Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


terça-feira, 16 de julho de 2013

Atividade 1


Respostas da Atividade 1



50 comentários:

  1. dayvison luiz martins montalvão16 de julho de 2013 às 15:02

    Aluno: Dayvison Luiz Martins Montalvão 16/07/2013.
    1°) Tipo de cabeamento onde o mesmo permite a interação ponto a ponto entre dois computadores.
    2°) Utilizando a categoria 5e.
    3°) Redes Lan é uma rede local, rede Man é uma rede metropolitana, rede Wan é uma rede que possui alcance de grandes áreas geográficas como por exemplos continentes.
    4°) Topologia estrela, possui um concentrador como ponto central de rede, sua vantagem é simplicidade de implementação e o custo é baixo. Porém a desvantagem é que ser der problema no concentrador a rede falha.
    Topologia anel, os dispositivos são conectados entre si formando um círculo fechado. A vantagem é que todos os computadores acessam a rede igualmente e a velocidade de transmissão se mantem independente do número de computadores interligados entre si. Já a desvantagem é que se acontecer algum problema com alguma máquina a rede falha.
    Topologia barramento, todos os computadores são interligados em um mesmo barramento de físico de dados. A vantagem é que o uso de cabo é econômico, a instalação é fácil, confiável e de fácil expansão. Já as desvantagens são que se o fluxo de dados aumentar a rede pode ficar extremamente lenta e se algum cabo apresentar problema toda a rede falha.
    5°) Como os fios geram uma polaridade, colocando eles em sentido inverso, ou seja em posições contrárias, o campo eletromagnético gerado por um fio é anulado pelo do outro.
    6°) STP: cabo de par transado blindado e UTP: cabo de par transado sem blindagem “normal”.
    7°) Unicast: A comunicação vai para um destino específico.
    Multicast: A comunicação vai para vários destinos.
    Broadcast: A comunicação vai para todos os destinos.
    8°) Cabo coaxial fino, 10 é a velocidade de transmissão em mbps, 2 é a base.
    9°) É uma capa envolvedora do cabo coaxial que serve para isolar o núcleo condutor do da malha transada.
    10°) O altíssimo custo de implantação e manutenção.
    11°) É um padrão de crimpagem de cabos par transado que permite a comunicação direta de um computador para outro.
    12°) São redes que não possuem um servidor central. Ou seja uma hora um computador pode ser servidor, outra pode ser cliente e assim sucessivamente dependendo da circustância.
    13°) São redes que possuem um servidor como gerenciador de toda a comunicação. As máquinas conectadas ao servidor são clientes que dependem diretamente do servidor para o tráfego de dados.
    14°) Para que se mantenha o exista um padrão de crimpagem de redes, onde desta forma os profissionais terão um modelo adotado e farão uso de acordo com suas necessidades sem contar que facilita bastante na manutenção da rede.
    15°) A topologia adotada fisicamente é a estrela é a estrela.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 – Chama-se cross-over em rede de computadores para o cabo, do tipo par trançado, que permite a ligação de dois computadores sem a necessidade de um hub, switch, através da alteração dos padrões das pinagens.
      2- Todos os cabos são utilizados no esquema bi direcional, onde os mesmos cabos que transmitem também são usados para recepção, diferente do 10 BaseT, o gigabite ethernet, utiliza 2 bits por sinal com um clock de 125 MHz( o mesmo do 10 BaseT), ou seja, 125MHz x 2 bits por sinal x 4 sinais por vez = 1000 Mbps.
      3- Os tres tipos, são basicamente rede, que compartilha dados e serviços, no entanto a Lan(local área network) é de pequeno porte, normalmente utilizada em residência e escritórios, Man(metropolitan área network) integra uma área maior que a Lan, podendo ser composta por Lans, Wan (wide área network) é um rede de telecomunicações dispersa em uma extensa área geográfica.
      4 – Estrela: ligação de simples implementação onde cada ponto é ligado ao hub, sua vantagem é o baixo custo, sua desvantagem está na grande dependencia do hub, se este cair, os nós não conseguiram se comunicar
      Anel: Utiliza a rede broadcasting, onde os nós compartilham o mesmo meio de transmissão, seu direcionamento é simples, sua vantagem é a possibilidades de ter dois anéis, caso de problema em um, não ocorrerá a queda da rede, apenas uma queda no desempenho, sua desvantagem está na possibilidade de ocorrer algum problema com a linha de transmissão, pois a rede ficará indisponível.
      Barramento: Neste modelo, todos os nós, ficam ligados a uma rede única de transmissão, ou seja, utilizam-se do mesmo meio tanto para enviar quanto para receber mensagens, a vantagem está no preço e, caso haja a queda de um nós, não afetará os outros, sua desvantagem está no fato de que se o cabo principal falha, todos os nós iram cair, e na limitação de conexão.

      Excluir
  2. Geany Lima Lc.Parfor/Belém16 de julho de 2013 às 16:06

    RESPOSTAS DA ATIVIDADE 1
    1-Tipo de cabo par trançado onde numa das extremidades se utiliza o padrãoT5568A e na outra extremidade o padrão T568B.

    2- Porque utilizando os quatro pares de fios simultaneamente, as informações são enviadas por vez, não sendo executado o envio e recebimento de dados ao mesmo tempo.

    3-Tipos de rede sem fio

    4-Estrela: vantagem -simplicidade na implementação e baixo custo
    Desvantagem – problema no hub a rede toda para, não há mais comunicação.
    Anel: vantagem – direcionamento simples, possibilidade de ter dois anéis funcionando no mesmo tempo caso exista falha em um somente ocorrerá uma queda na performance.
    Desvantagem: quebra do anel tudo para, a rede fica indisponível.
    Barramento: vantagem- Todos compartilham o mesmo meio tanto para receber como para enviar mensagens
    Desvantagem: se houver rompimento de um cabo todo os nós da rede ficam incomunicáveis.

    5- Essa propriedade é inerente ao cabo UTP, onde ocorre a anulação de campos magnéticos, mas não interfere nos demais fios.

    6-Cabo UTP par trançado sem blindagem ao passo que o cabo STP é blindado externamente.

    7 -Unicasting: é enviado de um host(1 para 1 receptor)
    Multicasting: de 1 para um grupo de clientes
    Brooadcasting: enviado de um para todos receberem a informação.

    8 – coaxial fino; o 10significaque os cabos podem transmitir dados de uma velocidadede até 10megabits por segundo; significa banda base modulação digital que carrega sinais binários significaria 200 metros ou seja,,a distância máxima utilizável é de 185 metros.

    9 -Para que haja o isolamento de passagem de corrente elétrica para o fio de cobre
    10 -Por conta do custo dos conectores que são bastante caros e amão de obra especializada necessária para a sua montagem, onde requer instrumentos especiais
    11-Tipo de cabo par trançado onde numa das extremidades se utiliza o padrãoT5568A e na outra extremidade o padrão T568B.
    12-Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor.

    13-É quando numa rede de computadores, existe uma máquina (servidor) que compartilha recursos com outras máquinas chamadas de clientes.

    14-Na prática, podem ser feitas diferentes combinações de cores nas duas extremidades dos cabos, isso, no entanto, acarretaria a criação de um padrão próprio que poderia dificultar a manutenção da rede no futuro, para evitar esse problema, existem dois padrões universais amplamente utilizados: o T568A e o T568B.
     

    15-Fisicamente estrela e logicamente barramento

    Aluna: Geany da Cruz Lima
    Licenciatura em computação
    Parfor/Belém

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE 1
    Aluno: Silvio Farias Neves

    1)R= É a ligação que pode ser feita entre dois computadores via cabo ponto a ponto através de suas placas de rede, dispensando assim o uso de um HUB ou SWICH.

    2)R= Pode-se aumentar o volume de dados transmitidos via cabo par trançado categoria 5, utilizando os quatro pares de fios simultaneamente, isto é, os quatro pares de fios são usados para transmitir pedaços da mesma informação.

    3)R= De forma simplificada seriam:
    LAN: rede de caráter local, cobrindo uma pequena área, comumente utilizada em residências e pequenos espaços;
    MAN: rede de maiores dimensões, cobrindo áreas de maiores proporções como por exemplo: cidades, grandes universidades;
    WAN: redes de dimensões ainda maiores que as MAN's, cobrindo áreas de proporções geográficas, equivalentes a países ou mesmo continentes.

    4)R= Topologias de redes são a descrição de como as redes de computadores estão interligadas, tanto9 do ponto de vista físico, como no lógico.
    Principais tipos de topologias de redes:
    — ESTRELA: este modelo adota um concentrador central que gerenciará a transmissão de dados entre os computadores ligados a rede. VANTAGENS: simplicidade de implementação e baixo custo; DESVANTAGENS: caso o concentrador sofrer algum dano toda a rede perde a comunicação entre si.
    — ANEL: neste modelo de rede os nós estão dispostos em circulo, utilizando geralmente ligações de ponto-a-ponto, se comunicando através de redes de difusão. VANTAGEM: simplicidade de implementação e baixo custo; DESVANTAGENS: o rompimento do anel causa falha na rede, e a limitação de expansão, quanto maior a rede mais lenta a transmissão de dados;
    —BARRAMENTO: neste modelo todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os computadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial. VANTAGEM: possibilidade de expansão em grande número; DESVANTAGEM: o rompimento do cabo principal causa danos da comunicação entre os nós da rede.

    5)R= Esta técnica, aplica-se somente as cabos UTP, que consiste na inversão de fluxo de corrente presente nos pares de fios trançados, assim evitando as interferências causadas pelos campos eletromagnéticos por eles criados.

    6)R= STP é o cabo de par trançado blindado, possui uma blindagem que protege os pares de interferências externas; UTP é cabo de par trançado que não possui nenhuma blindagem apenas um isolante para proteger os pares trançados.

    7)R= Esses conceitos significam as formas como os dados são gerados/transmitidos em rede, assim, BROADCAST: ocorre quando os dados são emitidos apenas uma vez, um remetente envia para vários receptores; UNICAST: ocorre quando um remetente envia dados para apenas um receptor; MULTICAST: um remetente envia um pacote dados para um determinado grupo de receptores.

    8)R= É do tipo coaxial, onde o 10 significa a quantidade de megabits suportados para transmissão e número 2, o seu alcance em metros (vezes 100) sem perda de qualidade de transmissão.

    9)R= Serve para fazer o isolamento do cabo interno, protegendo-o de interferências eletromagnéticas.

    10)R= O seu alto custo e o fato de os principais dispositivos que promovem acesso as redes sociais sejam dispositivos móveis, em grande parte aparelhos celulares.

    11)R= É a ligação que pode ser feita entre dois computadores via cabo ponto-a-ponto através de suas placas de rede, dispensando assim o uso de um HUB ou SWICH.

    12)R= São redes formadas entre computadores através de cabo, sem o uso de outros equipamentos como, um HUB por exemplo.

    13)R= São as redes que se caracterizam pelo equilíbrio entre cliente e servidor quanto ao processamento de dados na rede.

    14)R= Para que se possa estabelecer uma relação de comunicação de dados compatível entre os nós que formam a rede, além de estabelecer um padrão reconhecido em quase todo o mundo, regulamentado pelo IEEE, o que facilitará quando houver necessidade de manutenção por qualquer técnico mesmo não sendo este que tenha o feito originalmente.

    15)R= Topologia em estrela.

    ResponderExcluir
  4. Aluno: Ismael barroso da silva
    Atividade 1
    part 1
    1)Crossover é quando se utiliza o cabo par trançado para conectar dois computadores sem a utilização de um concentrador.

    2) No Padrão 1000baseT utiliza os quatro pares disponíveis no par trançado, por este motivo que ele consegue transmitir a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo.
    3) Lan seria a rede de área local de computador que utiliza a interconexão dos mesmos, equipamentos e processadores. com a finalidade de troca de dados.com uma área limitada de no máximo 10KM,
    4) Topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Outra vantagem é o custo-benefício da implementação da rede, ela é tanto barata, quanto simples de se implementar.
    A desvantagem é que se o concentrador der problema, toda a rede irá parar.

    Nas redes de topologia em anel, os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado. Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino, no caso, os dados irão trafegar pelas estações até chegar ao seu destino.
    A vantagem de se usar a rede em anel é que Cada computador atua como um repetidor para amplificar o sinal e enviá-lo para o seguinte. A desvantagem se da pelo fato de que Como o sinal passa através de todos os computadores, a falha em um computador pode ter impacto sobre toda a rede.
    Nas redes em barramento, Todas as máquinas “escutam” a informação que está sendo transmitida, mas as informações são aceitas apenas pelo computador para qual é endereçado.
    As vantagens desta topolagia são o Uso de cabos com economia. Mídia barata e fácil de trabalhar, Simples instalação, Fácil de ampliar.
    A maior desvantagem dessa rede é que Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

    ResponderExcluir
  5. ismael barroso
    part2
    5) A técnica de cancelamento acontece no tipo de cabo par trançado, nesse tipo de cabo as informações circulam repetidas em dois fios, sendo que no segundo fio a informação possui a polaridade invertida, fazendo com que o campo magnético de um cabo, anule o outro.

