dados e exclusão de registros que contenham campos importantes para uma consulta específica.
    7. Quando uma tabela está na segunda forma normal?
    Quando obriga que a entidade esteja em conformidade com a 1FN e que todos os seus atributos sejam totalmente independentes da chave primária composta, significando que os atributos parcialmente independentes sejam removidos e agrupados em nova entidade.
    8. Qual da diferença entre entidades e atributos? Responda ainda qual a diferença entre atributos simples e composto?
    A Entidade é um objeto que existe e é distinguível de outros objetos, tem algum significado, sobre o qual é necessário informação. Já os atributos é uma função que mapeia um conjunto de entidades num domínio e identifica, qualifica e descreve esse conjunto de entidade. Uma Entidade é representada por um conjunto de atributos.
    Atributos Simples não possui qualquer característica especial. A maioria dos Atributos serão simples. Quando um Atributo não é composto recebe um valor único, como nome, por exemplo; e não é um atributo chave, então ele será atributo simples. Já o atributo composto o seu conteúdo é formado por vários itens menores, por exemplo, endereço, seu conteúdo poderá ser dividido em vários outros atributos como: rua, numero, complemento, bairro, cep, cidade, etc.
    9. O que é uma chave candidata? Responda ainda qual a utilidade do diagrama entidade relacionamento.
    É um atributo que pode se tornar chave primaria. O diagrama facilita a comunicação entre integrantes do Diagrama, pois oferece uma linguagem comum, utilizada tanto pelo analista responsável pelos requisitos e os desenvolvedores responsáveis por implementar aquilo que foi mandado, assim, o modelo informa que o banco de dados contem dados sobre os produtos e tipos de produtos.
    10. O que são registros em uma tabela?
    Registros são os tipos de dados ou informações que a tabela deve armazenar. Cada linha representa uma relação entre os valores armazenados em diferentes colunas.

    ResponderExcluir
  3. Respostas:
    1-É um código geral de descrição do produto.

    2-Quando estiver em situação de conformidade com a 2 FN e não possuir nenhum atributo dependente de outro que não faça parte da chave primaria.

    3-São processos que visam diminuir os efeitos de pesquisa demorados, atualizações longas e dispendiosas das tabelas, redundâncias de dados e exclusão de registros que contenham campos importantes para uma consulta específica.

    4-Quando não houver itens repetidos dentro delas, ou seja, itens que possuam vários atributos embutidos em um só.
    6- Diminuir os efeitos de pesquisas demoradas, portanto permitindo assim que bancos de dados sejam alterados e criados com facilidade, desta forma seguindo a forma de normatização.
    7- Quando a chave Primária é composta por mais de um campo.
    8-Uma entidade é um objeto que existe e é distinguível dos outros objetos. Por exemplo, o número de CPF. Atributos são as características que descrevem cada entidade. Por exemplo, um cliente possui nome, endereço e telefone.

    Diferença entre atributo simples e composto:

    Atributo Simples: um único atributo define uma característica da entidade. Exemplos: nome, peso.
    Atributo Compostos: são usados vários atributos. Por exemplo, o endereço composto por rua, número, bairro, etc.
    9- É um atributo que pode se tornar chave primária. É um modelo conceitual utilizado para descrever objetos (entidades) envolvidos em um domínio de negócios, com suas características (atributos) e como eles se relacionam entre si.
    10-São as fichas que contém os dados que armazenamos.
    Equipe:Edilson Silva,Francisco Lopes,Erenaldo Correa,Cristina Câmara e Lecileide Costa.



    ResponderExcluir
  4. Disciplina: Banco de Dados
    Profº: Luis Claudio Ferreira
    Atividade 1

    EQUIPE: Alessandra Brito; Cristiane Rodrigues; Maria Elizabeth Ribeiro; Nédia Andrea Ribeiro e Raimundo Cosmo Farias

    Pesquise e responda:

    1. O que é uma chave primaria?
    R: Uma chave primária corresponde a um campo ou conjunto de campos que distingue cada registo de todos os outros registos, dado que cria um índice automático em que as referências de cada registo têm de ser sempre diferentes.

    2. Quando uma Tabela está na Terceira Forma Normal?
    R: Uma tabela está na terceira forma normal se ela estiver na 2FN e se nenhuma coluna não-chave depender de outra coluna na chave.

    3. O que são Formas Normais?

    R: São regras de normalização que se aplica sobre as tabelas de um banco de dados, para verificar se estas estão corretamente projetadas. Embora existam cinco formas normais, na prática usamos um conjunto de três Formas Normais que são importantes instrumentos para resolver antecipadamente problemas na estrutura do banco de dados. Para aplicar a normalização de dados é necessário considerar a sequência das formas normais, isto é, para aplicar a segunda forma normal, por exemplo, é necessário que seja aplicado a primeira forma normal. Da mesma forma, para aplicar a terceira forma normal é necessário que já tenha sido feita a normalização na segunda forma normal.

