Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atividade 4


01)Explique qual a diferença entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP.
02)Como você define uma Rede de computadores Ponto a ponto?
03)Qual o motivo dos modelos das redes de computadores serem pensadas em camadas?
04) Qual a utilidade dos endereços MAC dos dispositivos acoplados às Redes de computadores?
05) Qual a utilidade do Bridge nas Redes de Computadores?
06) Qual o motivo de caracterizarmos as camadas do modelo OSI e TCP/IP como hierárquicas?
07) Cite  diferenças das Tecnologias Frame Relay e X.25
08)Explique, com suas palavras, a diferença entre a comunicação síncrona e assíncrona.
09)Descreva como ocorre uma transmissão Ful-Duplex, Half-Duplex e Simplex
10) “O dispositivo Bridge atua na camada 2 e o Roteador na camada 3 do modelo OSI”. Você concorda com a afirmativa? Justifique a sua resposta.

33 comentários:

  1. 1) Especificamente, há uma diferença óbvia entre os dois modelos que é o número de camadas: OSI tem sete e o TCP/IP tem quatro. Ambas têm camada de rede, de transporte e aplicação, mas as outras são diferentes. Outra diferença está ligada ao tipo conexão da comunicação: comunicação sem conexão(CSC) versus comunicação orientada à conexão(COC). Na camada de rede, OSI suporta ambos e O modelo TCP/IP tem somente um modo. Na camada de transporte, OSI possui somente COC, onde ele influencia (porque o serviço de transporte é visível aos usuários), enquanto que TCP/IP suporta ambos os modos na camada de transporte, dando uma escolha aos usuários. Esta escolha é especialmente importante para protocolos simples de pergunta e resposta. Por esta razão, os protocolos OSI são melhor escondidos do que no TCP/IP e tem maior adaptabilidade para mudanças de tecnologia.
    O TCP não distingui com clareza a diferença entre serviço, interface e protocolo.
    O modelo de referência OSI foi concebido antes dos protocolos ter sidos criados.
    O OSI tem 7 camadas o TCP tem 4 camadas.
    No modelo OSI a camada de rede aceita os dois tipos de serviço de conexão, já acamada de transporte aceita somente serviço orientado a conexão.
    O TCP só tem um modo na camada de rede (sem Conexão),as aceita ambos os modosna camada de transporte
    2) Uma rede de computadores ponto a ponto, é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estaçào como também servidor. As redes de compartilhamento de arquivos como emule e torrent são consideradas redes ponto-a-ponto. Uma conexão ponto a ponto é quando vc conecta diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário. esse tipo de rede pode-se ligar dois micros em rede, é através de um cabo par trancado (UTP) montado no esquema cross-over.
    3) As redes de computadores são compostas de um conjunto de tecnologias e protocolos. Para que uma informação saia de uma origem e chegue a um destino, é preciso executar uma série de procedimentos. Isso tudo se torna uma atividade muito complexa. Justamente por isso, as Redes são organizadas em camadas para diminuir a complexidade. Pois, organizando as tecnologias e os protocolos em camadas, fica mais fácil entender a sequencia que os eventos/procedimentos acontecem.
    Por exemplo: Em que momento deve ser feito o roteamento ? Em que momento deve ser feito o controle de erros ? Em que momento deve ser feito o controle de fluxos ?
    4) O Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, não havendo duas portas com a mesma numeração, e usado para controle de acesso em redes de computadores. Sua identificação é gravada em hardware, isto é, na memória ROM da placa de rede de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.

    ResponderExcluir
  2. 5) 'Bridge' ou 'ponte' é o termo utilizado em informatica para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes de informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo. Bridges servem para interligar duas redes, como: ligação de uma rede de um edificio com outro.Uma bridge é um segmento livre entre rede, entre o servidor e o cliente(tunel), possibilitando a cada usuário ter sua senha independente.
    6) O motivo é que a estruturação em camadas facilita bastante o processo de entendimento do funcionamento de uma rede. Cada camada (ou nível) deve ser pensada como sendo um programa ou processo, que pode ser implementado tanto por hardware quanto por software e que está se comunicando com os processos correspondentes de outra máquina da rede. As regras que governam a conversação de um nível N qualquer são chamadas de protocolo de nível N. Um protocolo de nível N é um conjunto de regras e formatos (semântica e sintaxe), através dos quais informações ou dados do nível N são trocados entre as entidades do nível N, localizadas em sistemas distintos, com o intuito de realizar as funções que implementam os serviços do nível N. Este conjunto de camadas é hierárquico, ou seja, cada camada baseia-se na camada inferior, reduzindo o trabalho de desenvolvimento e de manutenção. O projeto de uma camada é restrito ao contexto dessa camada e supõe que os problemas fora deste contexto já estejam resolvidos.
    7) A difrença dessas tecnologias é a X.25 do ITU-T define os protocolos na interface de acesso para estabelecer e manter as conexões entre um equipamento terminal e uma rede pública de comutação de pacotes. Já o Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, cada frame contém todas as informações necessárias para encaminhá-lo para o destino certo.
    8) A forma síncrona permite a comunicação entre as pessoas em tempo real, ou seja, o emissor envia uma mensagem para o receptor e este a recebe quase que instantaneamente, como numa conversa por telefone. São exemplos deste tipo de comunicação o chat e a videoconferência.
    Já a forma assíncrona dispensa a participação simultânea das pessoas, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor, o qual poderá ler e responder esta mensagem em outro momento. São exemplos deste tipo de comunicação o correio eletrônico, o fórum e a lista de discussão.

    ResponderExcluir
  3. 9) Uma comunicação é dita simplex quando temos um dispositivo Transmissor e outro dispositivo Receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidirecional, não havendo retorno do receptor. Podemos ter um dispositivo transmissor para vários receptores, e o receptor não tem a possibilidade de sinalizar se os dados foram recebidos.
    A transmisão é dita half duplex (também chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instante um dispositivo A será transmissor e o outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitir dados que B receberia; em seguida, o sentido da trasmissão seria invertido e B transmitiria para A a informação se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.
    Na comunicação full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.
    10) Sim. Pois, usa-se uma bridge quando existem diferentes tipos de redes em um ambiente e deseja-se trocar informações ou partilhar arquivos entre todos os computadores, que podem comunicar entre si, é um equipamento que funciona exatamente como uma ponte e possui a capacidade de interligar duas ou mais redes, reduzindo o tráfego entre segmentos de redes e convertendo diferentes padrões de redes. podendo manipular pacotes de dados em vez de sinais elétricos, o que difere este aparelho de outros dispositivos como os repetidores, que trabalham a nível físico. Além de não retransmitirem ruídos e erros nos pacotes, as bridges são totalmente transparentes para os outros dispositivos de rede, e por isso, diversas redes locais interligadas por uma ponte formam uma única rede lógica. O Roteador é um equipamento responsável pela interligação das redes locais entre si e redes remotas em tempo integral. O papel fundamental do roteador é poder escolher um caminho para o datagrama chegar até o seu destino. Em redes grandes pode haver mais de um caminho, e o roteador é o elemento responsável por tomar a decisão de qual caminho percorrer. Em outras palavras, o roteador é um dispositivo responsável por interligar redes diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Márcio Braga do Vale.22 de julho de 2013 às 12:35

    Atividade 4 – Márcio Braga do vale – UFRA – Belém – Rede de Computadores.

    1- R:Bom, modelo OSI seria o modelo padrão de rede, que teria 7 camadas sendo cada qual com sua atividade prestando a camada de cima, isso seria, modelo OSI é TEORIA.
    Mas o aplicado e o TCP/IP que é composto de 4 camadas:
    Física, rede, transporte e aplicação.
    Por exemplo, a camada OSI e composta de duas camadas baixas, que são FISICA e ENLACE, no modelo TCP/IP, essas duas se resumem a FISICA somente, traduzinho, a teoria OSI ficou só no papel.

    2)R: Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. Cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor. As redes de compartilhamento de arquivos como emule e torrent são consideradas redes ponto-a-ponto. Uma conexão ponto a ponto é quando você conecta diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário.

    3)R: Para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.

    4- R: E usado para controle de acesso a rede, de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.

    5- R: Dividir uma rede em sub-redes com o objetivo de reduzir tráfego ou compatibilizar diferentes padrões de redes.

    6- R: Para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário.

    7- R: Frame Relay é um serviço para o envio de informação através de uma rede global (WAN). A informação trafega em quadros. Cada quadro possui um endereço de destino, o que irá permitir que a rede o conduza até lá.

    O protocolo X.25 permite o acesso a redes públicas ou privadas operando com a comutação de pacotes sendo orientado a bit.

    8- R: A forma síncrona permite a comunicação entre as pessoas em tempo real, ou seja, o emissor envia uma mensagem para o receptor e este a recebe quase que instantaneamente, como numa conversa por telefone. São exemplos deste tipo de comunicação o chat e a videoconferência.
    Já a forma assíncrona dispensa a participação simultânea das pessoas, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor, o qual poderá ler e responder esta mensagem em outro momento. São exemplos deste tipo de comunicação o correio eletrônico, o fórum e a lista de discussão.

    9- R: Ful-Duplex: As transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados.

    Half-Duplex: é quando uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos, mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente); ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores.

    Simplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.

    10- R: Sim, por que é o principal agente no processo de internetworking, pois este determina as melhores rotas baseados no seus critérios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Uma das diferenças principais entre os modelos OSI e TCP/IP, está na simplicidade do modelo TCP/IP, por este ter menos camadas, agrupando as camadas de apresentação e sessão, do modelo OSI à camada de aplicação, e convertendo as camadas de enlace e física do modelo OSI, na camada de acesso à rede – modelo TCP/IP, mantendo as camadas de transporte e rede (internet no modelo TCP/IP), inalteradas.

      2- É um modelo de rede entre dois computadores que adota ambos como servidores, de forma alternada, desprezando a presença de um equipamento que estabeleça a comunicação entre eles, a não ser um cabo confeccionado corretamente para estabelecer esta relação de rede.

      3- Os modelos das redes de computadores são pensadas em camadas, visando facilitar o processo de interconexão realizado entre máquinas de diversos fabricantes.

      4- São úteis para que sejam enviados pacotes diretamente a um determinado endereço especificamente, uma vez que este endereço físico (MAC), é único para cada placa de rede, assim podendo reduzir o tráfego de dados em rede, uma vez que, os pacotes são direcionados a um determinado endereço.

      5- Sua utilidade é de reduzir o tráfego dentro de uma rede, pois este equipamento divide uma rede em sub-redes, além de compatibilizar diferentes padrões de rede, pois atua no nível 2 do modelo OSI, ignorando protocolos utilizados pelas redes, pois somente envia dados através endereço MAC das placas de rede.

      6- As camadas do modelo OSI e TCP/IP são caracterizadas como hierárquicas afim de, promover melhor entendimento quanto às operações ao usuário, assim cada camada usa as funções de sua própria camada ou da anterior para mascarar sua complexidade e transparecer as operações ao usuário.

      7- As diferenças principais entre estas duas tecnologias é que na Tecnologia X.25, usava como meio de transmissão o sistema telefônico, onde a mensagem enviada pelo emissor ao receptor deve solicitar à conexão antes para enviar os dados; e a tecnologia Frame Relay, por sua vez utiliza uma rede global para o envio de informações, nesta tecnologia as informações trafegam em quadros, e aí a importância dos comutadores que agrupam as informações corretamente, outra diferença importante é que esta ultima tecnologia é mais possui mais velocidade na transmissão de dados, que a anterior.

      8- As redes de comunicação síncrona são aquelas que possuem no receptor um mecanismo de sincronização, o clock, que tem a função de determinar um exato espaço de tempo para que o fluxo de bits recebidos deva ser segmentado, de modo que a casa de segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido; já nas redes de comunicações assíncronas não existe esse mecanismo de sincronização assim as seqüências de bits devem conter as informações que indiquem o inicio e o fim de cada agrupamento, assim a leitura dos dados é feita a partir apenas das próprias informações contidas nas sequência de bits recebida.

      9- A transmissão Full-Duplex é aquela que ocorre o fluxo de dados é dada através de um mesmo canal, assim, uma mensagem pode ser enviada e recebida através de um mesmo canal; na transmissão Half-Duplex existem dois canais dedicados, uma para envio e outro para recepção das informações; e a transmissão Simplex é aquela em que as informações seguem apenas em uma direção usando apenas um canal.

      10- A afirmativa está correta pois os roteadores são exemplos claros de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internetworking, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, realmente atua a camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

      Excluir
  5. Jardel Cavalcante Silva22 de julho de 2013 às 13:56

    1- R:O modelo OSI seria o modelo padrão de rede, que teria 7 camadas sendo cada qual com sua atividade prestando a camada de cima, isso seria, modelo OSI é TEORIA.
    Mas o aplicado e o TCP/IP que é composto de 4 camadas: Física, rede, transporte e aplicação.
    Por exemplo, a camada OSI e composta de duas camadas baixas, que são FISICA e ENLACE, no modelo TCP/IP, essas duas se resumem a FISICA somente, traduzinho, a teoria OSI ficou só no papel.

    2)R: Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. Cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor. As redes de compartilhamento de arquivos como emule e torrent são consideradas redes ponto-a-ponto. Uma conexão ponto a ponto é quando você conecta diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário.

    3)R: Para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.

    4- R: E usado para controle de acesso a rede, de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.

    5- R: Dividir uma rede em sub-redes com o objetivo de reduzir tráfego ou compatibilizar diferentes padrões de redes.
    6- As camadas do modelo OSI e TCP/IP são caracterizadas como hierárquicas afim de, promover melhor entendimento quanto às operações ao usuário, assim cada camada usa as funções de sua própria camada ou da anterior para mascarar sua complexidade e transparecer as operações ao usuário.

    7- As diferenças principais entre estas duas tecnologias é que na Tecnologia X.25, usava como meio de transmissão o sistema telefônico, onde a mensagem enviada pelo emissor ao receptor deve solicitar à conexão antes para enviar os dados; e a tecnologia Frame Relay, por sua vez utiliza uma rede global para o envio de informações, nesta tecnologia as informações trafegam em quadros, e aí a importância dos comutadores que agrupam as informações corretamente, outra diferença importante é que esta ultima tecnologia é mais possui mais velocidade na transmissão de dados, que a anterior.

    8- As redes de comunicação síncrona são aquelas que possuem no receptor um mecanismo de sincronização, o clock, que tem a função de determinar um exato espaço de tempo para que o fluxo de bits recebidos deva ser segmentado, de modo que a casa de segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido; já nas redes de comunicações assíncronas não existe esse mecanismo de sincronização assim as seqüências de bits devem conter as informações que indiquem o inicio e o fim de cada agrupamento, assim a leitura dos dados é feita a partir apenas das próprias informações contidas nas sequência de bits recebida.

    9- A transmissão Full-Duplex é aquela que ocorre o fluxo de dados é dada através de um mesmo canal, assim, uma mensagem pode ser enviada e recebida através de um mesmo canal; na transmissão Half-Duplex existem dois canais dedicados, uma para envio e outro para recepção das informações; e a transmissão Simplex é aquela em que as informações seguem apenas em uma direção usando apenas um canal.

    10- A afirmativa está correta pois os roteadores são exemplos claros de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internet working, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, realmente atua a camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  6. 1) Uma das diferenças principais entre os modelos OSI e TCP/IP, está na simplicidade do modelo TCP/IP, por este ter menos camadas, agrupando as camadas de apresentação e sessão, do modelo OSI à camada de aplicação, e convertendo as camadas de enlace e física do modelo OSI, na camada de acesso à rede – modelo TCP/IP, mantendo as camadas de transporte e rede (internet no modelo TCP/IP), inalteradas.
    2) Uma rede de computadores ponto a ponto, é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estaçào como também servidor. As redes de compartilhamento de arquivos como emule e torrent são consideradas redes ponto-a-ponto. Uma conexão ponto a ponto é quando vc conecta diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário. esse tipo de rede pode-se ligar dois micros em rede, é através de um cabo par trancado (UTP) montado no esquema cross-over.
    3) As redes de computadores são compostas de um conjunto de tecnologias e protocolos. Para que uma informação saia de uma origem e chegue a um destino, é preciso executar uma série de procedimentos. Isso tudo se torna uma atividade muito complexa. Justamente por isso, as Redes são organizadas em camadas para diminuir a complexidade. Pois, organizando as tecnologias e os protocolos em camadas, fica mais fácil entender a sequencia que os eventos/procedimentos acontecem.
    Por exemplo: Em que momento deve ser feito o roteamento ? Em que momento deve ser feito o controle de erros ? Em que momento deve ser feito o controle de fluxos ?
    4) O Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, não havendo duas portas com a mesma numeração, e usado para controle de acesso em redes de computadores. Sua identificação é gravada em hardware, isto é, na memória ROM da placa de rede de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.

    5- R: Dividir uma rede em sub-redes com o objetivo de reduzir tráfego ou compatibilizar diferentes padrões de redes.

    ResponderExcluir
  7. 6- R: Para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário.

    7- R: Frame Relay é um serviço para o envio de informação através de uma rede global (WAN). A informação trafega em quadros. Cada quadro possui um endereço de destino, o que irá permitir que a rede o conduza até lá.

    O protocolo X.25 permite o acesso a redes públicas ou privadas operando com a comutação de pacotes sendo orientado a bit.

    8- R: A forma síncrona permite a comunicação entre as pessoas em tempo real, ou seja, o emissor envia uma mensagem para o receptor e este a recebe quase que instantaneamente, como numa conversa por telefone. São exemplos deste tipo de comunicação o chat e a videoconferência.
    Já a forma assíncrona dispensa a participação simultânea das pessoas, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor, o qual poderá ler e responder esta mensagem em outro momento. São exemplos deste tipo de comunicação o correio eletrônico, o fórum e a lista de discussão.

    9- R: Ful-Duplex: As transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados.

    Half-Duplex: é quando uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos, mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente); ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores.

    Simplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.

    10- R: Sim, por que é o principal agente no processo de internetworking, pois este determina as melhores rotas baseados no seus critérios.

    ResponderExcluir
  8. RESPOSTA:01
    Diferenças
    o TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação;
    o TCP/IP combina as camadas física e de enlace do OSI em uma camada;
    o TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas;
    os protocolos do TCP/IP são os padrões em torno dos quais a Internet se desenvolveu, portanto o modelo TCP/IP ganha credibilidade apenas por causa dos seus protocolos. Em contraste, nenhuma rede foi criada em torno de protocolos específicos relacionados ao OSI, embora todos usem o modelo OSI para guiar seu raciocínio.
    RESPOSTA 02: Ponto a Ponto Do inglês Peer-to-peer, é um formato de redes de computadores onde cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. A topologia ponto a ponto é a mais simples .
    RESPOSTA03:
    Para permitir o intercâmbio de informações entre computadores de fabricantes distintos tornou-se necessário definir uma arquitetura única. E para garantir que nenhum fabricante levasse vantagem em relação aos outros a arquitetura teria que ser aberta e pública. Foi com esse objetivo que a International Organization for Standardization (ISO) definiu o modelo denominado Reference Model for Open Systems (OSI) [ISO 84, ISO 92], que propõe uma estrutura com sete níveis como referência para a arquitetura dos protocolos de redes de computadores.
    RESPOSTA04: Cada adaptador de rede tem um endereço único, incorporado no chip da placa, chamado de Media Access Control (MAC). - Cada MAC é único e só pode existir um único em toda a rede.
    Endereço MAC Endereço físico da estação, que identifica a placa de rede (NIC). É um endereço de 48 bits, representado em hexadecimal.
    RESPOSTA05:Uma bridge de rede é software ou hardware que liga duas ou mais redes para que possam comunicar. Bridge é um equipamento que funciona exatamente como uma ponte. Possui a capacidade de interligar duas ou mais redes, reduzindo o tráfego entre segmentos de redes e convertendo diferentes padrões de redes.
    RESPOSTA 06: Este modelo é dividido em camadas hierárquicas, ou seja, cada camada usa as funções da própria ou da camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.
    As camadas são empilhadas na seguinte ordem:
    7. Aplicação
    6. Apresentação
    5. Sessão
    4. Transporte
    3. Rede
    2. Enlace
    1. Física
    De acordo com a recomendação X.200, existem sete camadas, com o 1 a 7.

    ResponderExcluir
  9. RESPOSTA07:O Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points.
    Frame Relay, sendo descendente direto do X-25, utiliza-se das funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas, porém com a alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM. Isto é possível pois o mesmo não utiliza o processamento da camada de rede (layer 3) do X.25. Isto exige redes confiáveis para a sua implementação eficiente, pois em caso de erro no meio de transmissão, ocorre um aumento significativo no número de retransmissões, pois a checagem de erros ocorre somente nas pontas.
    RESPOSTA08:A forma síncrona permite a comunicação entre as pessoas em tempo real, ou seja, o emissor envia uma mensagem para o receptor e este a recebe quase que instantaneamente, como numa conversa por telefone. São exemplos deste tipo de comunicação o chat e a videoconferência.
    Já a forma assíncrona dispensa a participação simultânea das pessoas, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor, o qual poderá ler e responder esta mensagem em outro momento. São exemplos deste tipo de comunicação o correio eletrônico, o fórum e a lista de discussão.
    RESPOSTA09:
    A ligação simplex caracteriza uma ligação na qual os dados circulam num só um sentido, ou seja do emissor para o receptor. Este tipo de ligação é útil quando os dados não têm necessidade de circular nos dois sentidos (por exemplo, do seu computador para a impressora ou do rato para o computador…).
    A ligação half-duplex (às vezes chamada ligação de alternância ou semi-duplex) caracteriza uma ligação na qual os dados circulam num sentido ou no outro, mas não os dois simultaneamente. Assim, com este tipo de ligação, cada extremidade da ligação emite por sua vez. Este tipo de ligação permite ter uma ligação bidirectiva que utiliza a capacidade total da linha.
    A ligação full-duplex (chamada também duplex integral) caracteriza uma ligação na qual os dados circulam de maneira bidirectiva e simultaneamente. Assim, cada extremidade da linha pode emitir e receber ao mesmo tempo, o que significa que a banda concorrida está dividida por dois para cada sentido de emissão dos dados, se um mesmo suporte de transmissão for utilizado para as duas transmissões.
    RESPOSTA10:
    SIM,A afirmativa está correta pois os roteadores são exemplos claros de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI.

    ResponderExcluir
  10. Francisca Keully Torres22 de julho de 2013 às 14:33

    1)A grande diferença entre o modelo OSI e a arquitetura TCP/IP é que uma ficou voltada para a teórica e a outra para a prática.
    O modelo TCP/IP combina as camadas OSI de Aplicação, Apresentação e de Sessão na sua camada de Aplicação.
    O modelo TCP/IP combina as camadas OSI de Ligação de Dados e Física na sua camada de Acesso à Rede.

    02) Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede, cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor

    03) Com a padronização os processos ficam bem definidos, e essa organização permite uma maior produtividade e agilidade: aquilo que sempre buscamos

    04) é o endereço físico da estação, ou melhor, da interface de rede, ele funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente

    05) permitem interligar dois segmentos de rede, de forma que eles passem a formar uma única rede, dividir a rede em segmentos
    06) Qual o motivo de caracterizarmos as camadas do modelo OSI e TCP/IP como hierárquicas?

    07) Assim como no X.25, o Frame Relay é um protocolo de comutação de pacotes. Só que o Frame Relay é uma versão mais enxuta. Há diferenças significativas que fazem do Frame Relay uma rede mais rápida e mais eficiente. Uma rede Frame Relay não realiza detecção de erros, o que resulta em um processamento significativamente menor que o X.25.

    08) podemos definir comunicação Síncrona como aquela onde há a presença da linha de para sincronizar os dados trafegados na rede. Este tipo de comunicação é se comparada a comunicação assíncrona bem mais rápida, pois há uma linha sincronizando toda a comunicação, o que torna assim a mesma mais rápida e imune a erros

    09) TRANSMISSÃO SIMPLEX – As transmissões são realizadas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais receptores
    TRANSMISSÃO HALF-DUPLEX – As transmissões são realizadas nos dois sentidos mas alternadamente, ou seja, ora num sentido ora noutro, e não nos dois sentidos simultaneamente
    TRANSMISSÃO FULL-DUPLEX – As transmissões são realizadas ao mesmo tempo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo em que a recebe.


    10) Sim, pois os roteadores são exemplos claros de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internetworking, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, realmente atua a camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  11. Dayvison Luiz Martins Montalvão22 de julho de 2013 às 15:21

    1°) R: o modelo OSI tem sete camadas e o TCP/IP tem quatro, na camada de rede, o modelo OSI é compatível com a comunicação sem conexão e com a comunicação orientada a conexões; no entanto, na camada de transporte, o modelo aceita apenas a comunicação orientada a conexões, onde ela de fato é mais importante (pois o serviço de transporte é visível para os usuários). O modelo TCP/IP só tem um modo de operação na camada de rede (sem co nexão), mas aceita ambos os modos na camada de transporte, oferecendo aos usuários a possibilidade de escolha. Essa escolha é especialmente importante para os protocolos simples de solicitação/resposta.
    2°) R: É uma rede em que não há servidor central, tanto uma máquina pode ser o servidor quanto cliente vice-versa.
    3°) R: Parta ter um eficiente gerenciamento da rede de forma que as “funções” sejam bem distribuídas e organizadas, proporcionando assim o desempenho da mesma.
    4°)R: Ele identifica e conecta o dispositivo (computador, tablete etc.) a rede.
    5°) R: Servem para interligar duas ou mais redes.
    6°) R: Porque elas estão organizadas de forma hierárquica em um nível de dependência.
    7°) R: A X-25 estabelece primeiro a conexão depois a comunicação, já a frame relay transmite a comunicação de maneira rápida e precisa pois manda os pacote já endereçados dividindo-os quadros (partes) com isso a eficiência da rede aumenta.
    8°)Comunicação síncrona: Escabele um tempo de resposta.
    Comunicação assíncrona: Não estabelece um tempo de resposta.
    9°) Simplex: a informação parte apenas do emissor para o receptor.
    Half-Duplex: o emissor tanto manda como recebe, mais realiza apenas uma operação de cada vez, ou seja ou manda ou recebe, nunca ao mesmo tempo.
    Full-Duplex: o emissor tanto manda como recebe a informação ao mesmo tempo.
    10°) Sim pois a camada de enlace trata das topologias de rede sendo responsável por todo o processo de switiching. A camada 3 é responsável pelo tráfego no processo de internetworking, o que engloba os roteadores.


    ResponderExcluir
  12. 1.A diferença está na simplicidade do modelo TCP/IP, por este ter menos camadas, agrupando as camadas de apresentação e sessão, do modelo OSI à camada de aplicação, e convertendo as camadas de enlace e física do modelo OSI, na camada de acesso à rede – modelo TCP/IP, mantendo as camadas de transporte e rede (internet no modelo TCP/IP), inalteradas.

    2. É um modelo de rede entre dois computadores que adota ambos como servidores, de forma alternada, desprezando a presença de um equipamento que estabeleça a comunicação entre eles, a não ser um cabo confeccionado corretamente para estabelecer esta relação de rede.

    3. Os modelos das redes de computadores são feitas em camadas, visando facilitar o processo de interconexão realizado entre máquinas de diversos fabricantes.

    4. São úteis para que sejam enviados pacotes diretamente a um determinado endereço especificamente, uma vez que este endereço físico (MAC), é único para cada placa de rede, assim podendo reduzir o tráfego de dados em rede.

    5. Sua utilidade é de reduzir o tráfego dentro de uma rede, além de compatibilizar diferentes padrões de rede, pois atua no nível 2 do modelo OSI, ignorando protocolos utilizados pelas redes, pois somente envia dados através endereço MAC das placas de rede.

    6. As camadas do modelo OSI e TCP/IP são caracterizadas por promover melhor entendimento quanto às operações ao usuário, assim cada camada usa as funções de sua própria camada ou da anterior para mascarar sua complexidade e transparecer as operações ao usuário.

    7.Na Tecnologia X.25, usava como meio de transmissão o sistema telefônico, onde a mensagem enviada pelo emissor ao receptor deve solicitar à conexão antes para enviar os dados; e a tecnologia Frame Relay, utiliza uma rede global para o envio d e informações, nesta tecnologia as informações trafegam em quadros sendo esta ultima mais veloz

    8. As redes de comunicação síncrona são aquelas que possuem o clock, que tem a função de determinar um exato espaço de tempo para que o fluxo de bits recebidos que deva ser segmentado; e nas redes de comunicações assíncronas as seqüências de bits devem conter as informações que indiquem o inicio e o fim de cada agrupamento, a leitura dos dados é feita a partir apenas das próprias informações nas sequências de bits .

    9. A transmissão Full-Duplex é aquela em que o fluxo de dados é dada através de um mesmo canal; na transmissão Half-Duplex existem dois canais dedicados, uma para envio e outro para recepção das informações; e a transmissão Simplex é aquela em que as informações seguem apenas em uma direção usando apenas um canal.

    10. A afirmativa está correta porque os roteadores atuam nesta camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internetworking, é nessa camada que o endereço físico é convertido em endereço IP; e o dispositivo Bidge, atua a camada 2 do modelo OSI, onde são utilizados apenas os endereços físicos.

    ResponderExcluir
  13. 1- O modelo TCP/IP,tem menos camadas, e agrupa as camadas de apresentação e sessão, ao passo que o modelo OSI à camada de aplicação, e desse modo converte as camadas de enlace e física ao modelo OSI, na camada de acesso à rede – modelo TCP/IP, mantendo as camadas de transporte e rede (internet no modelo TCP/IP), inalteradas.

    2- É um modelo de rede pela qual se mantêm a comunicação através de cabo crossover confeccionado, onde dois computadores compartilham recursos entre si,ora como servidores,ora como receptores.

    3- Os modelos das redes de computadores são pensadas em camadas, Para facilitar a conexão realizada entre máquinas de fabricantes diferentes.

    4- Enviar pacotes diretamente a um determinado endereço específico,onde este endereço físico (MAC), é único para cada placa de rede, reduzindo o tráfego de dados em rede, uos pacotes são direcionando os pacotes determinando o endereço.

    5- Reduzir o tráfego dentro de uma rede, pois este equipamento divide uma rede em sub-redes, e compartilhar diferentes padrões de rede,

    6- São caracterizadas como hierárquicas, promovendo melhor entendimento quanto às operações ao usuário, onde cada camada usa as funções de sua própria camada ou da que a antecede ,desse modo mascarando sua complexidade transparecendo ao usuário as operações realizadas.

    7- Na Tecnologia X.25, usa como meio de transmissão o sistema telefônico, onde a mensagem enviada pelo emissor ao receptor deve solicitar à conexão antes para enviar os dados ao passo que a tecnologia Frame Relay, utiliza uma rede global para o envio de informações,possui mais velocidade na transmissão de dados.

    8- As redes de comunicação síncrona são aquelas que possuem no receptor o clock, que tem a função de determinar um exato espaço de tempo para que o fluxo de bits recebidos deva ser segmentado, de modo que a casa de segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido; ao passo que as redes de comunicações assíncronas não existe esse mecanismo de sincronização assim as sequencias de bits devem conter as informações que indiquem o inicio e o fim de cada agrupamento.

    9- Transmissão Simplex é aquela em que as informações seguem apenas em uma direção usando apenas um canal
    A transmissão Full-Duplex é aquela que ocorre o fluxo de dados através de um mesmo canal ao passo que na transmissão Half-Duplex existem dois canais dedicados, uma para envio e outro para recepção das informações;.

    10- Os roteadores são exemplos de equipamentos que atuam na camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internetworking, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bridge, atua a camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso o endereço MAC.

    ResponderExcluir
  14. Maradei Borges dos Santos23 de julho de 2013 às 11:21

    1 – Entrando em questões mais práticas, uma diferença óbvia entre os dois modelos está no número de camadas: o modelo OSI tem sete camadas e o TCP/IP tem quatro. Ambos têm as camadas de (inter-) rede, transporte e aplicação, mas as outras são diferentes. Outra diferença está na área da comunicação sem conexão e da comunicação orientada a conexões. Na camada de rede, o modelo OSI é compatível com a comunicação sem conexão e com a comunicação orientada a conexões; no entanto, na camada de transporte, o modelo aceita apenas a comunicação orientada a conexões, onde ela de fato é mais importante (pois o serviço de transporte é visível para os usuários). O modelo TCP/IP só tem um modo de operação na camada de rede (sem conexão), mas aceita ambos os modos na camada de transporte, oferecendo aos usuários a possibilidade de escolha. Essa escolha é especialmente importante para os protocolos simples de solicitação/resposta.
    2 - Rede Ponto-a-Ponto: Neste tipo de rede, cada máquina só tem a capacidade de se comunicar com máquinas adjacentes entre si. Por exemplo, suponha que existem os nós A, B e C. A só pode se comunicar com B, B pode se comunicar com A e C enquanto C só pode se comunicar com B. Nessa rede, se o nó A deseja se comunicar com C, a sua mensagem deve obrigatoriamente passar por B. Esta é uma rede ponto-a-ponto. No desenho mostrado ao lado, todas as redes são ponto-a-ponto, com exceção da última. Existem alguns tipos especiais de redes deste tipo:
    3 – Finalmente, os protocolos utilizados em uma camada são de responsabilidade dessa camada. A camada pode usar os protocolos que quiser, desde que eles viabilizem a realização do trabalho (ou seja, forneçam os serviços oferecidos). Ela também pode alterar esses protocolos sem influenciar o software das camadas superiores. Essas idéias se adaptam perfeitamente aos novos conceitos da programação orientada a objetos. Um objeto, assim como uma camada, tem um conjunto de métodos (operações) que os processos externos ao objeto podem invocar. A semântica desses métodos define o conjunto de serviços que o objeto oferece. Os parâmetros e os resultados dos métodos formam a interface do objeto. O código interno do objeto é seu protocolo, que não é visível nem interessa aos elementos que estão fora do objeto.
    4 – Sua função é adaptar o computador ao meio da rede. Cada placa de rede em todo o mundo transporta um código exclusivo, conhecido como o endereço físico ou Media Access Control(MAC). Esse endereço é usado para controlar as comunicações de dados do host na rede.

    5 – 'Bridge' ou 'ponte' é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet ou token ring. Bridges servem para interligar duas redes, como por exemplo ligação de uma rede de um edificio com outro.Uma bridge é um segmento livre entre rede, entre o servidor e o cliente(tunel), possibilitando a cada usuário ter sua senha independente.

    ResponderExcluir
  15. Maradei Borges dos Santos23 de julho de 2013 às 11:26

    6 – Os protocolos do modelo OSI são mais bem encapsulados que os do modelo TCP/IP e podem ser substituídos com relativa facilidade, conforme as mudanças da tecnologia. Um dos principais objetivos das diversas camadas de protocolos é permitir a implementação dessas alterações.
    O modelo de referência OSI foi concebido antes de os protocolos correspondentes terem sido criados. Isso significa que o modelo não foi desenvolvido com base em um determinado conjunto de protocolos, o que o deixou bastante flexível e genérico. No entanto, por não terem experiência no assunto, os projetistas não tinham muita noção sobre a funcionalidade que deveria ser incluída em cada camada.
    Com o TCP/IP, ocorreu exatamente o contrário: como os protocolos vieram primeiro, o modelo foi criado como uma descrição desses protocolos. Os protocolos não tiveram problemas para se adaptar ao modelo. Foi um casamento perfeito. O único problema foi o fato de o modelo não se adaptar a outras pilhas de protocolos. Consequentemente, ele não tinha muita utilidade para descrever outras redes que não faziam uso do protocolo TCP/IP.
    7 – A tecnologia "Frame Relay" não é mais do que uma adaptação das redes X.25 à realidade actual. As exigencias em termos de taxa de trasmissão são claramente superiores e adaptaveis às necessidades, o "Frame Relay" disponibiliza taxas de transmissão variáveis, com valores múltiplos de 64 Kbps. Tal como nas redes X.25 é utilizada uma variante do protocolo HDLC, o novo protocolo LAP-F ("Link Access Protocol/Procedures - Frame-Relay"), que assegura a definição de circuitos virtuais. Assim. ao contrário do LAP-B e HDLC, o LAP-F, não implementa as funções de controlo de fluxo e erros, em seu lugar implementa circuitos virtuais ("Virtual Link"), através do campo o DLCI ("Data Link Connection Identifier") que substitui os habituais números de sequência do controlo de fluxo/erros. O controlo de erros e fluxo deixa assim de existir para os dados, ficando a cargo dos utilizadores (protocolos de nível superior), esta evolução torna-se possível graças a um aumento da qualidade das linhas de transmissão, com consequente redução das taxas de erros. Por outro lado estas simplificações tornaram as redes "Frame-Relay" muito mais eficiêntes do que as suas antecessoras X.25.

    8- As redes de comunicação síncrona são aquelas que possuem no receptor o clock, que tem a função de determinar um exato espaço de tempo para que o fluxo de bits recebidos deva ser segmentado, de modo que a casa de segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido; ao passo que as redes de comunicações assíncronas não existe esse mecanismo de sincronização assim as sequencias de bits devem conter as informações que indiquem o inicio e o fim de cada agrupamento.

    9- Transmissão Simplex é aquela em que as informações seguem apenas em uma direção usando apenas um canal A transmissão Full-Duplex é aquela que ocorre o fluxo de dados através de um mesmo canal ao passo que na transmissão Half-Duplex existem dois canais dedicados, uma para envio e outro para recepção das informações.

    10- Os roteadores são exemplos de equipamentos que atuam na camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internetworking, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bridge, atua a camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso o endereço MAC.

