Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Integração: Visão Cartesiana X Visão Sistêmica



* Áreas de Interdependências


Hoje, 13/02/2010 - 18:00, estou em Muaná (Marajó). Trabalhando na modalidade da Educação à Distância do IFPA, no momento presencial do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, achando de extrema importância uma disciplina da matriz curricular do curso: Gestão Organizacional. Propondo aos futuros profissionais, da área de desenvolvimento de Software, o desenlvimento de visão sistêmica e concepção crítica da nova realidade organizacional, mostrando a importância da tecnologia e da informação, bem como do seu gerenciamento, para o desenvolvimento de estratégias organizacionais competitivas, com base nos novos paradigmas administrativos.

No material do curso encontrei algo que debatemos no dia a dia em nossas escolas, a interligação das disciplinas que compõe as matrizes de nossas escolas no ensino médio, com exemplos das abordagens das realações das áreas do conhecimento.

Em um dos artigos, do material de estudo da disciplina, realiza-se referencia à palavra mudança. Tanto no cenário mundial, quanto no Brasil. Vivencia-se uma nova ordem que tem suas bases nas mudanças paradigmáticas por que passa este fim de século, tanto do ponto de vista social, econômico, cultural, político, tecnológico e outros.

Temos duas abordagens a tradicional e a sistêmica. Na tradicional, existe o isolamento, da análise como fim em si mesma e cada vez mais atomística, enquanto na abordagem sistêmica existe a agregação da busca do comum, das interfaces, da completariedade nas várias áreas do conhecimento.

Aurélio Peccei – um dos fundadores do Clube de Roma –, em seu livro Cem páginas para o futuro, resume, por meio de uma representação, a interdependência e a interação das diversas áreas, a primeira ilustração acima.

A idéia da complementariedade e da unificação das ciencias é antiga. Já era estudada por Bertalanffy antes da II grande Guerra, os seus trabalhos iniciais datam dos anos 20 e são sobre a abordagem orgânica. Com efeito, Bertalanffy não concordava com a visão cartesiana do universo. Colocou então uma abordagem orgânica da biologia e tentou fazer aceitar a ideia de que o organismo é um todo maior que a soma das suas partes.

Criticou a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, etc. Ao contrário, sugeria que se deve estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados.

Podemos concluir que um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação, significando que os elementos se relacionam, e importante frisar, que o comportamento de um elemento é diferente de seu comportamento em outra relação. Hoje, perante os desafios do momento, deve existir a compreensão dos sistemas e as ligações dos elementos que o compõe.

Nós educadores, devemos fazer o exercício das várias integrações. Ao pensarmos que o telefone, o rádio, a televisão e agora as tecnologias da informação e da comunicação, que revolucionaram os dois ultimos séculos, irradiam a informação em vez de se excluírem, complementam-se, potencializam-se mutuamente.

-----------------------------------------------------------------------
Artigo:

A compreensão da sociedade da informação

Maria Alice Guimarães Borges
Professora do Departamento de Ciência da Informação e
Documentação da Universidade de Brasília; mestre em Ciência da
Informação.


"As novas tecnologias, os novos mercados, as novas mídias, os novos consumidores desta era da informação e do conhecimento conseguiram transformar o mundo em uma grande sociedade, globalizada e globalizante; mas o homem, diante dessa nova realidade, continua o mesmo: íntegro na sua individualidade, na sua personalidade, nas suas aspirações, na defesa de seus direitos, na busca da sua felicidade e de suas realizações, e no comando desta mudança, como o único ser dotado de vontade, inteligência e conhecimento capaz de compreender os desafios e definir os passos que direcionarão seu próprio futuro."

---------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. - penso que estamos sendo engolidos, sem que percebamos, por todas essas mudanças, os terabites confundem e descaracterizam nossos valores sociais, pessoais e familiares, penso que este buraco negro irá, infelizmente, nos engolir a todos.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito pelo simples fato que você teve essa percepção.

    ResponderExcluir