    4. Quando podemos assegurar que uma tabela está na Primeira Forma Normal?
    R: Uma entidade está na primeira forma normal se não tem atributos com mais de um valor, nem atributos que ocorrem mais de uma vez.

    5. Repetida na 3ª questão.

    6. Qual o objetivo da normalização de um banco de dados?

    R: Normalização é um processo de depuração de um modelo de dados que tem como objetivo reduzir sua redundância e aumentar sua estabilidade, assim como permite eliminar atributos: com mais de um valor; duplicados ou repetidos e que contém dados derivados de outros atributos.

    7. Quando uma tabela está na Segunda Forma Normal?
    R: Uma entidade está na segunda forma normal se está na primeira forma normal e todos os seus atributos não identificadores são dependentes do atributo identificador da entidade.

    8. Qual a diferença entre Entidades e Atributos? Responda ainda qual a diferença entre atributos simples e composto?
    R: A diferença é que Entidade é um objeto que existe e é distinguível de outros objetos, tem algum significado, e sobre o qual é necessário guardar informação enquanto que Atributos é uma função que mapeia um conjunto de entidades num domínio e identifica, qualifica e descreve esse conjunto de entidades. Uma entidade é representada por um conjunto de atributos.
    O atributo simples é aquele que define uma única característica da entidade Exemplos: nome, peso. Já o composto define uma informação da entidade, são usados vários atributos. Por exemplo, o endereço pode ser composto por rua, número, bairro, etc.

    9. O que é uma Chave Candidata? Responda ainda qual a utilidade do Diagrama Entidade Relacionamento.
    R: Chave Candidata – São super-chaves de tamanho mínimo, candidatas a serem chaves primárias da relação. Ou seja, atributo ou conjunto de atributos que permitem identificar de forma inequívoca qualquer dupla dessa relação. Este conjunto não pode ser reduzido sem perder qualidade.
    O Diagrama Entidade Relacionamento (Diagrama ER ou ainda DER) facilita ainda a comunicação entre os integrantes da equipe, pois oferece uma linguagem comum utilizada tanto pelo analista, responsável por levantar os requisitos, e os desenvolvedores, responsáveis por implementar aquilo que foi modelado.


    10. O que são registros em uma Tabela?
    R: Cada linha formada por uma lista ordenada de colunas representa um registro, ou tupla. Os registros não precisam conter informações em todas as colunas, podendo assumir valores nulos quando assim se fizer necessário. Resumidamente, um registro é uma instância de uma tabela, ou entidade.


    ResponderExcluir
  5. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA- UFRA
    LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO - POLO AUGUSTO CORREA
    DISCIPLINA: BANCO DE DADOS


    ADRIANA DA CONCEIÇÃO BARROS DO ROSÁRIO
    ROSEANE DO SOCORRO MONTE PALMA SANTOS
    LEONARDO MONTEIRO CORRÊA
    MANOEL JÂNIO
    WALDILENE MARINHO MORETTE
    FABIANE CHARLENE MAGALHÃES


    ATIVIDADE AVALIATIVA














    AUGUSTO CORRÊA – PA
    PESQUISE E RESPONDA:

    1 – O que é chave primária?
    É um tipo de relacionamento entre distintas tabela de dados. O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados a nível SGBD. Exemplo: o cadastro de CPF.

    2 – Quando uma tabela está na terceira forma normal?
    É obrigatória a situação de conformidade com a 2FN além de não possuir nenhum atributo dependente de outro que não faça parte da chave primária (Dependência Transitiva)

    3 – O que são formas normais?
    É o processo formal e passo a passo que examina os atributos de uma entidade com o obejtivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registro.

    4 - Quando podemos assegurar que uma tabela está na primeira forma normal?
    Quando não há itens repetidos dentro delas, ou seja, itens que possuem vários atributos embutidos em um só. Isso significa que um atributo deve conter valores atômicos, ou melhor indivisíveis.

    5 – Qual o objetivo da Normalização de um Banco de Dados?
    Visa diminuir os efeitos de pesquisas demoradas, atualizações longas e dispendiosas das tabelas, redudância de dados e exclusão de registros que contenham campos importantes para uma consulta específica.

    6 – Quando uma tabela está na segunda forma normal?
    Quando obriga que a entidade esteja de conformidade com a primeira forma normal e que todos os seus atributos sejam totalmente independentes da chave primária composta, significando os atributos parcialmente independentes sejam removidos e agrupados em uma nova entidade

    7 – Qual a diferença entre Entidades e Atributos? Responda ainda qual a diferença atributos simples e composto?
    Entidade é um objeto que existe e é distinguível dos outros objetos e Atributos serão as características desse objeto. O atributos compostos são todos aqueles que podem ser divisíveis (formado por vários itens menores) e o simples será indivisível.

    8 – O que é uma chave candidata? Responda ainda qual a utilidade do Diagrama Entidade Relacionamento?
    É um atributo que garante que nenhum registro seja duplicado. Ocorrem quando em uma relação existe mais de uma combinação de atributos para a identificação única do registro.

    9 – O que são registros em uma tabela?
    São conjuntos de campos valorizados de uma tabela, podemos dizer ainda que são unidades básicas para o armazenamento e recuperação de dados e que identifica a entrada de um único ítem de informação em particular numa tabela de banco de dados

    ResponderExcluir
  6. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA
    DISCIPLINA:
    Banco de dados
    Prof. Luis Claudio
    Equipe: Ana Lucia Padilha
    Alessandra Sousa
    Gildenir Sousa
    Luis Adelmo Mescouto
    Lecileide Costa
    Atividade de banco de dados
    1- O que é uma chave primaria
    R: Atributo ou combinação de atributos que possuem a propriedade de identificar de forma única uma linha de tabela. Corresponde a um tributo determinante.
    2- Quando uma tabela está na terceira forma normal?
    R: Uma tabela está na terceira forma normal 3FN se ela estiver na 2FN e se nenhuma coluna não-chave depender de outra coluna não – chave. Na terceira forma normal temos de eliminar aqueles campos que podem ser obtidos pela equação de outros campos da mesma tabela.
    3- O que são formas normais?
    R:Dizemos que um termo estar na forma normal se não é possível aplicar nenhuma regra do sistema que o reescreva em outro termo.
    4- Quando podemos assegurar que uma tabela está na primeira forma normal?
    R- Para alcançar a primeira forma normal, cada campo de uma tabela tem que comunicar informação única. Por exemplo, se tivermos uma tabela Cliente com duas colunas para o número de telefone, o nosso desenho violará a primeira forma normal, ou seja, quando não há itens repetidos dentro dela, itens que possuem vários atributos embutidos em um só, assim um atributo deve conter valores indivisíveis.
    5- Qual objetivo da normalização de um banco de dados
    R: O objetivo da normalização é evitar os problemas provocados por falhas no Projeto do Banco de Dados, bem como eliminar a "mistura de assuntos" e as correspondentes repetições desnecessárias de dados.

    6- Quando uma tabela está na segunda forma normal?
    R:Uma tabela está na segunda forma 2FN se ela estiver na 1FN e todos os atributos não chave forem totalmente dependentes da chave primaria ( dependente de toda a chave e não apenas parte dela)
    7- Qual a diferença entre entidades e atributos? Responda ainda qual a diferença entre atributos simples e composto?
    R: Uma tabela está na segunda forma normal 2FN se ela estiver na 1FN e todos os atributos não chave forem totalmente dependentes da chave primária ( dependente de toda a chave e não apenas de parte dela).
    8- O que é uma chave candidata? Responda ainda qual a utilidade do diagrama entidade relacionamento?
    R: Entidade – É um objeto que existe e é distinguível de outros objetos, tem algum significado, e sobre o qual é necessário guardar informações.
    Atributos- É uma função que mapeia um conjunto de entidades num domínio e identifica, qualifica e descreve esse conjunto de entidades. Uma entidade é representada por um conjunto de atributos.
    Atributos simples – Não possui qualquer característica especial. A maioria dos atributos serão simples.Quando um atributo não é composto, recebe um valor único como nome, por exemplo e não é um atributo chave, então ele será atributo simples.
    Atributos composto – O seu conteúdo é formado por vários itens menores. Exemplo: Endereço. Seu conteúdo poderá ser dividido em vários outros atributos como: Rua, numero, complemento, bairro, CPF e cidade.Este tipo de atributo é chamado de atributo composto.
    9- O que são registros em uma tabela?
    R: Os registros de uma tabela são todos do mesmo tipo. Ou seja, num registro em que se guarda informações sobre produtos não se pode guardar também informações sobre clientes. Cada linha representa uma relação entre os valores armazenados em diferentes colunas.

    ResponderExcluir
  7. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA
    DISCIPLINA:
    Banco de dados
    Prof. Luis Claudio
    Equipe:Heleno Raphaelo Oliveira
    João dhelton.
    Paulo Marques.
    01) São valores nunca se repetem em uma perspectiva de banco de dados.
    02) Uma tabela está na Terceira Forma Normal 3FN se ela estiver na 2FN e se nenhuma chave primaria dor independente.
    03) Normalização de dados é o processo formal e passo a passo que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalia.
    04) Quando não há grupo de dados repetidos.
    05) É processo que permitem um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados em bancos de dados relacionais.para que não ocorram anomalias.
    06) tentar acabar com as redundância de dados e as chances dos dados se tornarem inconsistentes.
    07) Uma tabela está na Segunda Forma Normal se ela estiver na 1FN e todos os atributos não chave forem totalmente dependentes da chave primária.
    08) É um objeto que existe e é distinguível dos outros objetos. ATRIBUTO são características dessa entidade.
    09) É um identificador único que garante que nenhuma tupla será duplicada isto faz com que seja criado um relacionamento em algo denominado multiconjunto.
    10)

    ResponderExcluir