    ResponderExcluir
  16. 1 - O modelo OSI agrupa as camadas de apresentação e sessão à camada de aplicação, O modelo TCP/IP converte a camada de enlace e física do modelo OSI, na camada de acesso à rede. O modelo TCP/IP e formado por sete camadas de comunicação, onde cada camada e responsável por um grupo de tarefas. As camadas mas altas estão logicamente mas perto do usuário.
    2- Na rede ponto a ponto cada computador funciona tanto como cliente e como servidor, realizando compartilhamento de dados e serviços dispensando um servidor central. Pode ser ligada a rede através de cabo par transado que é capas de interligar dois computadores diretamente sem precisar de um intermediário.
    3- São compostos em camadas para facilitar o processo de comunicação entre computadores, visando à arquitetura de diversos fabricantes, e facilitar o entendimento pelo usuário dessa comunicação.
    4- Como o endereço MAC e especifico para cada placa de rede, ele pode ser usado para endereçar um pacote de dados a uma determinada maquina especifica. Pode ser usado também para controlar o acesso a rede de computadores, impressoras etc.
    5- permite dividir uma rede em sub redes para diminuir o trafego de dados e compartilhamento.
    6- para esconder a complexidade da comunicação entra as maquinas e transparecer as operações ao usuário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7 O protocolo X.25 permite o acesso a redes públicas ou privadas operando com a comutação de pacotes sendo orientado a bit, o Frame Relay é um serviço para o envio de informação através de uma rede global (WAN). Os dados são enviados em quadros onde cada quadro dem um endereçamento a um destino.
      8- A forma síncrona permite a comunicação entre as pessoas em tempo real, ou seja, o emissor envia uma mensagem para o receptor e este a recebe quase que instantaneamente, como numa conversa por telefone. São exemplos deste tipo de comunicação o chat e a videoconferência.
      Já a forma assíncrona dispensa a participação simultânea das pessoas, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor, o qual poderá ler e responder esta mensagem em outro momento. São exemplos deste tipo de comunicação o correio eletrônico, o fórum e a lista de discussão.
      9- Simplex pode se feita transições em apenas um só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores, o que ocorre nas transmissão de radio e tv.

      Half-Duplex - Nesta modalidade, uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos, mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente); ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores.
      Full-Duplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados.

      10 - A afirmativa está correta porque a camada 3 foi pensada para as redes WAN, como essa camada e responsável pelo trafego no processo de internetworking, os
      roteadores, ela decide qual o melhor caminho para os dados no processo e o dispositivo Bidge, atua a camada 2 do modelo OSI, onde são utilizados apenas os endereços físicos.

      Excluir
  17. Respostas da atividades 4 - Selma Cristina da Costa Egoshi
    1- R:O modelo OSI é o modelo padrão de rede e tem 7 camadas sendo cada qual com sua atividade prestando a camada de cima.
    Mas o aplicado e o TCP/IP que é composto de 4 camadas: Física, rede, transporte e aplicação.
    Por exemplo, a camada OSI e composta de duas camadas baixas, que são FISICA e ENLACE, no modelo TCP/IP, essas duas se resumem a FISICA somente.

    2)R: Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. Cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor. As redes de compartilhamento de arquivos como emule e torrent são consideradas redes ponto-a-ponto.

    3) As redes de computadores são compostas de um conjunto de tecnologias e protocolos. Para que uma informação saia de uma origem e chegue a um destino, é preciso executar uma série de procedimentos. Isso tudo se torna uma atividade muito complexa. Justamente por isso, as Redes são organizadas em camadas para diminuir a complexidade. Pois, organizando as tecnologias e os protocolos em camadas, fica mais fácil entender a sequencia que os eventos/procedimentos acontecem.

    4 – Tem por função adaptar o computador ao meio da rede. Cada placa de rede em todo o mundo transporta um código exclusivo, conhecido como o endereço físico ou Media Access Control(MAC). Esse endereço é usado para controlar as comunicações de dados do host na rede.

    5 - 'Bridge' ou 'ponte' é o termo utilizado em informatica para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes de informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo.

    6- As camadas do modelo OSI e TCP/IP são caracterizadas como hierárquicas a fim de, promover melhor entendimento quanto às operações ao usuário, assim cada camada usa as funções de sua própria camada ou da anterior para mascarar sua complexidade e transparecer as operações ao usuário.

    7- R: Frame Relay é um serviço para o envio de informação através de uma rede global (WAN). A informação trafega em quadros. Cada quadro possui um endereço de destino, o que irá permitir que a rede o conduza até lá.

    8 - podemos definir comunicação Síncrona como aquela onde há a presença da linha de para sincronizar os dados trafegados na rede. Este tipo de comunicação é se comparada a comunicação assíncrona bem mais rápida, pois há uma linha sincronizando toda a comunicação, o que torna assim a mesma mais rápida e imune a erros .

    9- Transmissão Simplex é aquela em que as informações seguem apenas em uma direção usando apenas um canal A transmissão Full-Duplex é aquela que ocorre o fluxo de dados através de um mesmo canal ao passo que na transmissão Half-Duplex existem dois canais dedicados, uma para envio e outro para recepção das informações.

    10- Sim, pois os roteadores são exemplos de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internet working, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, atua na camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  18. ATIVIDADE 4

    1- diferença é que o modelo OSI tem sete camadas e o TCP/IP tem quatro, na camada de rede, o modelo OSI é compatível com a comunicação sem conexão e com a comunicação orientada a conexões; no entanto, na camada de transporte, o modelo aceita apenas a comunicação orientada a conexões, onde ela de fato é mais importante (pois o serviço de transporte é visível para os usuários) e o modelo TCP/IP só tem um modo de operação na camada de rede (sem co nexão), mas aceita ambos os modos na camada de transporte, oferecendo aos usuários a possibilidade de escolha. Essa escolha é especialmente importante para os protocolos simples de solicitação/resposta.

    2 -Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede, cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor

    3- Para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.

    4 -Cada adaptador de rede tem um endereço único, incorporado no chip da placa, chamado de Media Access Control (MAC). - Cada MAC é único e só pode existir um único em toda a rede.
    Endereço MAC Endereço físico da estação, que identifica a placa de rede (NIC). É um endereço de 48 bits, representado em hexadecimal.

    5 -Servem para interligar duas ou mais redes.

    6- As camadas do modelo OSI e TCP/IP são caracterizadas como hierárquicas afim de, promover melhor entendimento quanto às operações ao usuário, assim cada camada usa as funções de sua própria camada ou da anterior para mascarar sua complexidade e transparecer as operações ao usuário.

    7 -As diferenças principais entre estas duas tecnologias é que na Tecnologia X.25, usava como meio de transmissão o sistema telefônico, onde a mensagem enviada pelo emissor ao receptor deve solicitar à conexão antes para enviar os dados; e a tecnologia Frame Relay, por sua vez utiliza uma rede global para o envio de informações, nesta tecnologia as informações trafegam em quadros, e aí a importância dos comutadores que agrupam as informações corretamente, outra diferença importante é que esta última tecnologia é mais possui mais velocidade na transmissão de dados, que a anterior.

    8 -Comunicação síncrona: Escabele um tempo de resposta.
    Comunicação assíncrona: Não estabelece um tempo de resposta.

    9 -Transmissão Simplex é aquela em que as informações seguem apenas em uma direção usando apenas um canal
    A transmissão Full-Duplex é aquela que ocorre o fluxo de dados através de um mesmo canal ao passo que na transmissão Half-Duplex existem dois canais dedicados, uma para envio e outro para recepção das informações;.

    10- Sim, pois os roteadores são exemplos de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internet working, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, atua na camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  19. Leandro R. de Souza Morais23 de julho de 2013 às 15:48

    1 – O modelo OSI possui 7 camadas de transporte de sinal, enquanto o TCP/I possui apenas 4, pois agrupa as camadas de aplicação, apresentação e sessão em uma única camada e as camadas enlace e física em uma única.
    2- É um modelo de rede entre dois computadores que adota ambos como servidores, de forma alternada, desprezando a presença de um equipamento que estabeleça a comunicação entre eles, a não ser um cabo confeccionado corretamente para estabelecer esta relação de rede.
    3- Os modelos das redes de computadores são pensadas em camadas, visando facilitar o processo de interconexão realizado entre máquinas de diversos fabricantes.
    4- São úteis para que sejam enviados pacotes diretamente a um determinado endereço especificamente, uma vez que este endereço físico (MAC), é único para cada placa de rede, assim podendo reduzir o tráfego de dados em rede, uma vez que, os pacotes são direcionados a um determinado endereço.
    5- Sua utilidade é de reduzir o tráfego dentro de uma rede, pois este equipamento divide uma rede em sub-redes, além de compatibilizar diferentes padrões de rede, pois atua no nível 2 do modelo OSI, ignorando protocolos utilizados pelas redes, pois somente envia dados através endereço MAC das placas de rede.
    6- As camadas do modelo OSI e TCP/IP são caracterizadas como hierárquicas afim de, promover melhor entendimento quanto às operações ao usuário, assim cada camada usa as funções de sua própria camada ou da anterior para mascarar sua complexidade e transparecer as operações ao usuário.
    7- As diferenças principais entre estas duas tecnologias é que na Tecnologia X.25, usava como meio de transmissão o sistema telefônico, onde a mensagem enviada pelo emissor ao receptor deve solicitar à conexão antes para enviar os dados; e a tecnologia Frame Relay, por sua vez utiliza uma rede global para o envio de informações, nesta tecnologia as informações trafegam em quadros, e aí a importância dos comutadores que agrupam as informações corretamente, outra diferença importante é que esta ultima tecnologia é mais possui mais velocidade na transmissão de dados, que a anterior.
    8- As redes de comunicação síncrona são aquelas que possuem no receptor um mecanismo de sincronização, o clock, que tem a função de determinar um exato espaço de tempo para que o fluxo de bits recebidos deva ser segmentado, de modo que a casa de segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido; já nas redes de comunicações assíncronas não existe esse mecanismo de sincronização assim as sequências de bits devem conter as informações que indiquem o inicio e o fim de cada agrupamento, assim a leitura dos dados é feita a partir apenas das próprias informações contidas nas sequência de bits recebida.
    9- A transmissão Full-Duplex é aquela que ocorre o fluxo de dados é dada através de um mesmo canal, assim, uma mensagem pode ser enviada e recebida através de um mesmo canal; na transmissão Half-Duplex existem dois canais dedicados, uma para envio e outro para recepção das informações; e a transmissão Simplex é aquela em que as informações seguem apenas em uma direção usando apenas um canal.
    10- A afirmativa está correta pois os roteadores são exemplos claros de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internetworking, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, realmente atua a camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  20. 1 – quando a camada de transporte do modelo TCP/PI utiliza UDP não garante fiabilidade na entrega de pacotes, no entanto a camada de modelo OSI garante sempre. O modelo TCP é um modelo funcional que foi evoluindo à medida de suas necessidades, enquanto o modelo OSI normalmente só é utilizado como ajuda para a compreensão do processo de comunicação.
    2 - Uma rede ponto a ponto é uma rewde em que não há um servidor central que controla a rede. Cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor, uma conexão ponto a ponto é quando você coneta diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário.
    3 – foi construído em cima dos modelos OSI, para esconder a complexidade e transparecer as operações do usuário.
    4 - São úteis para que sejam enviados pacotes diretamente a um determinado endereço especificamente, uma vez que este endereço físico (MAC), é único para cada placa de rede, assim podendo reduzir o tráfego de dados em rede, uma vez que, os pacotes são direcionados a um determinado endereço.
    5 - Uma bridge é um dispositivo capaz de dividir uma rede em sub - redes com o objetivo de reduzir o tráfego ou compatibilizar diferentes padrões de redes. A função primária da bridge é manter o tráfego separado em ambos os lados. O tráfego só passa se for dirigido a um posto de trabalho do lado oposto.
    6- para esconder a complexidade da comunicação entra as maquinas e transparecer as operações ao usuário.
    7 - A difrença dessas tecnologias é a X.25 do ITU-T define os protocolos na interface de acesso para estabelecer e manter as conexões entre um equipamento terminal e uma rede pública de comutação de pacotes. Já o Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, cada frame contém todas as informações necessárias para encaminhá-lo para o destino certo.
    8 - Síncrona é quando existe uma comunicação em tempo real, na qual a mensagem enviada pelo emissor chega quase que instantaneamente ao receptor, tendo com exemplo: os chats e as vídeos conferencias.
    9 - R: Ful-Duplex: As transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados.
    Half-Duplex: é quando uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos, mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente); ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores.
    Simplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.
    10 - Afirmativo, pois os roteadores são exemplos de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internet working, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, atua na camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  21. Luciana dos Santos Ribeiro24 de julho de 2013 às 00:28

    Atividade 4
    1)Explique qual a diferença entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP.
    O modelo OSI possui sete camadas de transporte de sinal, enquanto o TCP/IP tem apenas 4, sendo que nas camadas do modelo TCP/IP algumas aplicações estão agrupadas,
    2)Como você define uma Rede de computadores Ponto a ponto?
    É uma rede que não tem um servidor central que a controla, sendo que cada ponto ou estação pode funcionar tanto como estação quanto como servidor, ou seja, a rede ponto a ponto acontece quando conecta-se dois computadores sem um intermediário
    3)Qual o motivo dos modelos das redes de computadores serem pensadas em camadas?
    O motivo é facilitar a conexão realizada entre máquinas de diversos fabricantes.
    4) Qual a utilidade dos endereços MAC dos dispositivos acoplados às Redes de computadores?
    Cada adaptador de rede tem um endereço único, incorporado ao chip da placa, também chamado de Media Access Control –MAC. Cada MAC é único e só pode existir um única em toda a rede
    5) Qual a utilidade do Bridge nas Redes de Computadores?
    O Bridge reduz o tráfego dentro de uma rede, além de compatibilizar diferentes padrões de rede, pois atua no nível 2 do modelo OSI, ignorando protocolos utilizados pelas redes, pois, somente envia dados através do endereço MAC das placas de rede
    6) Qual o motivo de caracterizarmos as camadas do modelo OSI e TCP/IP como hierárquicas?
    São caracterizadas como hierárquicas com o objetivo de se obter um melhor entendimento quanto às operações ao usuário, assim, cada camada usa as funções de sua própria camada ou da anterior para mascarar a sua complexidade e transparecer as operações ao usuário.
    7) Cite diferenças das Tecnologias Frame Relay e X.25
    A tecnologia Frame Relay utiliza uma rede global para o envio de informações , nesta tecnologia as informações trafegam em quadros, e aí a importância dos computadores que agrupam as informações corretamente, outra característica é que esta tecnologia é a que mais possui velocidade na transmissão de dados que na tecnologia X.25 que usa como meio de transmissão o sistema telefônico, onde a mensagem é enviada pelo emissor ao receptor que deve solicitar à conexão antes para enviar os dados.
    8)Explique, com suas palavras, a diferença entre a comunicação síncrona e assíncrona.
    REDES DE COMUNICAÇÃO SINCRONA – possuem no receptor um mecanismo de sincronização, o clock, que tem a função de determinar um exato espaço de tempo para que o fluxo de bits recebidos deva ser segmentado, de modo que a casa de segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emeitido.
    REDES DE COMUNICAÇÃO ASSINCRONA – não existe esse mecanismo de sincronização, assim, as sequências de bits devem conter as informações que indiquem o inicio e o fim de cada agrupamento, assim, a leitura dos dados é feita a partir apenas das próprias informações contidas nas sequências de bits recebida.
    9)Descreva como ocorre uma transmissão Ful-Duplex, Half-Duplex e Simplex
    TRANSMISSÃO FUL-DUPLEX : As transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, pode transmitir e receber ao mesmo tempo.
    TRANSMISSÃO HALF – DUPLEX : As transmissões podem ser feitas nos dois sentidos só que alternadamente, ou transmite ou recebe , nunca os dois ao mesmo tempo.
    TRANSMISSÃO SIMPLEX: As transmissões são feitas em apenas um sentido, do emissor para o receptor apenas, nunca o contrário.
    10) “O dispositivo Bridge atua na camada 2 e o Roteador na camada 3 do modelo OSI”. Você concorda com a afirmativa? Justifique a sua resposta.
    Sim, concordo, por que os roteadores são equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internet working, é nesta camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP, já o dispositivo Bidge, atua a camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  22. Edieson Rego Valerio24 de julho de 2013 às 01:42

    01)Explique qual a diferença entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP.
    R: O modelo TCP/IP é baseado em 4 níveis, o de Host/rede, o de Inter-rede, o de Transporte e o de Aplicação e o modelo OSI é dividido em sete níveis, sendo que cada um deles possui uma função
    distinta no processo de comunicação entre dois sistemas abertos.

    02)Como você define uma Rede de computadores Ponto a ponto?
    R: A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los. 

    03)Qual o motivo dos modelos das redes de computadores serem pensadas em camadas?
    R: Para facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes.

    04) Qual a utilidade dos endereços MAC dos dispositivos acoplados às Redes de computadores?
    R:O Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede.

    05) Qual a utilidade do Bridge nas Redes de Computadores?
    R: Bridges servem para interligar duas redes, como por exemplo ligação de uma rede de um edifício com outro.

    06) Qual o motivo de caracterizarmos as camadas do modelo OSI e TCP/IP como hierárquicas?
    R:Porque cada camada usa as funções da própria ou da camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.

    07) Cite diferenças das Tecnologias Frame Relay e X.25
    R:O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós. O protocolo X.25 permite o acesso a redes públicas ou privadas operando com a comutação de pacotes sendo orientado a bit. A transmissão de dados ocorre entre o terminal cliente denominado de Data Terminal Equipment (DTE) e um equipamento de rede denominado Data Circuit-terminating Equipment ou Data Communications Equipment (DCE). A transmissão dos pacotes de dados é realizada através de um serviço orientado a conexão (a origem manda uma mensagem ao destino pedindo a conexão antes de enviar os pacotes), garantindo assim a entrega dos dados na ordem correcta, sem perdas ou duplicações.

    08)Explique, com suas palavras, a diferença entre a comunicação síncrona e assíncrona.
    R: Numa comunicação assíncrona, cada bloco de dados inclui um bloco de informação de controle (chamado flag), para que se saiba exatamente onde começa e acaba o bloco de dados e qual a sua posição na sequência de informação transmitida.
    Numa comunicação síncrona, cada bloco de informação é transmitido e recebido num instante de tempo bem definido e conhecido pelo transmissor e receptor, ou seja, estes têm que estar sincronizados. Para se manter esta sincronia, é transmitido periodicamente um bloco de informação que ajuda a manter o emissor e receptor sincronizados.

    09)Descreva como ocorre uma transmissão Ful-Duplex, Half-Duplex e Simplex
    Simplex: Uma comunicação é dita simplex quando temos um dispositivo Transmissor e outro dispositivo Receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão.
    Half-Duplex: Uma comunicação é dita half duplex (também chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional.
    Full-Duplex: Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional).

    10) “O dispositivo Bridge atua na camada 2 e o Roteador na camada 3 do modelo OSI”. Você concorda com a afirmativa? Justifique a sua resposta.
    R:SIM,A afirmativa está correta pois os roteadores são exemplos claros de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI.

    ResponderExcluir
  23. ALINE THAIS SOUSA DA COSTA (LIC. COMPUTAÇÃO 2011)
    Atividade 4 – só respostas
    1) Os protocolos que compõem o conjunto de protocolo TCP/IP podem ser descritos em termos do modelo de referência OSI. No modelo OSI, a camada de Acesso à Rede e a camada de Aplicação do modelo TCP/IP são, posteriormente, divididas para descrever funções discretas que precisam ocorrer nessas camadas.
    2) A rede ponto-a-ponto parte do princípio de que todos os computadores podem ser iguais, sem a necessidade de um micro que gerencie os recursos de forma centralizada. O usuário pode acessar qualquer informação que esteja em qualquer um dos computadores da rede sem a necessidade de pedir permissão a um administrador de rede. Nesse tipo de rede, o computador hora pode ser servidor hora pode ser cliente.
    3) As redes são divididas em camadas para poder diminuir a complexidade dos projetos, desenvolvimento e manutenção.
    4) O Endereço MAC é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, sado para controle de acesso em redes de computadores. Sua identificação é gravada em hardware, isto é, na memória ROM da placa de rede de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.

    5) bridge é um dispositivo que divide uma rede em sub-redes com o objetivo de reduzir tráfego ou compatibilizar diferentes padrões de redes.

    6) Podemos caracterizar como camadas hierárquicas, pois estas são fornecedoras de serviços da própria camada ou da anterior, para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário

    7) As diferenças entre as duas tecnologias é que na X.25, usa se como meio de transmissão o sistema telefônico, onde a mensagem enviada pelo emissor deve solicitar à conexão antes para enviar os dados; e a tecnologia Frame Relay, utiliza uma rede global para o envio de informações, nesta tecnologia as informações trafegam em quadros,

    8) A comunicação síncrona permite a comunicação entre as pessoas em tempo real, ou seja, o emissor envia uma mensagem para o receptor e este a recebe instantaneamente, como numa conversa por telefone, por exemplo. Já a forma assíncrona não há a participação simultânea das pessoas, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor, enquanto um envia, o outro não pode enviar ao mesmo tempo, e vice e versa momento. Exemplos são os walk talks.

    9) Simplex: o canal lógico ou físico é unidirecional, Half-duplex: o fluxo de dados funciona nos dois sentidos, mas não de forma simultânea, Full-duplex: o fluxo de dados opera nos dois sentidos simultaneamente,

    10) Está correto a afirmativa, pois os roteadores são exemplos de equipamentos que atuam na camada osi, responsável pelo tráfego de internetworking, camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o Bidge, atua na camada 2 do modelo OSI sim, pois nesta, são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  24. Aluno: Ismael Barroso da Silva LC 2011


    1) o TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação, diferente OSI; OSI tem sete e o TCP/IP tem quatro. Ambas têm camada de rede, de transporte e aplicação, mas as outras são diferentes; Outra diferença está ligada ao tipo conexão da comunicação: comunicação sem conexão (CSC) versus comunicação orientada à conexão(COC). Na camada de rede, OSI suporta ambos e O modelo TCP/IP tem somente um modo. Na camada de transporte, OSI possui somente COC, onde ele influencia (porque o serviço de transporte é visível aos usuários), enquanto que TCP/IP suporta ambos os modos na camada de transporte, dando uma escolha aos usuários.
    2) Rede ponto a ponto é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.
    3) A criação de um modelo de redes em camada, teve como objetivo, diminuir a complexidade da rede. Com isso, cada camada oferece determinados serviços as camadas superiores, isolando essa camada dos detalhes de implementação.
    4) O endereço MAC, é o endereço físico da estação, ou melhor, da interface de rede. É um endereço de 48 bits, representado em hexadecimal. O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet. Este endereço é o utilizado na camada 2 (Enlace) do Modelo OSi.
    5) Bridge é um dispositivo que liga duas ou mais redes que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo,
    6) Pois cada camada usa as funções da própria ou da camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou outra camada.
    7) O x25 opera com comutação de pacotes, já o frame relay, opera com comutação de quadros fora que o frame relay envia informação através de uma rede global (WAN)
    8) Em comunicações síncronas, o emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão. Quando dois dispositivos trocam dados entre si, existe um fluxo de dados entre os dois. Em qualquer transmissão de dados, o emissor e o receptor têm que possuir uma forma de extrair dados isolados ou blocos de informação. Já a assíncrona, cada bloco de dados inclui um bloco de informação de controle para que se saiba exatamente onde começa e acaba o bloco de dados e qual a sua posição na seqüência de informação transmitida. Nesse tipo de comunicação o receptor/transmissor pode encaminhar quantas mensagens ele quiser, desde que a mensagem anterior seja entregue, ele não necessita de uma resposta e sim da conclusão do envio da mensagem.
    9) full Duplex é um sistema de comunicação composto por dois interlocutores que podem comunicar entre si em ambas as direções; half-duplex quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente; simplex quando há um dispositivo emissor e outro dispositivo receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão.
    10) Sim, pois os roteadores são equipamentos que atuam nacamada do modelo OSI, onde estão há o tráfego no processo de internetworking, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, atua na camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, endereço MAC.

    ResponderExcluir
  25. 1- RªUma das diferenças principais entre os modelos OSI e TCP/IP, está na simplicidade do modelo TCP/IP, por este ter menos camadas, agrupando as camadas de apresentação e sessão, do modelo OSI à camada de aplicação, e convertendo as camadas de enlace e física do modelo OSI, na camada de acesso à rede – modelo TCP/IP, mantendo as camadas de transporte e rede (internet no modelo TCP/IP), inalteradas.

    2-Rª As redes ponto a ponto caracterizam-se por não haver a figura do servidor exclusivo, pois um computador pode utilizar os recursos de outro computador. Nesse sentido cada computador em de-terminado momento funciona como um servidor. Uma conexão ponto a ponto é quando você conec-ta diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário.

    3-Rª Para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.

    4-Rª É usado para controle de acesso a rede, de equipamentos como desktops, notebooks, roteado-res, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.

    5-Rª Sua utilidade é de reduzir o tráfego dentro de uma rede, além de compatibilizar diferentes pa-drões de rede, pois atua no nível 2 do modelo OSI, ignorando protocolos utilizados pelas redes, pois somente envia dados através endereço MAC das placas de rede.

    6-Rª As camadas do modelo OSI e TCP/IP são caracterizadas como hierárquicas a fim de, promover melhor entendimento quanto às operações ao usuário, assim cada camada usa as funções de sua própria camada ou da anterior para mascarar sua complexidade e transparecer as operações ao usuá-rio.

    7-Rª A difrença dessas tecnologias é a X.25 do ITU-T define os protocolos na interface de acesso para estabelecer e manter as conexões entre um equipamento terminal e uma rede pública de comu-tação de pacotes. Já o Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, cada frame contém todas as informações necessárias para encaminhá-lo para o destino certo.

    8-Rª As redes de comunicação síncrona são aquelas onde há clock, o qual tem o papel de determinar um exato espaço de tempo para que o fluxo de bits recebidos deva ser segmentado; nas redes de comunicações assíncronas as sequencias de bits devem possuir as informações que indiquem o inicio e o fim de cada agrupamento, a leitura dos dados é feita a partir apenas das próprias informações nas sequências de bits.

    9-RªAs transmissões Ful-Duplex podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computado-res, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sen-tido do fluxo dos dados. A transmissão Half-Duplex é quando uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos, mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computado-res (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente); ocorre em muitas situações na comuni-cação entre computadores. As transmissões Simplex podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.

    10-Rª Concordo, visto que os roteadores são exemplos de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI, onde ficam os responsáveis pelo tráfego no processo de internet working, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, atua na camada 2 do modelo OSI, uma vez que nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  26. Antonio Jerry Costa da Silva24 de julho de 2013 às 09:09


    ANTONIO JERRY COSTA DA SILVA
    1 - Especificamente, há uma diferença óbvia entre os dois modelos que é o número de camadas: OSI tem sete e o TCP/IP tem quatro. Ambas têm camada de rede, de transporte e aplicação, mas as outras são diferentes. Outra diferença está ligada ao tipo conexão da comunicação: comunicação sem conexão(CSC) versus comunicação orientada à conexão(COC). Na camada de rede, OSI suporta ambos e O modelo TCP/IP tem somente um modo. Na camada de transporte, OSI possui somente COC, onde ele influencia (porque o serviço de transporte é visível aos usuários), enquanto que TCP/IP suporta ambos os modos na camada de transporte, dando uma escolha aos usuários. Esta escolha é especialmente importante para protocolos simples de pergunta e resposta. Por esta razão, os protocolos OSI são melhor escondidos do que no TCP/IP e tem maior adaptabilidade para mudanças de tecnologia.
    O TCP não distingui com clareza a diferença entre serviço, interface e protocolo.
    O modelo de referência OSI foi concebido antes dos protocolos ter sidos criados.
    O OSI tem 7 camadas o TCP tem 4 camadas.
    No modelo OSI a camada de rede aceita os dois tipos de serviço de conexão, já acamada de transporte aceita somente serviço orientado a conexão.
    O TCP só tem um modo na camada de rede (sem Conexão), as aceita ambos os modosna camada de transporte
    2 - Uma rede ponto a ponto é uma rede em que não há um servidor central que controla a rede. Cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor. As redes de compartilhamento de arquivos como emule e torrent são considerados redes ponto-a-ponto. Uma conexão ponto a ponto é quando você conecta diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário.
    3 - Os modelos das redes de computadores são pensadas em camadas, visando facilitar o processo de interconexão realizado entre máquinas de diversos fabricantes.
    4 - É usado para controle de acesso a rede, de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.
    5 - Sua utilidade é de reduzir o tráfego dentro de uma rede, além de compatibilizar diferentes padrões de rede, pois atua no nível 2 do modelo OSI, ignorando protocolos utilizados pelas redes, pois somente envia dados através endereço MAC das placas de rede.
    6 - São caracterizadas como hierárquicas, promovendo melhor entendimento quanto às operações ao usuário, onde cada camada usa as funções de sua própria camada ou da que a antecede, desse modo mascarando sua complexidade transparecendo ao usuário as operações realizadas.