    6)A diferença é que o cabo UTP não possui uma blindagem externa, já no STP existe uma blindagem externa. geralmente esse tipo de blindagem acontece para proteger o cabo de interferências magnéticas externas de grande intensidade, ou também interfencias do meio ambiente, como algum rato que possa roer o cabo, por exemplo.
    7) unicast é um endereçamento para um pacote feito a um único destino, ou seja, a entrega dis pacostes é simples. Ponto a ponto.
    Multicast é a entrega de informação para múltiplos destinatários simultaneamente usando a estratégia mais eficiente onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções.
    o Broadcasting é o processo pelo qual se transmite ou difunde a informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo, ou seja, entrega para todos os pontos de uma rede.

    8) ele é do tipo coaxial fino, já a nomenclatura,
    10 é a velocidade de transmissão em megabits por segundo (10 Mbps, ou 10 bits por segundo); o segundo termo que, no caso é o BASE, significa que a transmissão é em base , ou seja a onda portadora do sinal não tem modulação; e o último número é a distância máxima, 2 significa que a distância maxima é de 200 metros.

    9) o termo dielétrico significa, um isolante elétrico que, sob a atuação de um campo elétrico exterior. em redes de computadores é uma A malha metálica condutora, utilizada no cabo coaxial, isolando deste modo o condutor interior de interferências.
    10) O fato da implementação da mesma ainda ser muito cara, pois os conectores da rede de fibra ótica tem um custo elevado, a mão de obra também tem um custo elevado, e os aparelhos necessários para implementar a rede também tem um custo elevado, comparado as outras redes. Tudo isso corrobora para não implementar esse tipo de cabo inacessível para redes pequenas. Geralmente esse tipo de cabeamento é utilizado para redes de grande distancias.

    11) Crossover é quando se utiliza o cabo par trançado para conectar dois computadores sem a utilização de um concentrador.
    12) As redes ponto a ponto são redes que c não há a figura do servidor exclusivo. Um computador pode utilizar os recursos de outro computador. Assim cada computador em determinado momento funciona como um servidor ou como cliente

    13) é uma estrutura que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço. os servidores são os que provém o serviço,e o cliente é o requerentes dos serviços.

    14) para haver uma padronização no mercado, para organizar a rede e facilitar a manutenção da mesma, já que se não houver uma padronização, será muito difícil de alguém que não implementou a rede, conseguir fazer manutenção ou resolver algum problema que ocorra com aquele cabo.
    15) topologia estrela.

    ResponderExcluir
  6. 1 – Chama-se cross-over em rede de computadores para o cabo, do tipo par trançado, que permite a ligação de dois computadores sem a necessidade de um hub, switch, através da alteração dos padrões das pinagens.
    2- Todos os cabos são utilizados no esquema bi direcional, onde os mesmos cabos que transmitem também são usados para recepção, diferente do 10 BaseT, o gigabite ethernet, utiliza 2 bits por sinal com um clock de 125 MHz( o mesmo do 10 BaseT), ou seja, 125MHz x 2 bits por sinal x 4 sinais por vez = 1000 Mbps.
    3- Os tres tipos, são basicamente rede, que compartilha dados e serviços, no entanto a Lan(local área network) é de pequeno porte, normalmente utilizada em residência e escritórios, Man(metropolitan área network) integra uma área maior que a Lan, podendo ser composta por Lans, Wan (wide área network) é um rede de telecomunicações dispersa em uma extensa área geográfica.
    4 – Estrela: ligação de simples implementação onde cada ponto é ligado ao hub, sua vantagem é o baixo custo, sua desvantagem está na grande dependencia do hub, se este cair, os nós não conseguiram se comunicar
    Anel: Utiliza a rede broadcasting, onde os nós compartilham o mesmo meio de transmissão, seu direcionamento é simples, sua vantagem é a possibilidades de ter dois anéis, caso de problema em um, não ocorrerá a queda da rede, apenas uma queda no desempenho, sua desvantagem está na possibilidade de ocorrer algum problema com a linha de transmissão, pois a rede ficará indisponível.
    Barramento: Neste modelo, todos os nós, ficam ligados a uma rede única de transmissão, ou seja, utilizam-se do mesmo meio tanto para enviar quanto para receber mensagens, a vantagem está no preço e, caso haja a queda de um nós, não afetará os outros, sua desvantagem está no fato de que se o cabo principal falha, todos os nós iram cair, e na limitação de conexão.

    05 – O cancelamento é uma para anular a interferência eletromagnética gerada pela corrente elétrica do fio, que pode corromper os dados passados pelo mesmo, nesta técnica o sinal é transmitido duas vezes com polaridade invertida, ao chegarem ao receptor, a diferença entre os sinais é reconhecido como ruído, e descartado.

    06 – O cabo STP, é o cabo com blindagem para evitar a interferência eletromagnética do ambiente., e o UTP é sem blindagem, no entanto utiliza-se da técnica do cancelamento, para evitar a interferência eletromagnética.

    07 - Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local.

    Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.

    Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet.

    08 – o cabo 10Base2 é do tipo coaxial fino, o número 10 significa a capacidade de transmissão deste cabo que é de até 10 megabits por segundo, o número 2 significa 200 metros, é um arredondamento da distância máxima utilizável por este cabo que na realidade é de 185m.

    ResponderExcluir
  7. 09 – Preservar a capacidade elétrica do cabo, tal como: velocidade e capacitância, o que garantirá a qualidade do sinal.

    10 – O fator que eleva o custo para a instalação da fibra ótica, é a mãe de obra necessária para o processo, e o custo de ferramentas, e conectores, desta forma, utiliza-se a fibra ótica quando o cabo tiver mais de 1km.

    11 – Questão repetida.

    12 – Rede ponto a ponto é aquela na qual não existe um servidor fixo, ou seja, qualquer computador pode compartilhar recursos com os demais da rede.

    13 - A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).
    Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos. Nos sistemas cliente/servidor o processamento tanto do servidor como o do cliente são equilibrados, se for gerado um peso maior em um dos dois lados, provavelmente, esse não é um sistema cliente/servidor.

    14 – Porque foram estabelecidos pela associação das indústrias de telecomunicações, dentro do padrão EIA/TIA, referentes a padronização de cabeamento de edifícios comerciais para produtos e serviços de telecomunicações.

    15 – Estrela.

    ResponderExcluir
  8. Luciana dos Santos Ribeiro Parte 116 de julho de 2013 às 16:26

    1 ) O que significa o termo crossover nas Redes de Computador?
    Crossover significa "sexagem, transação" e é um termo em inglês dado para algo que se mistura. Mais especificamente pode significar entre outros : Crossover (cabo), tipo de cabo que liga dois computadores em rede
    Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.
    A alteração dos padrões das pinagens dos conectores RJ45 dos cabos torna possível a configuração de cabo crossover.
    A ligação é feita com um cabo de par trançado onde tem-se em uma das pontas o padrão T568A e na outra T568B, que são as cores:
    • Padrão T568A: Branco Verde, Verde, Branco Laranja, Azul, Branco Azul, Laranja, Branco Marrom, Marrom
    • Padrão T568B: Branco Laranja, Laranja, Branco Verde, Azul, Branco Azul, Verde, Branco Marrom, Marrom
    2 ) As Redes 1000 BaseT (Gigabit Ethernet) utilizam o par trançado categoria 5 que possuem a transmissão máxima de 100 Mbps, então como podem transmitir dados com maior velocidade utilizando o cabo citado ?
    A 1000BASE-T É a tecnologia mais viável, caso a rede possua menos de 100 metros, pois ela utiliza os mesmos cabos par-trançado Categoria do cabo 5 (CAT5) ou 6 que as redes de 100 Mb/s atuais. Além de não necessitar a compra de cabos, não são necessários ajustes maiores para suportar esta tecnologia, e com a utilização de switches compatíveis a essa tecnologia, podem ser combinados nós de 10, 100 e 1000 megabits, sem que os mais lentos atrapalhem no desempenho dos mais rápidos.
    Mas também há o problema da resistência dos cabos de par-trançado. Eles são muito frágeis, tendo por vários motivos a perda de desempenho; e como a taxa de transmissão é maior, o índice de pacotes perdidos acaba sendo muito maior que nas redes de 100 megabits.
    No Padrão 1000baseT o número de pares de cabos usados difere dos demais utilizados em padrões anteriores, ele utiliza os quatro pares disponíveis no par trançado, por este motivo que ele consegue transmitir a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo.

    ResponderExcluir
  9. Luciana dos Santos Ribeiro Parte 216 de julho de 2013 às 16:27

    3 ) O que são Redes de computadores Lan, Man e Wan ?
    São tipos de rede sem fio.
    Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network) é uma rede de computador utilizada na interconexão de computadores, equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais definido seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 Km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.1
    As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.
    Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.2
    Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica, e os desevolvimentos mais recentes para acesso a internet de alta velocidade sem fio, resultaram em outra MAN).
    A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente. Difere, assim, das Rede pessoal (PAN), das Rede de área local (LAN) e da Rede de área metropolitana (MAN).2
    As WAN tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as LAN não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária uma forma de passar informação de uma empresa para outra de forma rápida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta área geográfica, permitindo comunicação de longa distância.

    ResponderExcluir
  10. Selma Cristina da Costa Egoshi16 de julho de 2013 às 16:27

    ALUNA: SELMA CRISTINA DA COSTA EGOSHI
    Pesquise e responda:
    1)O que significa o termo crossover nas Redes de Computador?
    Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 computadores.
    2) As Redes 1000 BaseT (Gigabit Ethernet) utilizam o par trançado categoria 5 que possuem a transmissão máxima de 100 Mbps, então como podem transmitir dados com maior
    velocidade utilizando o cabo citado ?
    Utilizando uma técnica de modulação conhecida como 4D-PAM5 que consiste em transmitir dois bits por vez usando todos os quatro cabos do fio trançado. A conta é a seguinte: O Gigabit Ethernet utiliza clock de 125 MHz, o mesmo do clock padrão100BaseT/cat 5, mas como mais dados são transferidos por vez, a taxa de transferência é maior: 125 MHz X 2 bits por sinal ( por par de fio) X 4 sinais por sua vez = a 1.000 Mbps.
    3) O que são Redes de computadores Lan, Man e Wan?
    LAN - Local Area Network ( è uma rede de computadores local.Ex:. Laboratório de Informática de uma Escola ou Faculdade)
    MAM, - MEtropolitan Area NEtwork ( é uma rede metropolitana de computadores que interliga mais de uma cidade.Ex:. Uma loja de construção interligada a suas filiais emm outros municípios)
    WAM - World Area NEtwork (É conhecida Internet, a rede mundial de computadores.)
    4) Explique cada uma das topologias de Redes, descrevendo suas vantagens e desvantagens.
    Na rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.
    Desvantagens: A necessidade de usar um maior comprimento de cabo,necessidade de um dispositivo central com os custos a ele associados (que cada vez são menores)e número limite de portas do dispositivo central;
    Vantagens: A existência de problemas numa determinada ligação a um qualquer computador não compromete a totalidade da rede, apenas ficando afetado o computador respectivo e as condições de transmissão do cabo usado, que permite velocidades de transmissão superiores;
    A rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores.
    Vantagens: Todos os computadores acessam a rede igualmente, e a performance não é impactada com o aumento de usuários.
    Desvantagens: Falha de um computador pode afetar o restante da rede e os problemas são difíceis de isolar.
    Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas.
    Vantagens :Facilidade de instalação, Simples e barato, Se um computador falhar, ele não afeta osoutros computadores Impressoras podem ser compartilhadas, minimizando a quantidade de cabo utilizado nas ligação à rede.
    Desvantagens: Se o cabo principal falhar, todas as outras fontes vão morrer, reconfiguração para isolamento de falhas e instalação de novos dispositivos tendem a ser difícil, já que a rede é projetada para ser mais eficiente durante a instalação, uma falha ao longo da linha de comunicação comum deixa todas as transmissões na rede, limitação de conexão.
    5)Explique como funciona a Técnica de cancelamento utilizado
    nas Redes de Computadores.
    Na técnica de cancelamento usada pelo fio trançado, cada par de fios possui a mesma informação, só que com polaridade invertida, cada fio gera um campo magnético de mesma intensidade mas em sentido contrário. Com isso, o campo eletromagnético gerado por um dos fios é anulado pelo campo do outro.

