Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Linguagem de Programação I - Parte 1



Para que o computador processe informações, é preciso dar-lhe instruções que indiquem o que você quer que ele faça. Essas instruções são para que ele resolva determinado problema, como por exemplo, o resultado de uma expressão matemática, a emissão de um contracheque ou mesmo um extrato bancário.

Antes de dar as instruções é necessário escolher uma solução para o problema, formulando os passos necessários para a solução do mesmo.

Algoritmo:

A seqüência de etapas para a solução do problema denomina-se algoritmo, que pode ser definido como uma especificação , passo a passo , das tarefas para a solução de um problema:


Desejando telefonar para alguém?   O algoritmo, ou seja a seqüência de passos pode ser:

1-      Localizar o numero desejado, numa agenda eletrônica ou não
2-      Procurar o nome para quem se deseja telefonar
3-      Localizar o numero desejado
4-      Pegar o aparelho de telefone
5-      Discar o numero
6-      Falar com a pessoa
7-      Desligar o telefone

Obs:

  • A ordem das etapas é importante para se atingir o resultado desejado
  • O algoritmo deve ter um fim

O algoritmo parece correto, mas poderão surgir alguns problemas ao executar as tarefas: não achar o nome da pessoa, tocar ninguém atender, a pessoa não está em casa ...  portanto é  necessário refinamentos no algoritmo, até satisfazer plenamente o problema em questão.

Programa:

 Ao conjunto de Instruções que deve ser executadas para a solução de um problema, pelo computador, damos o nome de programa.

Para que o computador entenda um programa, criou-se uma forma codificada de escrever as instruções. Essa forma codificada denomina-se Linguagem de Programação.

Assim como existem várias linguas no mundo, existem também várias linguagens de programação. Uma delas é a linguagem pascal, criada pelo Professor Niklaus Wirth da universidade Técnica de Zuric, na Suíça. O nome é uma Homenagem ao famoso filósofo e matemático francês do século XVII BLAISE PASCAL.


Linguagem Pascal

Para escrever um programa em linguagem Pascal é necessário conhecer os elementos dessa linguagem. Como acontece com toda linguagem, o Pascal posui seu próprio vocabulário, cujas palavras tem origem na língua inglesa, e tem suas próprias regras gramaticais denominada SINTAXE.


Variáveis

São posições da memória de memória usadas para armazenar informações referenciadas de um programa. Seus valores chamam-se conteúdos. E sofrem variações ao longo da execução do programa, utilizamos nomes “apelidos” para fazermos referencias a ela no programa.

Ao se fazer referência  a uma variável, através de seu nome, podem-se executar com seu conteúdo cálculos ou operações de entrada e saída. Exemplo de variáveis: X, MÉDIA, NOTA, NOME.


Constantes

As constantes são informações que existem dentro do programa e que não variam durante a execução do mesmo.
Ex: Y=X+3  ,o número 3 é uma constante!   Y e o X podem variar, por tanto são variáveis!

Expressões:

As expressões são sentenças compostas por variáveis, constantes e operadores (sinais de operação)

Ex: 2+4
      A+1
      X-Y
      NOTA2 * 100 + T3


Para assimilarmos melhor sobre o assunto, elaborei um exercício baseado na Urna Eletrônica do TRE. Abaixo temos o algorítmo próximo ao que utilizado nas Urnas




Utilizaremos o software para chamado VisualG para simularmos a execução do algorítmo acima, caso não o tenha 


Clique aqui para o download do Visualg


Clique aqui para o download do Tutorial do Visualg


Clique aqui para a apostila sobre Algoritmos realizados com o Visualg






A implementação do algorítmo acima em linguagem Pascal visual (Delphi) pode ser visto clicando aqui , para encerrarmos a votação basta digitarmos 1045 e o boletim de urna será mostrado.




===================================
Atividade 1


Desenvolva a Urna Eletrônica para o primeiro turno da eleição desse ano e mostre para o professor pontuar sua atividade. 


OBS: Utilize a estrutura de repetição REPITA...ATE para essa atividade


====================================


Bem, continuando. Agora vamos observar um algorítmo de uma calculadora, logo abaixo:


A implementação do algorítmo acima com a adição, em linguagem Pascal visual (Delphi), pode ser visto clicando aqui


===================================
Atividade 2

Esse algorítmo efetua a multiplicação e a soma entre 2 números. Você deverá complementar o algorítmo com a finalidade de efetuarmos a Subtração (-), a divisão (/) e o fatorial de um número qualquer.


===================================

Um comentário: