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Luiz Claudio



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segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Em 2007, o Ministério da Educação iniciou a elaboração do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos com o objetivo de organizar e regulamentar os cursos ofertados pelas instituições de ensino. Essa organização seria de acordo com as características científicas e tecnológicas de cada curso.

Importante notarmos que esse catálogo possui a estruturação mínima recomendada para cada um dos 185 possibilidades de cursos contidos nos 12 eixos tecnológicos, o que significa que existe certa flexibilidade para que as instituições montem seus Planos de Cursos vinculados à realidade a qual está inserida.

É um importante passo, onde antes não havia um direcionamento para a uniformização mínima dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino. Tive a oportunidade de participar na elaboração da primeira versão, entregue ao Conselho de Educação do Estado do Pará, dos planos de Cursos da Escola Estadual Tecnológica de Belém - Icoaraci, para o Ensino Integrado e Subsequente do curso Técnico em Informática e ainda para o Proeja em Manutenção e Suporte em Informática.

Para esse trabalho, de elaboração dos planos de curso, observei os vários cursos no eixo tecnológico da Informação e Comunicação, indo ao encontro de uma formação técnica mais específica e menos generalista. Uma realidade que nosso mercado ainda não assimila, logo diante da "flexibilidade" do catálogo tive como alcançar o objetivo proposto pelo catálogo e ir também ao encontro do que o mercado local entende ser o Técnico em Informática.


O Técnico em Informática, segundo o catálogo, está direcionado ao desenvolvimento de programas de computadores (softwares). O mercado de trabalho nortista não possui o conhecimento da real atribuição do Técnico em Informática, logo pensam que são generalistas. Diante do fato tivemos que suprir com várias disciplinas que o catálogo não exigia, para que os futuros Técnicos em Informática fossem absorvidos pelo mercado e não perdessem as oportunidade que surgissem.

No catálogo existem as especificidades na formação de cada ramificação do eixo tecnológico da informação e da comunicação como exemplo temos: Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Sistemas de Comutação, Técnico em Sistemas de Transmissão, Técnico em Telecomunicações. Somos sabedores que precisamos do apoio de pessoas que promovam a mediação entre recursos tecnológicos e a prática educativa, aí surge outro técnico que nosso catálogo oferece: Técnico em Multimeios Didáticos, só que no Eixo Tecnológico de Apoio Educacional.

É certíssima, para os dias de hoje, tal segmentação. Como exemplo está minha área (Informática) que está cada vez mais ampla e assim cada vez mais difícil irmos ao encontro de tantas informações, junto ao nosso alunado, caso não nortearmos o estudo de algo tão abrangente. Daí, enquanto elaboradores dos planos de cursos, devemos sempre ter o cuidado para as observações do mercado e do que o catálogo nos oferece, sem nunca esquecer da formação humana que o mundo do trabalho exige.

2 comentários:

  1. É o conjunto de códigos do computador, que o faz representar: números, letras, pontuações e etc... Enquanto os dígitos decimais possuem 10 valores possíveis, 0 a 9, os bits possuem apenas dois: 0 e 1. Portanto, um número binário é composto apenas de 0 e 1, como por exemplo: 1011. e por isso é mais fácil !

    A relação é que o conjunto de 8 bits forma um byte.

    Eduardo Paiva Filho
    Curso Técnico de Informática
    Unisophos

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  2. 1-É o conjunto de meios que permite acesso simultaneo a texto,imagens e sons de modo interativo.
    2-É uma expressão usada para designar os principais meios de comunicação
    3-Por atingir milhões de usuarios,a rede conserva também caracteristicas de midia dirigida,isto é capacidade de direcionamento de mensagens a públicos especificos.
    4-É a capacidade de transmissão que é superior aquela da primaria do ISDN a 1.5 ou 2 megabits por segundo.No brasil ainda não tem uma regulamentação que indique velocidade minima para a coneão ser considerada de banda larga.
    5-São comunidades com poucos recursos e excluidos digitalmente,pois não tem acesso à tecnologia.Para minimizar a exclusão digital e trazer acesso a rede cada vez mais brasileiros ,minicipios de todo o pais terão acesso a web por meio de telecentros ou serviços de atendimento ao cidadão.

    REGIANE COELHO NUNES
    secretariado.sub.tarde

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