    ResponderExcluir
  11. Luciana dos Santos Ribeiro Parte 316 de julho de 2013 às 16:29

    4 ) Explique cada uma das topologias de Redes, descrevendo suas vantagens e desvantagens.
    TOPOLOGIA DE BARRAMENTO
    Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.
    Essa topologia utiliza cabos coaxiais.2 Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra. O cabo é seccionado em cada local onde um computador será inserido na rede. Com o seccionamento do cabo formam-se duas pontas e cada uma delas recebe um conector BNC. No computador é colocado um "Y" conectado à placa que junta apenas uma ponta. Embora ainda existam algumas instalações de rede que utilizam esse modelo, é uma tecnologia recente.
    Na topologia de barramento apenas um dos computadores estão ligados a um cabo contínuo que é terminado em ambas as extremidades por uma pequena ficha com uma resistência ligada entre a malha e o fio central do cabo (terminadores). A função dos “terminadores” é de adaptarem a linha, isto é, fazerem com que a impedância vista para interior e para o exterior do cabo seja a mesma, senão constata-se que há reflexão do sinal e, consequentemente, perda da comunicação. Neste tipo de topologia a comunicação é feita por broadcast , isto é, os dados são enviados para o barramento e todos os computadores vêem esses dados, no entanto, eles só serão recebidos pelo destinatário.
    Desvantagem : dependendo do local da avaria pode não ser apenas uma máquina que sai da rede e sim várias
    TOPOLOGIA DE ANEL
    Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte. Os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um repetidor em cada estação. Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. Há uma queda na confiabilidade para um grande número de estações. A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede. É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.
    Desvantagem : se houver uma avaria todos os computadores saem da rede TOPOLOGIA DE ESTRELA
    A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezesseis portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários concentradores interligados entre si por comutadores ou roteadores.
    Desvantagem :Se der problema no Hub toda a rede para (a solução é ter um Hub reserva que assuma a rede no momento que ela parar)

    ResponderExcluir
  12. Selma Cristina da Costa Egoshi16 de julho de 2013 às 16:29

    6) Qual a diferença entre os cabos STP e UTP?
    O cabo UTP é sem blindado e o cabo STP é com blindagem. A única dierença é que os cabos blindados( STP ) além de contarem com a proteção do entrelaçamento dos fios, possuem uma blindagem externa, sendo apropriados para ambientes com fortes fontes de interferência.

    7 ) Nas Redes existem os conceitos de broadcasting, multicanting e Unicanting . O que significam?
    Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. É a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet.
    Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações.
    Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados.

    8 ) De que tipo é o cabo 10 Base 2 ? E o que significa o número 10 e o número 2 ?
    É um cabo Coaxial fino, usado atualmente em redes de Ethernet. O nímero 10 significa que os cabos podem transmitir os dados a uma velocidade de até 1o megabits por segundo, e o 2 seria a possibilidade de alcançar 200 metros de distância entre um computador e outro.

    9) Entre os componentes do cabo Coaxial, temos um dielétrico, para que serve?
    É uma camada isolante de plástico e serve para proteger o fio de cobre.

    10 ) O que torna a fibra ótica ainda não acessível economicamente para a utilização em redes locais?
    Apesar do custo do metro de fio da fibra ótica não ser caro, o que encarece o uso é o preço elevado dos conectores, bem como a mão de obra necessária para a sua montagem.

    11) Nas Redes de Computadores, o que significa o termo cross over?
    Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 computadores.

    12) O que são Redes Ponto a Ponto?
    São redes com topologia em estrela, na qual cada computador é ligado a um nó central ( hub ou switch).


    13) O que são Redes, Cliente e Servidor?
    Em informática um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. A rede é a forma de acesso entre o servidor e o cliente. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes.

    14) Por qual motivo temos que utilizar os padrões T568A e T568B nas redes de computadors?
    Porque essas são padronizações mundiais para a conecção de cabos da rede, se não houvesse um padrão seria muito complicada a manutenção, pois cada técnico poderia utilizar sua própria padronização.

    15) Qual a Topologia adotada nos computadores abaixo?









    Fisicamente é a topologia estrela, pois cada computadores é ligado ao Hub. Porém, logicamente podemos considerar que é da topologia barramento, já que dentro do Hab há um barramento que conecta todos os cabos.

    ResponderExcluir
  13. Luciana dos Santos Ribeiro Parte 416 de julho de 2013 às 16:33

    5 )Explique como funciona a Técnica de cancelamento utilizado nas Redes de Computadores .
    Esta técnica é uma proteção contra ruídos em cabos de par trançado sem blindagem e nela as informações circulam repetidamente em dois fios, sendo que no segundo fio a informação possui a sua polaridade invertida, gerando outro campo magnético que anula o campo magnético produzido pelo primeiro fio.
    6) Qual a diferenças entre os cabos STP e UTP?
    Existem três tipos de cabos Par trançado:
    Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Trançado sem Blindagem: é o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5e; é o mais barato para distâncias de até 100 metros; Para distâncias maiores emprega-se cabos de fibra óptica. Sua estrutura é de quatro pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC. Pela falta de blindagem este tipo de cabo não é recomendado ser instalado próximo a equipamentos que possam gerar campos magnéticos (fios de rede elétrica, motores, inversores de frequência) e também não podem ficar em ambientes com umidade.
    Shielded Twisted Pair - STP ou Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado. Caso o ambiente possua umidade, grande interferência eletromagnética, distâncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao sol ainda é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica.
    Screened Twisted Pair - ScTP também referenciado como FTP (Foil Twisted Pair), os cabos são cobertos pelo mesmo composto do UTP categoria 5 Plenum, para este tipo de cabo, no entanto, uma película de metal é enrolada sobre o conjunto de pares trançados, melhorando a resposta ao EMI, embora exija maiores cuidados quanto ao aterramento para garantir eficácia frente às interferências.
    7 ) Nas Redes existem os conceitos de broadcasting, multicanting e Unicanting . O que significam?
    A comunicação de uma rede comutada é feita de três formas: unicast, multicast e broadcast:
    Unicast é a comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet.
    Multicast é a comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.
    Broadcast é a comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local.

    ResponderExcluir
  14. Luciana dos Santos Ribeiro Parte 516 de julho de 2013 às 16:34

    8 ) De que tipo é o cabo 10 Base 2 ? E o que significa o número 10 e o número 2?
    É um cabo caxial fino, ou cabo Tinnet, razoávelmente flexí vel que é usado atualmente em redes de Ethernet por isso são chamados de cabos “coaxiais de rede”.
    O cabo “10” na sigla 10Base2, significa que os cabos podem transmitir dados a uma velocidade de até 10 megabits por segundo, “Base” significa “banda base” modulação digital que carrega sinais binários, no caso o “2”, teoricamente significaria 200 metros, mas na prática é apenas um arredondamento, pois nos cabos 10Base2 a distância máxima utilizável é de 185 metros. Essa velocidade de transmissão limitada fez com que este tipo de caso fosse colocado em desuso.
    9 ) Entre os componentes do cabo Coaxial, temos um dielétrico, para que serve?
    O material dielétrico de um cabo coaxial é um ponto que deve ser considerado com muito cuidado. O material dielétrico e sua composição são pontos críticos de resposta e desempenho dos cabos coaxiais, uma vez que são responsáveis pelas características elétricas como capacitância, velocidade de propagação, impedância e atenuação do cabo. Estes parâmetros irão determinar a intensidade do sinal e distância de transmissão. É recomendada a escolha de dielétricos com propriedades elétricas excelentes como o polietileno. Este material irá fornecer uma capacitância mais baixa e uma maior velocidade de propagação. Isto irá resultar em um cabo com características de perdas baixas e atenuação reduzida do sinal.
    10 ) O que torna a fibra ótica ainda não acessível economicamente para a utilização em redes Locais?
    O custo de produção da fibra óptica ainda é elevado na compra e na manutenção devido a sua produção ainda envolverem tecnologias recentes e mão-de-obra especializada .

    ResponderExcluir
  15. Dolores S. da M. de Oliveira16 de julho de 2013 às 16:35

    Aluna: DOLORES SOUZA DA MATA DE OLIVEIRA
    Atividade 1
    Pesquise e responda:
    1) O que significa o termo crossover nas Redes de Computador?
    Resposta:É conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) Computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (HUB ou SWITCH) ou a ligação de modems.

    2)As Redes 1000BaseT (Gigabit Ethernet) utilizam o par trançado categoria 5 que possuem a transmissão máxima de 100 Mbps, então como podem transmitir dados com maior velocidade utilizando o cabo citado?
    RESPOSTA: Utilizam o mesmo formato de encapsulamento, métodos de controle de fluxo e operações full-duplex, não havendo necessidade de traduções entre formatos de encapsulamento, o que reduz a complexidade e aumenta o desempenho da comutação de pacotes. Todas as implementações iniciais do Gigabit Ethernet serão full-duplex, com conexões comutadas e usarão o tamanho mínimo do quadro de 64 bytes.
     
     
    3) O que são Redes de computadores Lan, Man e Wan?
    RESPOSTA:
    LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;
    MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN;
    WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.


    4) Explique cada uma das topologias de Redes, descrevendo suas vantagens e desvantagens.
    RESPOSTA:
    Topologia Barramento
    Vantagens:
    Uso de cabo é econômico;
    Mídia é barata e fácil de trabalhar e instalar;
    Simples e relativamente confiável;
    Fácil expansão.
    Desvantagens:
    Rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado;
    Problemas são difíceis de isolar;
    Falha no cabo paralisa a rede inteira.
    Topologia Estrela
    Vantagens:
    A codificação e adição de novos computadores é simples;
    Gerenciamento centralizado;
    Falha de um computador não afeta o restante da rede.
    Desvantagem:
    Uma falha no dispositivo central paralisa a rede inteira.
    Topologia Anel
    Vantagens:
    Todos os computadores acessam a rede igualmente;
    Performance não é impactada com o aumento de usuários.
    Desvantagens:
    Falha de um computador pode afetar o restante da rede;
    Problemas são difíceis de isolar.

    ResponderExcluir
  16. Luciana dos Santos Ribeiro Parte 616 de julho de 2013 às 16:36

    11) Nas Redes de Computadores, o que significa o termo cross-over?
    Crossover significa "sexagem, transação" e é um termo em inglês dado para algo que se mistura. Mais especificamente pode significar entre outros : Crossover (cabo), tipo de cabo que liga dois computadores em rede
    Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.
    A alteração dos padrões das pinagens dos conectores RJ45 dos cabos torna possível a configuração de cabo crossover.
    A ligação é feita com um cabo de par trançado onde tem-se em uma das pontas o padrão T568A e na outra T568B, que são as cores:
    • Padrão T568A: Branco Verde, Verde, Branco Laranja, Azul, Branco Azul, Laranja, Branco Marrom, Marrom
    • Padrão T568B: Branco Laranja, Laranja, Branco Verde, Azul, Branco Azul, Verde, Branco Marrom, Marrom
    12) O que são Redes Ponto a Ponto?
    É a maneira mais barata de se ligar dois computadores através de um cabo par trancado (UTP) montado no esquema cross-over. Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor. As redes de compartilhamento de arquivos como emule e torrent são consideradas redes ponto-a-ponto, ou peer-2-peer, ou "chapa a chapa".
    Uma conexão ponto a ponto é quando vc conecta diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário. Mas tudo é relativo. uma conexão ponto-a-ponto via modem a rigor passa pela central telefönica pública do(s) bairro(s) dos computadores. Conexões ponto a ponto a rigor nào passariam por um hub mas as vezes isso é relevado.
    13) O que são Redes Cliente Servidor?
    Diferentemente de uma rede ponto-a-ponto no qual ora o computador era cliente, ora era servidor, na rede cliente/servidor, todos os nós (computadores) são clientes, e tem apenas um computador que é considerado servidor, que gera recursos para os demais computadores da rede.
    Uma das características marcante neste tipo de rede é a questão de possuir um servidor dedicado, isto significa que o servidor não é utilizado como uma estação de trabalho.
    Um servidor dedicado realiza uma tarefa específica, isto é, ele não executa outra tarefa ao mesmo tempo, isso não compromete o desempenho da rede como na rede ponto-a-ponto no qual o computador era cliente e servidor ao mesmo tempo além de funcionar como estação de trabalho, ou seja, o computador realizava várias operações ao mesmo tempo, tornando o desempenho abaixo do normal.
    Em uma grande empresa, tempo é dinheiro, e o desempenho interfere no tempo, portanto, uma rede ponto-a-ponto não seria a melhor opção apenas por ser mais barata.
    Os servidores geralmente são enormes e extremamente rápidos.
    A desvantagem da rede cliente/servidor ainda é seu custo, contudo possui inúmeras vantagens acima da rede ponto-a-ponto como maior segurança, melhor desempenho e o uso de servidores dedicados.
    14) Por qual motivo temos que utilizar os padrões T568A e T568B nas Redes de Computadores?
    Esses pádrões são usados para seguir uma padronização internacional de funcionamento por que se não cada técnico teria uma configuração própria e somente este individuo seria capaz de solucionar determinados problemas de rede.