    ResponderExcluir
  27. Antonio Jerry Costa da Silva24 de julho de 2013 às 09:12

    7 - A tecnologia "Frame Relay" não é mais do que uma adaptação das redes X.25 à realidade actual. As exigencias em termos de taxa de trasmissão são claramente superiores e adaptaveis às necessidades, o "Frame Relay" disponibiliza taxas de transmissão variáveis, com valores múltiplos de 64 Kbps. Tal como nas redes X.25 é utilizada uma variante do protocolo HDLC, o novo protocolo LAP-F ("Link Access Protocol/Procedures - Frame-Relay"), que assegura a definição de circuitos virtuais. Assim. ao contrário do LAP-B e HDLC, o LAP-F, não implementa as funções de controlo de fluxo e erros, em seu lugar implementa circuitos virtuais ("Virtual Link"), através do campo o DLCI ("Data Link Connection Identifier") que substitui os habituais números de sequência do controlo de fluxo/erros. O controlo de erros e fluxo deixa assim de existir para os dados, ficando a cargo dos utilizadores (protocolos de nível superior), esta evolução torna-se possível graças a um aumento da qualidade das linhas de transmissão, com consequente redução das taxas de erros. Por outro lado estas simplificações tornaram as redes "Frame-Relay" muito mais eficientes do que as suas antecessoras X.25.
    8 - podemos definir comunicação Síncrona como aquela onde há a presença da linha de para sincronizar os dados trafegados na rede. Este tipo de comunicação é se comparada a comunicação assíncrona bem mais rápida, pois há uma linha sincronizando toda a comunicação, o que torna assim a mesma mais rápida e imune a erros.
    9 - Transmissão Simplex é aquela em que as informações seguem apenas em uma direção usando apenas um canal
    A transmissão Full-Duplex é aquela que ocorre o fluxo de dados através de um mesmo canal ao passo que na transmissão Half-Duplex existem dois canais dedicados, uma para envio e outro para recepção das informações.
    10 - A afirmativa está correta, pois os roteadores são exemplos claros de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI, onde estão os responsáveis pelo tráfego no processo de internetworking, é nessa camada que o endereço físico é compreendido e convertido em endereço IP; já o dispositivo Bidge, realmente atua a camada 2 do modelo OSI, pois nesta camada são utilizados apenas os endereços físicos, no caso das Bridges a endereço MAC.

    ResponderExcluir
  28. 1) Apesar de terem semelhanças fundamentais, os modelos são muito diferentes. Há uma diferença óbvia entre os dois modelos que é o número de camadas: OSI tem sete e o TCP/IP tem quatro. Ambas têm camada de rede, de transporte e aplicação, mas as outras são diferentes. Sendo camada de sessão, camada de enlace e camada física, para o modelo OSI e camada de internet para o TCP/IP.
    Outra diferença está ligada ao tipo conexão da comunicação: comunicação sem conexão (CSC) versus comunicação orientada à conexão(COC). Na camada de rede, OSI suporta ambos e O modelo TCP/IP tem somente um modo. Na camada de transporte, OSI possui somente COC, onde ele influencia (porque o serviço de transporte é visível aos usuários), enquanto que TCP/IP suporta ambos os modos na camada de transporte, dando uma escolha aos usuários.
    2) É uma rede em que não há um servidor central que controla a rede, cada estação da rede é um ponto e funciona tanto como estação como servidor. Ou seja, é quando você conecta diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário.
    3) É a camada responsável por encaminhar os dados entre diversos endereços de redes, como se fosse uma central de correios, fazendo com que os dados cheguem a seu destino. Ou seja, o modelo de camadas é importante para o controle do gerenciamento das informações em rede.
    4) O Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, não havendo duas portas com a mesma numeração. Por isso, é usado para controle de acesso em redes de computadores.
    5) Bridge é um equipamento que funciona exatamente como uma ponte. Possui a capacidade de interligar duas ou mais redes, reduzindo o tráfego entre segmentos de redes e convertendo diferentes padrões de redes. Usa-se uma bridge  quando existem diferentes tipos de redes em um ambiente, quando deseja trocar informações ou partilhar arquivos entre todos os computadores, que podem comunicar entre si.


    ResponderExcluir
  29. 6) Caracterizamos como hierárquicas as camadas para que sejam transparentes às operações aos usuários, já que, existe níveis de processos pré- estabelecidos para que ocorra tal operação.
    7) Assim como no X.25, a tecnologia Frame-Relay permite a multiplexação de várias conexões lógicas (circuitos virtuais entre equipamentos ligados à rede) através de um único meio físico. Essas conexões podem ser do tipo permanentes ou comutadas, embora a maioria das redes Frame Relay existentes opere apenas em modo permanente.
    8) Comunicação Síncrona é quando um envio é feito, o processo remetente é bloqueado até que a recepção correspondente seja realizada, ou seja, o transmissor/receptor não consegue encaminhar um nova mensagem enquanto a resposta não chega. Já em uma Comunicação assíncrona cada bloco de dados inclui um bloco de informação de controle (chamado flag), para que se saiba exatamente onde começa e acaba o bloco de dados e qual a sua posição na seqüência de informação transmitida. Nesse tipo de comunicação o receptor/transmissor pode encaminhar quantas mensagens ele quiser, desde que a mensagem anterior seja entregue, ele não necessita de uma resposta e sim da conclusão do envio da mensagem.
    9) transmissão Simplex é quando temos um dispositivo Transmissor e outro dispositivo Receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidirecional, não havendo retorno do receptor. Uma comunicação é dita half duplex (também chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional. Uma comunicdação é dita Full-Duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção.
    10) concordo sim. pois os roteadores atuam na camada OSI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATIVIDADE: Suely Ferreira

      01) Explique qual a diferença entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP.
      As diferença entre os dois modelos é o número de camadas: OSI tem sete e o TCP/IP tem quatro. Ambas têm camada de rede, de transporte e aplicação, mas as outras são diferentes. A outra diferença está ligada ao tipo conexão da comunicação: comunicação sem conexão (CSC) versus comunicação orientada à conexão (COC). Na camada de rede, OSI suporta ambos e O modelo TCP/IP tem somente um modo. Na camada de transporte, OSI possui somente COC, onde ele influencia (porque o serviço de transporte é visível aos usuários), enquanto que TCP/IP suporta ambos os modos na camada de transporte, dando uma escolha aos usuários. Esta escolha é especialmente importante para protocolos simples de pergunta e resposta. Por esta razão, os protocolos OSI são melhores escondidos do que no TCP/IP e tem maior adaptabilidade para mudanças de tecnologia.
      O TCP não distinguiu com clareza a diferença entre serviço, interface e protocolo.
      O modelo de referência OSI foi concebido antes dos protocolos terem sidos criados.
      O OSI tem 7 camadas o TCP tem 4 camadas.
      No modelo OSI a camada de rede aceita os dois tipos de serviço de conexão, já acamada de transporte aceita somente serviço orientado a conexão.
      O TCP só tem um modo na camada de rede (sem Conexão), as aceita ambos os modos na camada de transporte

      02)Como você define uma Rede de computadores Ponto a ponto?
      As redes de computadores ponto a ponto não tem servidor fixo, todos os computadores num determinado momento podem servir de servidor.

      03)Qual o motivo dos modelos das redes de computadores serem pensadas em camadas?
      Para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou outra camada.

      04) Qual a utilidade dos endereços MAC dos dispositivos acoplados às Redes de computadores?
      O endereço MAC, é o endereço físico da estação, ou melhor, da interface de rede. É um endereço de 48 bits, representado em hexadecimal. O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede internet. Este endereço é o utilizado na camada 2 (Enlace) do Modelo OSi.

      Excluir
  30. 05) Qual a utilidade do Bridge nas Redes de Computadores?
    Bridge é um dispositivo que liga duas ou mais redes que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo,

    06) Qual o motivo de caracterizarmos as camadas do modelo OSI e TCP/IP como hierárquicas?
    Porque cada camada usa as funções da própria ou da camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou outra camada.

    07) Cite diferenças das Tecnologias Frame Relay e X.25
    O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós. O protocolo X.25 permite o acesso a redes públicas ou privadas operando com a comutação de pacotes sendo orientado a bit. A transmissão de dados ocorre entre o terminal cliente denominado de Data Terminal Equipment (DTE) e um equipamento de rede denominado Data Circuit-terminating Equipment ou Data Communications Equipment (DCE). A transmissão dos pacotes de dados é realizada através de um serviço orientado a conexão (a origem manda uma mensagem ao destino pedindo a conexão antes de enviar os pacotes), garantindo assim a entrega dos dados na ordem correcta, sem perdas ou duplicações.

    08)Explique, com suas palavras, a diferença entre a comunicação síncrona e assíncrona.
    Entendo por comunicação síncrona quando se é ativado um dispositivo. O emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão. Quando dois dispositivos trocam dados entre si, existe um fluxo de dados entre os dois. Na assíncrona, cada bloco de dados inclui um bloco de informação de controle para que se saiba exatamente onde começa e acaba o bloco de dados e qual o seu posição na seqüência de informação transmitida. Nesse tipo de comunicação o receptor/transmissor pode encaminhar quantas mensagens ele quiser desde que a mensagem anterior seja entregue, ele não necessita de uma resposta e sim da conclusão do envio da mensagem.

    09)Descreva como ocorre uma transmissão Ful-Duplex, Half-Duplex e Simplex
    Simplex: Uma comunicação é dita simplex quando temos um dispositivo Transmissor e outro dispositivo Receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão.
    Half-Duplex: Uma comunicação é dita half duplex (também chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional.
    Full-Duplex: Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional).

    10) “O dispositivo Bridge atua na camada 2 e o Roteador na camada 3 do modelo OSI”. Você concorda com a afirmativa? Justifique a sua resposta.
    R: SIM,A afirmativa está correta pois os roteadores são exemplos claros de equipamentos que atuam nesta camada do modelo OSI.

    ResponderExcluir