    15) Qual a Topologia adotada nos computadores abaixo?
    Internamente pode estar em barramento e externamente em estrela

    ResponderExcluir
  17. ALINE THAIS SOUSA DA COSTA (LIC. COMPUTAÇÃO 2011)
    Atividade 1 – só respostas questões (1-6)


    1. Crossover (cabo), tipo de cabo que liga dois computadores em rede. (sem um hub)

    2. Pode-se utilizar este cabo, pois ele utiliza os quatro pares disponíveis no par trançado, por este motivo que ele consegue transmitir a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo.

    3. LAN - Local Area Network ( è uma rede de computadores local. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada Ex:. Laboratorio de Informatica de uma Escola ).

    MAM, - MEtropolitan Area NEtwork ( é uma rede metropolitana de computadores que interliga mais de uma cidade. LAN geograficamente próximos interligadas.

    WAM - World Area NEtwork (É a Internet, a rede mundial de computadores.)
    Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente.

    4. Barramento: Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. VANTAGENS: Uso de cabo é econômico; Mídia é barata e fácil de trabalhar e instalar; Simples e relativamente Confiável; Fácil expansão. DESVANTAGENS: Rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado; Problemas são difíceis de isolar; Falha no cabo paralisa a rede inteira.
    ANEL: Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma rede de difusão (broadcasting). VANTAGENS: Todos os computadores acessam a rede igualmente; Performance não é impactada com o aumento de usuários. DESVANTAGENS: problema na linha de transmissão, quebra do anel afeta toda a rede.

    ESTRELA: A topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações. VANTAGENS: Simplicidade de implementação e baixo custo, tornar mais fácil a localização dos problemas. DESVANTAGENS: Se o hub sofrer qualquer problema, todos os outros nós não poderão se comunicar.
    5. técnica de cancelamento e não através de uma blindagem. Através dessa técnica, as
    informações circulam repetidas em dois fios, sendo que no segundo fio a informação possui a polaridade invertida. Todo fio produz um campo eletromagnético ao seu redor quando um dado é transmitido. Se esse campo for forte o suficiente, ele irá corromper os dados que estejam circulando no fio ao lado (isto é, gera Ruído). Correntes eletromagnéticas que correm em sentidos contrários anulando uma a outra.


    6. STP: Maior proteção contra interferência eletromagnética, a blindagem, ao contrário do que ocorre no cabo coaxial, não tem qualquer relação com o sinal sendo transmitido e deve ser aterrada.

    UTP: O cabo de par trançado não blindado COMPARADO ao STP ele está mais propenso ao ruído elétrico e à interferência.

    ResponderExcluir
  18. 8- De que tipo é o cabo 10 base 2? e o que significa o número 10 e o número 2?

    É o tipo de cabo conhecidos de cabos coaxiais finos usados atualmente em redes Ethernet. O 10 significa que os cabos podem transmitir dados a uma velocidade de até 10 megabits por segundo. E o 2 significa transmissão de 200 metros.

    9. Entre os componentes do cabo Coaxial, temos um dielétrico. Para que serve?
    -Serve para proteger o cabo interno.

    10-O que torna a fibra ótica ainda não acessível economicamente para a utilização em redes locais.

    - O seu elevado custo. Requer instrumento especiais e sofisticado e mão de obra especializada.

    11- Pergunta repetida( da questão 1)

    12) O que são Redes Ponto a Ponto?
    -Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor.


    13) O que são Redes Cliente Servidor?
    - É uma rede onde há um servidor central que controla a rede.


    14) Por qual motivo temos que utilizar os padrões T568A e T568B nas Redes de Computadores ?
    - Por que é um padrão utilizado no mundo todo, onde todos tem seguir para não ter problemas no momento de se montar uma rede.




    15) Qual a Topologia adotada nos computadores abaixo?

    - Fisicamente é estrela e logicamente é barramento

    ResponderExcluir
  19. ALINE THAIS SOUSA DA COSTA (LIC. COMPUTAÇÃO 2011)
    Atividade 1 – só respostas questões (7-14)

    7.Na topologia barramento.
    Unicanting: É quando um computador manda informação só para um computador. 1 para 1
    Multicanting: É quando um computador manda informação para mais de um computador mas não para todos.
    Broadcasting: É quando um computador manda informação para todos os computadores da rede.


    8. Cabo coaxial grosso. Significa que podem transmitir dados numa
    velocidade de até 10 megabits por segundo.



    9. É um isolante elétrico que protege o fio de cobre para que não haja interferência com a malha de metal serve como protetor.


    10. Seus conectores são bastante caros, assim como a mão de obra para a sua montagem . Devido ao seu elevado custo os cabos de fibra ótica são usados apenas quando é necessário atingir grandes distâncias em redes. Por ser um recurso caro ainda não é acessível para redes locais.

    11. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.
    Não há um servidor central que controla a rede. Cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como cliente como servidor. permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.


    12. Uma rede de computadores com computadores distintos, mas tanto o cliente quanto o servidor podem residir no mesmo computador.

    13. Adequação a ligações ponto a ponto ou multiponto: alguns tipos de cabo são mais adequados para serem utilizados em ligações ponto a ponto enquanto outros são mais adequados para ligações multiponto. Lembre-se de que isso tem impacto, por exemplo, na quantidade de cabo necessária.

    14. Topologia estrela.

    0bs: uma questão repetida

    ResponderExcluir
  20. Dolores S. da M. de Oliveira16 de julho de 2013 às 16:38

    5)Explique como funciona a Técnica de cancelamento utilizado nas Redes de Computadores.
    RESPOSTA: Dependendo do sentido da corrente que está circulando no fio, isto é, se é positiva ou então negativa. No esquema usado pelo par trançado, como cada par transmite a mesma informação só que com a polaridade invertida, cada fio gera um campo eletromagnético de mesma intensidade mas em sentido contrário.Com isso, o campo eletromagnético gerado por um dos fios é anulado pelo campo eletromagnético gerado pelo outro fio.
    6)Qual a diferenças entre os cabos STP e UTP?
    RESPOSTA:
    Par trançado sem blindagem (Unshilded Twisted Par): O cabo de par trançado não blindado (UTP)
    Par trançado com blindagem (Shilded Twisted Par): O cabo STP combina as técnicas de blindagem,
    cancelamento e trançamento de fios.
    O cabo UTP oferece algumas vantagens conforme descrito abaixo:
    • Não tem blindagem, portanto não necessita de Aterramento.
    • Mantém impedância constante de 100 OHMS sem terminadores.
    • Cabo leve, fino, de baixo valor por metro e de conectores baratos.
    • No cabeamento estruturado para o cabo UTP, quando há mal contato ou o cabo é interrompido,
    apenas um micro pára de funcionar, enquanto o resto da Rede continua funcionando normalmente.
    • Permite taxas de Transmissão da ordem de 155 Mbps por par.
    • Alcança velocidades de 155Mb/s à 622Mb/s ATM ou FastEthernet 100Mb/s.

    7) Nas Redes existem os conceitos de broadcasting, multicanting e Unicanting. O que significam?
    RESPOSTA:
    Mensagens Unicast: Essas são mensagens que são enviadas de um computador para o outro. Elas não são direcionadas para outros. Se você te um amigo nesse evento social, isso é equivalente a levar ele ou ela ao seu lado para uma conversa privada. É claro, existe ainda a possibiliade de mais alguém no evento escutar demais suas conversa—ou da mesma forma parte dela. É bem verdade que na internet—o endereçamento de mensagem para um computador particular não é garantia que outros também não irão lê-lá, apenas que normalmente eles não farão isto.

    Mensagens Broadcast: Como o nome sugere,estas mensagens são para cada remetente em uma rede. Elas são utilizadas quando uma parte da informação atual necessita se comunicar com cada um na rede, ou usada quando a estação de transmissão precisa enviar para apenas um receptor, mas não conhece este endereço. Por exemplo, suponha que em uma nova chegada em um reunião social viu-se um Sedan azul com placas de New Hampshire em um estacionamento que tinha luzes à sua esquerda. Ele é claro não sabe cujo caro se refere. O melhor caminho para comunicar está informação é ir para o programa que terá que fazer o recebimento de avisos que será visto por todos, incluindo os proprietérios dos veículos. Na internet, as mensagens Broadcast são usadas numa variedade de finalidades incluindo o encontro de locais de estações particulares ou aparelhos que administram diferentes serviços.

    Mensagens Multicast: Estas são um compromisso prévio entre dois tipos: Elas são enviadas para um grupo de estações que se reunem em um local com critério particular. Estas estações são usualmente relatadas para cada um de algum modo, como servir para uma função simples, ou em um local que serve de grupo particular Multicast. Perceba também que uma pessoa pode também considerar uma mensagem Broadcast como sendo um caso especial de Multicast, onde o grupo é cada um. De volta para nossa analogia: Esta pode ser alguma coisa como um grupo de amigos os quais vão para uma grande sala social e eles estão juntos em uma pequena discussão grupal—ou talvez utilizem rádios para falar entre si a uma distância. Técnicas especiais da Multicasting requerem que esclareça o que o grupo de receptores está pretendendo.


    ResponderExcluir
  21. Dolores S. da M. de Oliveira16 de julho de 2013 às 16:38

    8) De que tipo é o cabo 10Base2? E o que significa o número 10 e o número 2?
    RESPOSTA:
    é um padrão de rede Ethernet que utiliza cabo coaxial fino.
    sintaxe 10BASE2 é decomposta em um primeiro número, no caso 10 é a velocidade de transmissão em megabits por segundo (10 Mbps, ou 10 milhões de bits por segundo); o segundo termo que, no caso é o BASE, significa que a transmisão é em banda base (baseband), ou seja a onda portadora do sinal não tem modulação; e o último número é a distância máxima, 2 significa que a distância maxima é de 200 metros, sendo, na verdade, uma aproximação, já que a distância verdadeira é de 185 metros.
    9) Entre os componentes do cabo Coaxial, temos um dielétrico, para que serve?
    RESPOSTA: determinar a intensidade do sinal e distância de transmissão.
    10) O que torna a fibra ótica ainda não acessível economicamente para a utilização em Redes locais?
    RESPOSTA: o custo alto
    11) Nas Redes de Computadores, o que significa o termo cross-over?
    RESPOSTA: É conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) Computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (HUB ou SWITCH) ou a ligação de modems.

    12) O que são Redes Ponto a Ponto?
    RESPOSTA: A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los.
    13) O que são Redes Cliente Servidor?
    RESPOSTA: Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).
    Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos.




    14) Por qual motivo temos que utilizar os padrões T568A e T568B nas Redes de Computadores?
    RESPOSTA: Na prática, podem ser feitas diferentes combinações de cores nas duas extremidades dos cabos, isso, no entanto, acarretaria a criação de um padrão próprio que poderia dificultar a manutenção da rede no futuro, para evitar esse problema, existem dois padrões universais amplamente utilizados: o T568A e o T568B.

    15) Qual a Topologia adotada nos computadores abaixo?
    RESPOSTA: -Fisicamente estrela e logicamente barramento

    ResponderExcluir
  22. Aluna Elba Joice Silva de Sousa

    ATIVIDADE 1

    1- É um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2(dois) computadores pelas respectivas placas de redes sem a necessidade de um conector ( Hub ou Switch) ou a ligação de modems.

    2-Porque utilizando os quatro pares de fio simultaneamente, as informações são enviadas por vez, não sendo executado o envio e recebimento de dados ao mesmo tempo.

    3- Tipos de rede sem fio

    4-Topologia em Estrela
    Vantagem.
    Simplicidade de implementação
    Baixo custo
    Desvantagem
    Problema no Hub, a rede toda para (Há Solução?)

    Topologia em Anel
    Vantagem
    Direcionamento simples.
    Possibilidade de ter dois anéis funcionando ao mesmo tempo, onde caso exista falha em um, somente ocorrerá uma queda de performance
    Desvantagem
    Quebra do anel (Há Solução?)

    Tipologia em Barramentos
    Vantagem
    O uso de cabo é econômico.
    Simples e relativamente confiável.
    Fácil expansão.
    Desvantagem
    rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado.
    Problemas são difíceis de isolar.
    Falha no cabo paralisa a rede inteira.

    5- As informações circulam repetida em dois fios, sendo que no segundo fio a informação possui a sua polaridade invertida .Todo fio produz um campo eletromagnético ao seu redor quando um dado é transmitido.

    6- STP Par trançado com blindagem eUTP par trançado blindagem externamente.

    7- Broadcasting – comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços.
    Multicast- comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes.
    Unicast- comunicação na qual um quadro é enviado de host e endereçado a um destino específico.

    8- Cabo Coaxial Fino ou cabos Thinnet
    10 significa que os cabos podem transmitir dados a uma velocidade de até 10 megabits por segundo.2 teoricamente significa 200 metros, mas que na prática é apenas um arredondamento,pois nos cabos 10Base2 a distância máxima utilizável é de 185 metros.

    ResponderExcluir
  23. Marcos Müller Piedade Cardoso16 de julho de 2013 às 16:41

    Atividade 1

    Pesquise e responda:

    1) O que significa o termo crossover nas Redes de Computador?
    Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placa de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Suitch) ou a ligação de moldems.

    2) As Redes 1000 Base T (Gigabit Ethernet) utilizam o par trançado categoria 5 que possuem a transmissão máxima de 100 Mbps, então como podem transmitir dados com maior velocidade utilizando o cabo citado?
    Isso é possível porque o sistema Gigabit Ethernet utiliza um esquema onde os quatro pares de fios são usados simultaneamente , isto é, os quatro pares são usados para transmitir pedaços da mesma informação e cada par é bi-direcional e trabalha em modo full-duplex.

    3) O que são Redes de computadores Lan, Man e Wan?
    LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;
    MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN;
    WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.

    4) Explique cada uma das topologias de Redes, descrevendo suas vantagens e desvantagens.
    Topologia tipo estrela: todos os nós são ligados ponto a ponto a uma só nó central, sua vantagem é sua simplicidade de implementação e baixo custo e sua desvantagem é se o hub sofre qualquer problema, todos os outros nós não poderão se comunicar.
    Topologia tipo anel: os nós compartilham da o mesmo meio de transmissão, se comunicando através de do conceito de redes de difusão, sua vantagem os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um receptor em cada estação e sua desvantagem está no fato que se houver um problema com a linha de transmissão a rede fica indispensável.
    Topologia tipo barramento: os nós ficam conectados a uma única linha de transmissão e todos compartilham o mesmo meio tanto para receber como para enviar mensagens, suas vantagens são: Facilidade de instalação; Simples e barato; Se um computador falhar, ele não afeta os outros computadores; Impressoras podem ser compartilhadas; Minimizando a quantidade de cabo utilizado na ligação à rede e suas desvantagem: Se o cabo principal falhar, todas as outras fontes vão morrer; Reconfiguração para isolamento de falhas e instalação de novos dispositivos tendem a ser difícil, já que a rede é projetada para ser mais eficiente durante a instalação; Quanto maior a distância coberta por um sinal ao longo da linha de comunicação maior o calor produzido devido à energia ser transformada para aquecer tornando o sinal mais fraco, quanto mais ele se desloca; Uma falha ao longo da linha de comunicação comum deixa todas as transmissões na rede; Limitação de conexão.

    ResponderExcluir
  24. 9- Serve para isolar e impedir a passagem de correntes elétricas para o fio de cobre.
    10-O custo do metro do cabo de fibra ótica não é elevado em comparação com os cabos convencionais. Entretanto seus conectores são bastantes caros, assim como a mão de obra necessária para sua montagem.

    12- É uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. Cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor.

    13- É uma estrutura de aplicação distribuída que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou servidor, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.

    14- Para que não seja um cabo direto e sim um cabo crossover.

    15- Fisicamente estrela e logicamente barramento

    ResponderExcluir
  25. Marcos Müller Piedade Cardoso16 de julho de 2013 às 16:43

    5)Explique como funciona a Técnica de cancelamento utilizado nas Redes de Computadores.
    Usa uma técnica contra ruido eletromagnético chamada de cancelamento, no qual ele anula o campo magnético, essa técnica transmite o sinal duas vezes, com o segundo sinal “espelhado” (polaridade invertida).

    6) Qual a diferenças entre os cabos STP e UTP?
    A diferença está no cabo STP, que possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada.

    7) Nas Redes existem os conceitos de broadcasting, multicanting e Unicanting. O que significam?
    Broadcasting: comunicação na qual o quadro é enviado de um endereço a todos remetentes, enquanto no multicanting: comunicação na qual o quadro é enviado de um endereço para um grupo específico de remetentes e no Unicanting: comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico.

    8) De que tipo é o cabo 10 Base 2? E o que significa o número 10 e o número2?
    Cabo coaxial fino, o “10” na sigla 10Base2, significa que os cabos podem transmitir dados a um velocidade de até 10 megabites po segundo, e o “2” que toricamente significaria 200 metros, mas que na prática é apenas um arredondamento, pois a distância máxima utilizável é de 185 metros.
    9) Entre os componentes do cabo Coaxial, temos um dielétrico, para que serve?
    Serve para preservar a capacidade eletrica do cabo e fornecer uma capacitância mais baixa e uma maior velocidade de propagação. Isto irá resultar em um cabo com características de perdas baixas e atenuação reduzida do sinal.
    10) O que torna a fibra ótica ainda não acessível economicamente para a utilização em Redes locais?
    O custo alto de seus conectores, assim como a mão de obra necessária para sua montagem.
    11) Nas Redes de Computadores, o que significa o termo cross-over?
    Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placa de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Suitch) ou a ligação de moldems.

    12) O que são Redes Ponto a Ponto?
    Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor.


    13) O que são Redes Cliente Servidor?
    A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).
    Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos. Nos sistemas cliente/servidor o processamento tanto do servidor como o do cliente são equilibrados, se for gerado um peso maior em um dos dois lados, provavelmente, esse não é um sistema cliente/servidor.

    14) Por qual motivo temos que utilizar os padrões T568A e T568B nas Redes de Computadores?
    São utilizados porque a associação das industrias de telecomunicações estabeleceram um padrão, no qual eles estão dentro do padrão EIA/TIA, referentes a padronização de cabeamento de edifícios comerciais para produtos e serviços de telecomunicações.

    15) Qual a Topologia adotada nos computadores abaixo?
    Estrela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jardel Cavalcante Silva16 de julho de 2013 às 16:47

      1) R: Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.
      A alteração dos padrões das pinagens dos conectores RJ45 dos cabos torna possível a configuração de cabo crossover.
      A ligação é feita com um cabo de par trançado onde tem-se em uma das pontas o padrão T568A e na outra T568B, que são as cores:
      Padrão T568A: Branco Verde, Verde, Branco Laranja, Azul, Branco Azul, Laranja, Branco Marrom, Marrom
      Padrão T568B: Branco Laranja, Laranja, Branco Verde, Azul, Branco Azul, Verde, Branco Marrom, Marrom

      2) R: Para aumentar o volume de dados transmitidos via cabo par trançado utiliza-se a categoria 5e. Utilizando os quatro pares de fios simultaneamente, isto é, os quatro pares de fios são usados para transmitir pedaços da mesma informação.

      3) R: LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;

      MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN;
      WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.

      Excluir
  26. Suely primeira parte16 de julho de 2013 às 16:46

    ATIVIDADE 1
    Suely do socorro de Andrade Ferreira

    1- O que significa o termo CROSSOVER nas redes de computadores?
    -É um cabo de par trançado

    2-As Redes 1000 BaseT (Gigabit Ethernet)utilizamo par trançado categoria 5 que possuem a transmissão máxima de 100 Mbps,então como podemos transmitir dados com maior velocidade utilizando o cabo citado?
    - Ele consegue atingir uma taxa de transferência de 1000 Mbps porque transmite dois bits por vez e usa quatro pares de cabo.


    3- O que são redes de computador LAN, MAN e WAN?
    LAN – rede sem fio locais que usa ondas de rádio para fazer uma conexão internet ou entre uma rede.
    MAN- Permite que os usuários estabeleçam conexões sem fio entre vários locais em uma área metropolitana.
    WAN – Permitem que os usuários estabeleçam conexões sem fios em rede remotas privadas ou públicas(redes geograficamente distribuídas ou de longa distancia.)


    4- Explique cada uma das topologias de redes, descrevendo suas vantagens e desvantagens.
    - Em Estrela – Os nós são ligados ponto a ponto a uma switch. A grande vantagem é que é simples e fácil de fazer e de baixo custo mas a sua desvantagem é que se der algum problema na switch todos os outros nós não poderão se comunicar.

    -Em Anel- Os nós compartilham o mesmo meio de transmissão, se comunicando através do conceito de redes de difusão (broadcasting). A vantagem é que as mensagens são enviadas para todos os destinatários da rede. A desvantagem está se houver um problema com a linha de transmissão a rede fica indisponível.

    - Em Barramento – Os nós ficam conectados a uma única linha de transmissão. A vantagem é que todos compartilham o mesmo meio tanto para receber como para enviar mensagens. A desvantagem é que caso haja algum problema com o meio de transmissão todos os nós ficaram incomunicáveis.


    5-Explique como funciona a técnica de cancelamento utilizado nas redes de computador?
    No esquema usado pelo par trançado , como cada par transmite a mesma informação só que com a polaridade investida , cada fio gera um campo eletromagnético de mesma intensidade mas em sentido contrário. Com isso, o campo eletromagnético gerado por um dos fios é anuladoi pelo campo eletromagnético gerado pelo outro fio.

    6- Qual a diferencia entre os cabos STP e UTP?
    A diferença entre eles é que os cabos brindados (STP)além de contarem com a proteção do entrelaçamento dos fios possuem uma brindagem externa.

    7- Nas redes existem os conceitos de broadcasting, multicanting e Unicanting. O que significam?

    Unicasting- Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet.

    Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.

    Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local.

    ResponderExcluir
  27. Jardel Cavalcante Silva16 de julho de 2013 às 16:48

    4) R: O termo topologia, ou mais especificamente, topologia de rede, refere-se à disposição física de computadores, cabos e outros componentes de rede.

    A escolha de uma topologia em detrimento de outra resulta em vários factores que devem ser considerados, como por exemplo:

    · Tipo de equipamento que a rede precisa;

    · Capacidade do equipamento;

    · Crescimento da rede;

    · Maneira pela qual a rede é gerida.

    Topologia em Estrela
    Numa topologia em estrela, vamos ter uma identidade central ao sistema que tanto pode ser um server ou um simples computador munido de alguma “inteligência”.
    Vantagens:
    Maior autonomia de cada nó;
    Funções centralizadas para equipamento de diagnóstico.
    Desvantagens:
    Necessitam de uma maior quantidade de cabo;
    No caso de uma unidade central não ser um file server obriga a aquisição de uma unidade de comutação que por si só representa um gasto extra, que não se verifica em nenhuma outra topologia.
    Topologia em Anel
    Uma rede em anel, é basicamente um conjunto de estações de trabalho ligadas a um anel de cabo. As topologias em anel são raramente utilizadas em redes locais pelo facto de não oferecerem um ponto de gestão da rede central à mesma.
    Vantagens:
    Pelo dispositivo de redireccionamento pode ser enviada a informação no sentido oposto ao normal, em caso de avaria numa linha;
    Utilizam cabo de uma forma mais eficiente e económica quando se cobre uma área geograficamente grande.
    Desvantagens:
    A não existência de uma zona central para monitorização da rede.
    Topologia Ponto a Ponto
    Nas redes ponto a ponto, existe uma ligação física entre os dois equipamentos em comunicação. Este tipo de ligação é o mais utilizado quando uma boa performance é o objectivo principal na escolha da rede.
    Topologia em BUS
    A topologia em BUS é a forma mais simples de implantar uma rede de multi-nós. Esta topologia é limitada ao número de nós que pode suportar em cada troço.
    Vantagens:
    Utilização de uma quantidade mínima de cabo;
    As partes de hardware necessárias não são dispendiosas.
    Desvantagens:
    Um cabo danificado ou um nó de inferior qualidade pode danificar uma rede inteira.

    ResponderExcluir
  28. Jardel Cavalcante Silva16 de julho de 2013 às 16:50

    5) R: O que a técnica de cancelamento faz é transmitir o mesmo sinal duas vezes, com o segundo sinal “espelhado” (polaridade invertida) comparado ao primeiro, como você pode ver na figura. Então, quando os dois sinais são recebidos (que devem ser iguais, mas “espelhados”) o dispositivo receptor pode compará-los. A diferença entre esses dois sinais é ruído, o que faz com que o dispositivo receptor reconheça-o facilmente e descarte-o. O fio +TD significa “Transmissão de Dados” e o fio +RD significa “Recepção de Dados”. -TD e -RD são as versões “espelhadas” do mesmo sinal sendo transmitido nos fios +TD e +RD, respectivamente.

    6) R: Shielded Twisted Pair - STP ou Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado. Caso o ambiente possua umidade, grande interferência eletromagnética, distâncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao sol ainda é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica.

    Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Trançado sem Blindagem: é o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5e; é o mais barato para distâncias de até 100 metros; Para distâncias maiores emprega-se cabos de fibra óptica. Sua estrutura é de quatro pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC. Pela falta de blindagem este tipo de cabo não é recomendado ser instalado próximo a equipamentos que possam gerar campos magnéticos (fios de rede elétrica, motores, inversores de frequência) e também não podem ficar em ambientes com umidade.

    7) R: Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local.

    Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.

    Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet.


    8) R: 10BASE2 (conhecido como thinnet ou cheapnet) é um padrão de rede Ethernet que utiliza cabo coaxial fino, daí de ser denominado thinnet. O cabo transmite sinais a 10 Mbps e a uma distância máxima de 185 metros (aproximadamente 200 jardas), por segmento.

    O 10 é a velocidade de transmissão em megabits por segundo (10 Mbps, ou 10 milhões de bits por segundo); o segundo termo que, no caso é o BASE, significa que a transmisão é em banda base (baseband), ou seja a onda portadora do sinal não tem modulação; e o último número é a distância máxima, 2 significa que a distância maxima é de 200 metros, sendo, na verdade, uma aproximação, já que a distância verdadeira é de 185 metros.

    ResponderExcluir
  29. Jardel Cavalcante Silva16 de julho de 2013 às 16:51

    9) R: O material dielétrico de um cabo coaxial é outro ponto que também deve ser considerado com muito cuidado. O material dielétrico e sua composição são pontos críticos de resposta e desempenho dos cabos coaxiais, uma vez que são responsáveis pelas características elétricas como capacitância, velocidade de propagação, impedância e atenuação do cabo. Estes parâmetros irão determinar a intensidade do sinal e distância de transmissão. É recomendada a escolha de dielétricos com propriedades elétricas excelentes como o polietileno. Este material irá fornecer uma capacitância mais baixa e uma maior velocidade de propagação. Isto irá resultar em um cabo com características de perdas baixas e atenuação reduzida do sinal.


    10) R:
    Custo ainda elevado de compra e manutenção;
    Fragilidade das fibras óticas sem encapsulamento;
    Dificuldade de conexões das fibras óticas;
    Acopladores tipo T com perdas muito grandes;
    Impossibilidade de alimentação remota de repetidores;
    Falta de padronização dos componentes óticos.

    11) R: Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.
    A alteração dos padrões das pinagens dos conectores RJ45 dos cabos torna possível a configuração de cabo crossover.
    A ligação é feita com um cabo de par trançado onde tem-se em uma das pontas o padrão T568A e na outra T568B, que são as cores:
    Padrão T568A: Branco Verde, Verde, Branco Laranja, Azul, Branco Azul, Laranja, Branco Marrom, Marrom
    Padrão T568B: Branco Laranja, Laranja, Branco Verde, Azul, Branco Azul, Verde, Branco Marrom, Marrom

    12) R: Nas redes ponto a ponto, existe uma ligação física entre os dois equipamentos em comunicação. Este tipo de ligação é o mais utilizado quando uma boa performance é o objectivo principal na escolha da rede.

    13) R: São estruturas de aplicação distribuída que distribuem as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes. Geralmente os clientes e servidores comunicam através de uma rede de computadores em computadores distintos, mas tanto o cliente quanto o servidor podem residir no mesmo computador.
    Um servidor é um host que está executando um ou mais serviços ou programas que compartilham recursos com os clientes. Um cliente não compartilha qualquer de seus recursos, mas solicita um conteúdo ou função do servidor. Os clientes iniciam sessões de comunicação com os servidores que aguardam requisições de entrada.

    14) R: Teoricamente os cabos podem ser feitos de qualquer maneira, desde que o pino 1 de uma extremidade seja conectado ao pino 1 da outra extremidade e assim sucessivamente para todos os 8 pinos dos conectores, ou seja, se você conectar o fio marrom ao pino 1 de uma extremidade, deverá conectar o pino 1 ao fio marrom da outra extremidade do cabo.
    O problema desse procedimento é que você criará um padrão de cabos só seu e que só funcionará naquela determinada rede. No futuro, se um técnico precisar fazer a manutenção em um cabo, ele ficará simplesmente perdido.
    A modificação aleatória do ordem dos fios pode causar a "Paradiafonia", que é o vazamento de energia elétrica entre pares de fios do mesmo cabo, podendo causar problemas na rede. Nós observamos que, como o próprio nome diz ao cabo, os fios formam pares trançados onde estas tranças protegem os sinais da interferência externa. Esta proteção só existe quando estes pares fazem parte do mesmo circuito.
    Para evitar esses tipos de problemas, existem dois padrões internacionais amplamente utilizados: T568A e T568B.
    Desta forma, basta optar por um dos dois padrões e fazer os cabos de acordo com a ordem dos fios
    impostas por eles. Assim não haverá dúvidas na hora de montar os cabos e na sua manutenção.

    15) R: Fisicamente Estrela e logicamente linear.

    ResponderExcluir
  30. Pesquise e responda:
    1)O que significa o termo crossover nas Redes de Computador?
    É um dispositivo localizado na parte interna do hub responsável pela conecção de sinais de saída das maquinas (TD) às entradas de dados das demais maquinas (RD) e vice-versa, para que possa haver uma comunicação.
    2)As Redes 1000 BaseT (Gigabit Ethernet) utilizam o par trançado categoria 5 que possuem a transmissão máxima de 100 Mbps, então como podem transmitir dados com maior velocidade utilizando o cabo citado?
    Isso é possivel porque o sistema Gigabit Ethernet utiliza um esquema onde os quatro pares de fios são usados simultaneamente, isto é, os quatro parea são usados para transmitir pedaçõs da mesma informação. Cada par é bi-direcional e trabalha em modo full-duplex.

    3) O que são Redes de computadores Lan, Man e Wan?
    LAN: é uma rede local sem fio que usa ondas eletromagnéticas (rádio ou infravermelho) para transmitir informação de um ponto a outro (Internet ou entre uma rede); MAN: permite que os usuários estabeleçam conexões sem fio entre vários locais em uma área metropolitana - ex: entre vários prédios de escritórios em uma cidade ou em um compus universitário - sem custo elevado proveniente da instalação de cabos de cobre ou fibra e da concessão de linhas; WAN: permitem que os usuários estabeleçam conecções sem fio em redes remotas privadas ou publicas.
    4) Explique cada uma das topologias de Redes, descrevendo suas vantagens e desvantagens.
    A topologia em Estrela é caracterizada por um elemento central (hub ou switch) que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó. A grande vantagem dessa topologia é a sua simplicidade de implementação e baixo custo. Sua desvantagem é se o hub sofrer qualquer problema, todos os outros nós não poderão se comunicar; A topologia em Anel é caracterizada como um caminho unidirecional, isto é, os nós compartilham o mesmo meio de transmissão, formando um círculo lógico, sem um final definido, o qual possibilita a comunicação através do conceito de redes de difusão (broadcasting). A vantagem dessa topologia é que os sinais sofrem menos distorçoes e atenuação nos enlaces das estações. Sua desvantagem está no fato que se houver um problema com a linha de transmissão a rede fica indisponivel. A topologia em Barramento tem os nós conectados a uma única linha de transmissão, por meio da qual todos compartilham o mesmo meio tanto para receber quanto para enviar mensagens. A vantagem dessa topologia é o uso de redes de difusão, custo baixo, fácil de trabalhar e instalar, simples e relativamente confiável. Sua desvantagem está no fato de caso haja algum problema com o meio de transmissão - como o rompimento do cabo, todos os nós da rede ficarão incomunicáveis.

    5) Explique como funciona a Técnica de cancelamento utilizado nas Redes de Computadores.

    Através dessa técnica - inerente somente ao cabo UTP, pois eles não são trançados - , as informações circulam repetidas em dois fios, sendo que no segundo fio a informação possui a polaridade invertida. Cada par transmite a mesma informação só que com a polaridade invertida, cada fio gera fio produz um campo eletromagnético de mesma intensidade mas em sentido contrário. Com isso, o campo eletromagnético gerado por um dos fio é anulado pelo campo eletromagnético gerado pelo outro fio.

    ResponderExcluir
  31. 6) Qual a diferenças entre os cabos STP e UTP?

    Os cabos STP possuem a proteção do entrelaçamento dos fio e uma blindagem externa, enquanto os UTP não possuem essas características.
    7) Nas Redes existem os conceitos de broadcasting, multicanting e Unicanting. O que significam?
    Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet; Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local; Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.


    8) De que tipo é o cabo 10Base2? E o que significa o número10 e o número 2?
    Cabo Coaxial Fino. O “10” na sigla em evidencia significa que os cabos podem transmitir dados a uma velocidade de até 10 megabits por segundo e o “2” teoricamente corresponde a distância de 200 metros, mas o máximo que chega na prática é 185.

    9) Entre os componentes do cabo Coaxial, temos um dielétrico, para que serve?
    Serve como isolamento interno.
    10) O que torna a fibra ótica ainda não acessível economicamente para a utilização em Redes locais?

    O fator que eleva o custo para a instalação da fibra ótica é a mão de obra necessária para o processo, o custo de ferramentas e dos conectores.

    ResponderExcluir
  32. 11) Nas Redes de Computadores, o que significa o termo cross-over?
    Item repetido.

    12) O que são Redes Ponto a Ponto?
    Rede ponto a ponto é aquela na qual não existe um servidor fixo, ou seja, qualquer computador pode compartilhar recursos com os demais da rede.

    13) O que são Redes Cliente Servidor?
    A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).
    Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos. Nos sistemas cliente/servidor o processamento tanto do servidor como o do cliente são equilibrados, se for gerado um peso maior em um dos dois lados, provavelmente, esse não é um sistema cliente/servidor.

    14) Por qual motivo temos que utilizar os padrões
    T568A e T568B nas Redes de Computadores?
    Porque foram estabelecidos pela associação das indústrias de telecomunicações, dentro do padrão EIA/TIA, referentes a padronização de cabeamento de edifícios comerciais para produtos e serviços de telecomunicações.

    15) Qual a Topologia adotada nos computadores
    abaixo?
    Estrela

    ResponderExcluir
  33. ANTONIO JERRY COSTA DA SILVA16 de julho de 2013 às 17:19

    Atividade 1
    Pesquise e responda:

    1) O que significa o termo crossover nas Redes de Computador?
    É um cabo, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede de par traçado que permite a ligação de 2 (dois) computadores sem a necessidade de um concentrador.

    2)As Redes 1000BaseT (Gigabit Ethernet) utilizam o par trançado categoria 5 que possuem a transmissão máxima de 100 Mbps, então como podem transmitir dados com maior velocidade utilizando o cabo citado?
    Utilizando os quatro pares de fios simultaneamente, isto é, os quatro pares de fios são usados para transmitir pedaços da mesma informação.

    3) O que são Redes de computadores Lan, Man e Wan?
    LAN é o acrônimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida,
    MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN.
    WAN significa Wide Area Network, é como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica.

    4) Explique cada uma das topologias de Redes, descrevendo suas vantagens e desvantagens.
    Topologia Estrela: todos o nós são ligados ponto-a-ponto a um nó central, atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado o concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações
    Vantagem: simplicidade de implementação, baixo custo e se houver falha de um computador não afeta o restante da rede.
    Desvantagem: se houver uma falha no dispositivo central paralisa a rede inteira.
    Topologia Anel: os nós compartilha o mesmo meio de transmissão formando um circuito fechado.
    Vantagem: Todos os computadores acessam a rede igualmente.
    Desvantagem: se houver um problema com a linha de transmissão a rede fica indisponível.
    Topologia Barramento: Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados e todos compartilham o mesmo meio tanto para receber como para enviar mensagens.
    Vantagem: Uso de cabo é econômico e de fácil expansão.
    Desvantagem: se houver rompimento de cabo, todos os nós da rede ficarão incomunicáveis e Problemas são difíceis de isolar.

    5)Explique como funciona a Técnica de cancelamento utilizado nas Redes de Computadores.
    Como sabemos as informações circulam repetidas em dois fios, sendo que no segundo fio a informação possui polaridade invertida, como todo fio produz campo eletromagnético ao seu redor, esse magnetismo provoca interferência (ruido). O cancelamento consiste em enrolar um fio a outro para anular o campo gerado e elevar a força dessa proteção eletromagnética, por isso é chamado de técnica de cancelamento.

    ResponderExcluir
  34. ANTONIO JERRY COSTA DA SILVA16 de julho de 2013 às 17:22

    6)Qual a diferenças entre os cabos STP e UTP?
    O cabo UTP possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Já o cabo STP não possui blindagem é mais barato, de fácil manuseio, no entanto este tipo de cabo não é recomendado ser instalado próximo a equipamentos que possam gerar campos magnéticos.

    7) Nas Redes existem os conceitos de broadcasting, multicanting e Unicanting. O que significam?
    Unicast: Comunicação na qual um dado é enviado de um host e endereçado a um destino específico;
    Multicast: Comunicação na qual um dado é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes.
    Broadcast: Comunicação na qual um dado é enviado de um endereço para todos os outros endereços.

    8) De que tipo é o cabo 10Base2? E o que significa o número 10 e o número 2?
    Cabo coaxial fino, 10: velocidade de 10 megabits por segundo 2: alcance de 200 metros

    9) Entre os componentes do cabo Coaxial, temos um dielétrico, para que serve?
    Para ser usado em fiação de TV

    10) O que torna a fibra ótica ainda não acessível economicamente para a utilização em Redes locais?
    Devido ao seu elevado custo, os cabos comparados com os convencionais não são caros, no entanto os conectores são muito caros, assim com a mão de obra necessária para a montagem.


    11) Nas Redes de Computadores, o que significa o termo cross-over?
    É um cabo, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede de par traçado que permite a ligação de 2 (dois) computadores sem a necessidade de um concentrador.

    12) O que são Redes Ponto a Ponto?
    Ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor.

    13) O que são Redes Cliente Servidor?
    Redes é um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de computadores e outros dispositivos, com a finalidade de trocar informações e partilhar recursos.
    Cliente são computadores que acessam os serviços de um servidor;
    Servidor é o local central onde os usuários compartilham e acessam recursos da rede;


    14) Por qual motivo temos que utilizar os padrões T568A e T568B nas Redes de Computadores?
    Primeiro por que é norma da IEEE, segundo facilitar o processo e manutenção dos mesmos.

    15) Qual a Topologia adotada nos computadores abaixo?
    Fisicamente a Topologia Estrela, locagicamente a Topologia Barramento

    ResponderExcluir
  35. Dannyelle Costa Silva Lisboa16 de julho de 2013 às 17:48

    Ufra- Parfor
    Aluna: Dannyelle Costa Silva Lisboa Turma: Licenciatura da Computação 2011


    Atividade 1 :
    1) R: crossover é um filtro eletrônico ; tipo de cabo que liga dois computadores em rede. Liga dois dispositivos(sem um hub) ou para interli8gar dois hubs.
    2) R: No Padrão 1000baseT o número de pares de cabos usados difere dos demais utilizados em padrões anteriores, ele utiliza os quatro pares disponíveis no par trançado, por este motivo que ele consegue transmitir a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo.
    3 )R: - Lan: (Local Area Network) é uma rede de computadores local. Ex:laboratório de informática de escola.
    - MAN: ( Metropolitan Area Network) é uma rede que interliga várias redes próximas, ou seja, várias LANs.
    - WAN: ( World Area Network) é a internet, rede mundial de computadores. É a rede de longa distância, também conhecida como rede geograficamente distribuída, abrange país e continente.
    4) R: - Barramento: todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Compartilhando mesmo meio tanto para enviar como para receber as informações. Vantagens: uso de cabo econômico, fácil de instalar e trabalhar, fácil expansão. Desvantagens: se houver de um dos nós haverá também falha na transmissão dos dados.
    - Anel: os dispositivos são conectados em séries, formando circuito fechado.Os dados são transmitidos de nó em nó até atingir o destino. Vantagem: a rede é acessada igualmente para todos os computadores. Desvantagem: A quebra de um anel afeta toda a rede, havendo problema na transmissão.
    - Estrela: utiliza cabos de par trançado e concentrador como ponto central de rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações. Vantagens: simplicidade na transmissão, baixo custo, facilidade na localização de possíveis problemas. Desvantagens: se dá quando um hub sofre qualquer problema, havendo falha na comunicação de todos os outros nós.
    5) R: São correntes eletromagnéticas circulando em sentidos opostos, com alta força no campo, podendo causar ruídos, podendo haver também anulação de correntes.

    ResponderExcluir
  36. Dannyelle Costa Silva Lisboa16 de julho de 2013 às 17:49

    6) R: O STP ocorre no cabo coaxial, não tem relação com o sinal e deve ser aterrado. Enquanto o UTP, por não ser blindando é propenso aos ruídos elétricos e as interferências externas.
    7) R: Na topologia barramento: - Unicanting: é quando um computador manda informação somente para um outro computador. – Multicanting: : é quando um computador manda informação para mais de um computador. –Broadscanting: : é quando um computador manda informação para todos os computadores.
    8) R: É o cabo coaxial grosso. O nº 10 significa a velocidade máxima de até 10 megabits por segundo na transmissão de dados.
    9) R: É um isolante elétrico, tem a função de blindagem contra as interferências externas.
    10) R: Não necessidades do uso de fibra ótica em redes locais para pequenas distâncias, devido o alto custo dos componentes, e na implementação, assim como ,

    ResponderExcluir
  37. Dannyelle Costa Silva Lisboa16 de julho de 2013 às 17:50

    na mão de obra que deve ser especializada. As vantagens ficam para implementação de grandes distâncias.
    11) (Repetida)
    12) R: É uma rede que não há servidor central, que controla a rede. Cada estação da rede é um ponto que funciona como cliente e como servidor, permitindo compartilhamento de serviços e dados.
    13) R: uma rede de computadores com computadores distintos, mas tanto o cliente como o servidor podem residir no mesmo computador
    14) R: O padrão foi estabelecido ,pois era necessário um modelo à ser seguido, pra facilitação de implementação e manutenção. Dessa maneira haveria um melhor serviço quanto ao uso dos cabos em locais como empresas, por exemplo.
    15) R: Topologia Estrela

    ResponderExcluir
  38. Respostas da atividade 1
    1) É a ligação que pode ser feita entre dois computadores via cabo ponto a ponto através de suas placas de rede, dispensando assim o uso de um HUB ou SWICH.
    2) No Padrão 1000baseT utiliza os quatro pares disponíveis no par trançado, por este motivo que ele consegue transmitir a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo. O gigabite ethernet, utiliza 2 bits por sinal com um clock de 125 MHz( o mesmo do 10 BaseT), ou seja, 125MHz x 2 bits por sinal x 4 sinais por vez = 1000 Mbps.
    3) Redes Lan é uma rede local, rede Man é uma rede que abrange espaços dentro de cidades, rede Wan é uma rede que possui alcance de grandes áreas geográficas .
    4) Topologias de redes são a descrição de como as redes de computadores estão interligadas, tanto9 do ponto de vista físico, como no lógico.
    Principais tipos de topologias de redes:
    — ESTRELA: este modelo adota um concentrador central que gerenciará a transmissão de dados entre os computadores ligados a rede. VANTAGENS: simplicidade de implementação e baixo custo; DESVANTAGENS: caso o concentrador sofrer algum dano toda a rede perde a comunicação entre si.
    — ANEL: neste modelo de rede os nós estão dispostos em circulo, utilizando geralmente ligações de ponto-a-ponto, se comunicando através de redes de difusão. VANTAGEM: simplicidade de implementação e baixo custo; DESVANTAGENS: o rompimento do anel causa falha na rede, e a limitação de expansão, quanto maior a rede mais lenta a transmissão de dados;
    —BARRAMENTO: neste modelo todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os computadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial. VANTAGEM: possibilidade de expansão em grande número; DESVANTAGEM: o rompimento do cabo principal causa danos da comunicação entre os nós da rede.
    5) Na técnica de cancelamento usada pelo fio trançado, cada par de fios possui a mesma informação, só que com polaridade invertida, cada fio gera um campo magnético de mesma intensidade mas em sentido contrário. Com isso, o campo eletromagnético gerado por um dos fios é anulado pelo campo do outro.
    6) O cabo UTP é sem blindado e o cabo STP é com blindagem. A única dierença é que os cabos blindados( STP ) além de contarem com a proteção do entrelaçamento dos fios, possuem uma blindagem externa, sendo apropriados para ambientes com fortes fontes de interferência.
    7) Unicast: Essas são mensagens que são enviadas de um computador para o outro. Elas não são direcionadas para outros. Se você te um amigo nesse evento social, isso é equivalente a levar ele ou ela ao seu lado para uma conversa privada.
    Broadcast: estas mensagens são para grupos de usuários.

    Mensagens Multicast: Elas são enviadas para um grupo de estações que se reunem em um local com critério particular. Estas estações são usualmente relatadas para cada um de algum modo, como servir para uma função simples, ou em um local que serve de grupo particular Multicast.

    ResponderExcluir
  39. Respostas parte II
    8) Cabo coaxial fino, 10: velocidade de 10 megabits por segundo 2: alcance de 200 metros
    9) Serve como isolamento interno, proteção do fio de cobre.
    10) Custo ainda elevado de compra e manutenção, Fragilidade das fibras óticas sem encapsulamento, Dificuldade de conexões das fibras óticas, Acopladores tipo T com perdas muito grandes...
    11) Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores .
    12) É uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. Cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor.
    13) A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los.
    14) Por que é um padrão utilizado no mundo todo, onde todos tem seguir para não ter problemas no momento de se montar uma rede.
    15) Fisicamente é uma topologia estrela, logicamente a topologia é de barramento.

    ResponderExcluir
  40. 1) O que significa o termo crossover nas Redes de Computador?
    É que permite a ligação de computadores sem a utilização de um concentrador

    2)As Redes 1000BaseT (Gigabit Ethernet) utilizam o par trançado categoria 5 que possuem a transmissão máxima de 100 Mbps, então como podem transmitir dados com maior velocidade utilizando o cabo citado?
    Transmitindo dois Bits por vez utilizando dois pares de par traçado, transmitindo a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo.

    3) O que são Redes de computadores Lan, Man e Wan?
    Redes Lan, são redes locais que interconecta computadores, tem um pequeno alcance.
    Redes Man, e capas de interliga redes em áreas geográficas como duas cidades tendo um alcance maior que a rede LAN. Normalmente e a interligação de varias redes LAN
    Redes Wan, abrange uma área geográfica distribuída interligando países e continentes.

    4) Explique cada uma das topologias de Redes, descrevendo suas vantagens e desvantagens.
    Na topologia estrela os computadores de interligam através de um concentrador central que pode ser um rub, switch, sua vantagem e que tem um baixo custo e simples de implandar, a desvantagem está em centralizar a conexão em um concentrador, pois se ele deixar de funcionar a transmissão e o compartilhamento de dados não será possível.

    Nas redes de topologia em anel, os computadores se conectam, formando um circuito fechado compartilhando o mesmo meio de transmissão. A desvantagem esta no fato que se houver com a linha de comunicação a rede fica indisponível.

    Nas redes em Barramento, os computadores se conectam a uma única linha de transmissão e compartilham o mesmo meio tanto para receber e para enviar mensagens.

    5)Explique como funciona a Técnica de cancelamento utilizado nas Redes de Computadores.
    Seda em fazer com que os campos magnéticos gerados pelos fios metálicos dos cabos de redes se anulem -se através do entrelaçamento dos cabos.

    6)Qual a diferenças entre os cabos STP e UTP?
    STP - cabo de par trançado blindado, ele possui uma blindagem que protege os pares de interferências externas.
    UTP - É o cabo normal muito etilizados nas redes de computadores em geral.

    ResponderExcluir
  41. 7) Nas Redes existem os conceitos de broadcasting, multicanting e Unicanting. O que significam?
    Os dois se trata do envio de informações em uma rede unicanting seda quando é enviado uma informação para um único destino ou computador.
    Multicantinf e o envio de uma informação para vários destinos ou computadores.

    8) De que tipo é o cabo 10Base2? E o que significa o número 10 e o número 2?
    Do tipo coaxial, o numero significa a taxa de transição e o alcance 10 mbps ate 20 metros.

    9) Entre os componentes do cabo Coaxial, temos um dielétrico, para que serve?
    Serve como isolamento interno, proteção do fio de cobre, proteção contra interferencia

    10) O que torna a fibra ótica ainda não acessível economicamente para a utilização em Redes locais?
    A fibra ótica é uma tecnologia cara e tem um auto custo para sua implementação em redes desse tipos.
    11) Nas Redes de Computadores, o que significa o termo cross-over?
    E o que permite interligar 2 computadores através de suas respectivas placas de redes

    12) O que são Redes Ponto a Ponto?
    Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estaçào como servidor.

    13) O que são Redes Cliente Servidor?

    O modelo cliente-servidor, em computação, é uma estrutura de aplicação distribuída que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.

    14) Por qual motivo temos que utilizar os padrões T568A e T568B nas Redes de Computadores?
    Para facilitar a manutenção pois os dois padrões são os mais utilizados.

    15) Qual a Topologia adotada nos computadores abaixo?
    Topologia estrela aparentemente mas pode ser em barramento internamente logicamente.

    ResponderExcluir
  42. 1)É um cabo de rede que serve para fazer a ligação entre dois equipamentos de camada 2 (switches e hubs) ou dois equipamentos de camadas superiores (routers e PCs). Ou seja, tanto permite ligar um PC a um router como 2 PCs sem utilizar um hub/switch

    2)Porque utilizando os quatro pares de fios simultaneamente, as informações são enviadas por vez, não sendo executado o envio e recebimento de dados ao mesmo tempo

    3)LAN : interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;
    MAN: podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligad
    a a uma rede WAN;
    WAN: normalmente são de caráter público, geridas por um operador de telecomunicações.
    4) Ponto a ponto é a mais simples, ela uni dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer, dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.
    Barramento: todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico, apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas.
    Estrela: utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas.
    5) Essa propriedade é inerente ao cabo UTP, onde ocorre a anulação de campos magnéticos, mas não interfere nos demais fios
    6)Cabo UTP par trançado sem blindagem ao passo que o cabo STP é blindado externamente
    7) Broadcastinfg é uma forma de transmissçao de dados onde todos os receptores recebem a mesma informação de forma simultanea
    Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes, um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.
    Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico, há apenas um remetente e um receptor, exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet
    8) coaxial fino; o 10significaque os cabos podem transmitir dados de uma velocidadede até 10megabits por segundo; significa banda base modulação digital que carrega sinais binários significaria 200 metros ou seja,,a distância máxima utilizável é de 185 metros.
    9) Para que haja o isolamento de passagem de corrente elétrica para o fio de cobre
    10) os conectores que são bastante caros e a mão de obra especializada necessária para a sua montagem
    11) Tipo de cabo par trançado onde numa das extremidades se utiliza o padrãoT5568A e na outra extremidade o padrão T568B
    12) é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede, cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estaçào como servidor.
    13) É quando numa rede de computadores, existe uma máquina (servidor) que compartilha recursos com outras máquinas chamadas de clientes.
    14) para ser feitas diferentes combinações de cores nas duas extremidades dos cabos, para facilitar a manutenção da rede no futuro, caso haja um problema, por isso existem dois padrões universais amplamente utilizados: o T568A e o T568B
    15) Fisicamente estrela e logicamente de barramento



    ResponderExcluir
  43. Márcio Braga do Vale17 de julho de 2013 às 13:23

    Rede de Computadores – UFRA – Belém
    Márcio Braga do Vale.
    Atividade 3
    1- Elas estão no mesmo segmento de rede.

    2- Elas não estão no mesmo segmento de rede.

    3- São eles que decidem qual caminho o tráfego de informações deve seguir, facilitando bastante a configuração de uma rede.

    4- Estáticos: este tipo é mais barato e é focado em escolher sempre o menor caminho para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento, enquanto que o dinâmico é mais sofisticado (e consequentemente mais caro) e considera se há ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo.

    5- Para permite a ampliação de seu número de portas.

    6- Os hubs ativos São repetidores que regeneram os sinais que recebem de suas portas antes de enviá-los para todas as portas.
    Os hubs passivos são concentradores de cabos que não possuem qualquer tipo de alimentação elétrica.
    Já o hub inteligente são hubs que permitem qualquer tipo de monitoramento.

    7- Pega o endereço de IP de origem e faz uma operação and, depois pega o endereço de IP de destino e faz novamente uma operação and, der os resultados forem iguais, eles estão na mesma rede.

    8- Ela serve para identificar seu computador como membro de uma rede ou subrede. Para definir a Porção Network Id e Host Id.

    9- Serve para que os computadores da rede vejam uns aos outros, ou seja, ocorra comunicação entre eles, assim cada computador de uma rede possui um endereço IP único nessa rede.

    10- A diferença fundamental entre um Hub e um Switch é que o switch é um Hub inteligente, por exemplo, uma das máquinas da rede solicita um pacote de dados, no Hub ele envia o mesmo pacote para todas as portas tornando a comunicação lenta e no Switch ele envia somente para a porta que pediu comunicação.

    ResponderExcluir
  44. Rossicléa dos Santos Gomes
    Licenciatura em Computação(PARFOR- Belém-2012)
    1. É a ligação que pode ser feita entre dois computadores via cabo ponto-a-ponto através de suas placas de rede

    2. Pode-se aumentar o volume de dados transmitidos via cabo par trançado categoria 5, utilizando os quatro pares de fios simultaneamente.

    3.LAN: rede de caráter local, cobrindo uma pequena área, comumente utilizada em residências e pequenos espaços;MAN: rede de maiores dimensões, cobrindo áreas de maiores proporções como por exemplo: cidades, grandes universidades;WAN: redes de dimensões ainda maiores cobrindo áreas de proporções geográficas, equivalentes a países ou mesmo continentes.

    4.Principais tipos de topologias de redes: Estrela: este modelo adota um concentrador central que gerenciará a transmissão de dados entre os computadores ligados a rede. VANTAGENS: simplicidade de implementação e baixo custo; DESVANTAGENS: caso o concentrador sofrer algum dano toda a rede perde a comunicação entre si.
    Anel: neste modelo de rede os nós estão dispostos em circulo, utilizando geralmente ligações de ponto-a-ponto, se comunicando através de redes de difusão. VANTAGEM: simplicidade de implementação e baixo custo; DESVANTAGENS: o rompimento do anel causa falha na rede, e a limitação de expansão, quanto maior a rede mais lenta a transmissão de dados;
    Barramento:O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial. VANTAGEM: possibilidade de expansão em grande número; DESVANTAGEM: o rompimento do cabo principal causa danos da comunicação entre os nós da rede.

    5.Esta técnica, aplica-se somente as cabos UTP, que consiste na inversão de fluxo de corrente presente nos pares de fios trançados, assim evitando as interferências causadas pelos campos eletromagnéticos por eles criados.

    6.STP é o cabo de par trançado blindado, possui uma blindagem que protege os pares de interferências externas; UTP é cabo de par trançado que não possui nenhuma blindagem apenas um isolante para proteger os pares trançados.

    7. BROADCAST: ocorre quando os dados são emitidos apenas uma vez, um remetente envia para vários receptores; UNICAST: ocorre quando um remetente envia dados para apenas um receptor; MULTICAST: um remetente envia um pacote dados para um determinado grupo de receptores.

    8.É do tipo coaxial, onde o 10 significa a quantidade de megabits suportados para transmissão e número 2.

    9.Serve para fazer o isolamento do cabo interno, protegendo-o de interferências eletromagnéticas.

    10.O seu alto custo e o fato de os principais dispositivos que promovem acesso as redes sociais sejam dispositivos móveis, em grande parte aparelhos celulares.

    11.É a ligação que pode ser feita entre dois computadores via cabo ponto-a-ponto através de suas placas de rede, dispensando assim o uso de um HUB ou SWICH.

    12.São redes formadas entre computadores através de cabo, sem o uso de outros equipamentos como, um HUB por exemplo.

    13.São as redes que se caracterizam pelo equilíbrio entre cliente e servidor quanto ao processamento de dados na rede.

    14. Para que se possa estabelecer uma relação de comunicação de dados compatível entre os nós que formam a rede, além de estabelecer um padrão reconhecido em quase todo o mundo, regulamentado pelo IEEE.

    15. Topologia em estrela.

    ResponderExcluir
  45. ATIVIDADE II

    Atividade 2
    1)Rª:Estão na mesma rede, pois possuem os mesmos valores na soma da operação And.


    2)Rª:Estão em redes diferente, pois possuem valores diferente na soma da operação And.


    3)Rª:O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste - enviar pacotes com mais precisão - , também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino.

    4)Rª: Os Estáticos são mais baratos e são focados em escolhe sempre o menor caminho para enviar os dados, porém, não consideram os congestionamentos do caminho. Enquanto os Dinâmicos são mais sofisticados, caros e considera se há ou não congestionamentos na rede, uma vez que ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja mais longo.


    5)Rª: Para obtermos a ampliação de seu número de portas.

    6)Rª: Hubs Passivos: são concentradores de cabos que não possuem qualquer tipo de alimentação elétrica; Hubs Ativos: são repetidores que regeneram os sinais que recebem de suas portas antes de enviá-los para todas as portas; Hubs Inteligentes: permitem qualquer tipo de monitoramento via Software, gerando relatórios estatísticos de acesso e detecção de falhas.

    7) Rª:Pegaríamos o IP e a Mascara de um computador X e calcularíamos o And, em seguida pegaríamos o IP e a Mascara de um computador Y e calcularíamos o And. Ao final compararíamos o resultado das operações Ands. Caso fossem iguais, as máquinas estão na mesma rede, caso sejam diferente, as máquinas estão em redes diferentes.


    8) Rª: Para detectarmos se as máquinas transmissora e emissora estão no mesmo seguimento de rede.

    9) Rª:Para que seja possível termos tanto IPs para uso em redes locais quanto para utilização na internet.

    10)Rª: Poderíamos caracterizar a diferença entre um Hub e um Swuitch da seguinte maneira: o primeiro não é tão eficiente quando socilitado por uma máquina em rede, pois termina enviando pacotes para todos os computadores, o que não acontece com o Switch visto que o mesmo é mais preciso e envia as informações somente para a máquina que fez a solicitação.

    ResponderExcluir
  46. Maradei Borges dos Santos19 de julho de 2013 às 11:25

    ATIVIDADE 1
    1 –
    Denomina-se cross-over em rede de computadores para o cabo, do tipo par trançado, o que permite a ligação de dois computadores, sem a necessidade de um hub, switch, através da alteração dos padrões das pinagens.
    2 -
    Os cabos são utilizados no esquema bi direcional, onde os mesmos cabos que transmitem também são usados para recepção, diferente do 10 BaseT, o gigabite ethernet, utiliza 2 bits por sinal com um clock de 125 MHz( o mesmo do 10 BaseT), ou seja, 125MHz x 2 bits por sinal x 4 sinais por vez = 1000 Mbps.
    3 –
    Os três tipos, são basicamente rede, que compartilham dados e serviços, no entanto a Lan(local área network) é de pequeno porte, normalmente utilizada em residência e escritórios, Man(metropolitan área network) integra uma área maior que a Lan, podendo ser composta por Lans, Wan (wide área network) é um rede de telecomunicações dispersa em uma extensa área geográfica.
    4 –
    Estrela: ligação de simples implementação onde cada ponto é ligado ao hub, sua vantagem é o baixo custo, sua desvantagem está na grande dependência do hub, se este cair, os nós não consegue se comunicar.
    Anel: Utiliza a rede broadcasting, onde os nós compartilham o mesmo meio de transmissão, seu direcionamento é simples, sua vantagem é a possibilidades de ter dois anéis, caso de problema em um, não ocorrerá à queda da rede, apenas uma queda no desempenho, sua desvantagem está na possibilidade de ocorrer algum problema com a linha de transmissão, pois a rede ficará indisponível.
    Barramento: Neste modelo, todos os nós, ficam ligados a uma rede única de transmissão, ou seja, utilizam-se do mesmo meio tanto para enviar quanto para receber mensagens, a vantagem está no preço e, caso haja a queda de um nós, não afetará os outros, sua desvantagem está no fato de que se o cabo principal falha, todos os nós iram cair, e na limitação de conexão.
    05 –
    O cancelamento é uma para anular a interferência eletromagnética gerada pela corrente elétrica do fio, que pode corromper os dados passados pelo mesmo, nesta técnica o sinal é transmitido duas vezes com polaridade invertida, ao chegarem ao receptor, a diferença entre os sinais é reconhecido como ruído, e descartado.
    06 –
    O cabo STP é o cabo com blindagem para evitar a interferência eletromagnética do ambiente. E o UTP é sem blindagem, no entanto utiliza-se da técnica do cancelamento, para evitar a interferência eletromagnética.

    ResponderExcluir
  47. Maradei Borges dos Santos19 de julho de 2013 às 13:02

    07 –
    Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local.
    Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.
    Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão: HTTP, SMTP, FTP e Telnet.
    08 –
    O cabo 10Base2 é do tipo coaxial fino, o número 10 significa a capacidade de transmissão deste cabo que é de até 10 megabits por segundo, o número 2 significa 200 metros, é um arredondamento da distância máxima utilizável por este cabo que na realidade é de 185m.
    09 –
    Preservar a capacidade elétrica do cabo, tal como: velocidade e capacitância, o que garantirá a qualidade do sinal.
    10 –
    O fator que eleva o custo para a instalação da fibra ótica é a mão de obra necessária para o processo, e o custo de ferramentas, e conectores, desta forma, utiliza-se a fibra ótica quando o cabo tiver mais de 1km.
    11 –
    Questão repetida.
    12 –
    Rede ponto a ponto é aquela na qual não existe um servidor fixo, ou seja, qualquer computador pode compartilhar recursos com os demais da rede.
    13 –
    A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).
    Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos. Nos sistemas cliente/servidor o processamento tanto do servidor como o do cliente são equilibrados, se for gerado um peso maior em um dos dois lados, provavelmente, esse não é um sistema cliente/servidor.
    14 –
    Porque foram estabelecidos pela associação das indústrias de telecomunicações, dentro do padrão EIA/TIA, referentes à padronização de cabeamento de edifícios comerciais para produtos e serviços de telecomunicações.
    15 –
    Fisicamente é Estrela, e logicamente é barramento.

    ResponderExcluir