Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Cabanagem




A questão da autonomia política foi, desde a independência, a grande força motriz motivadora de diversos conflitos e revoltas no Brasil. Na província do Pará, a péssima condição de vida das camadas mais baixas da população e a insatisfação das elites locais representavam a crise de legitimidade sofrida pelos representantes locais do poder imperial. Além disso, a relação conflituosa entre os paraenses e os comerciantes portugueses acentuava outro aspecto da tensão sócio-econômica da região.

A abdicação de Dom Pedro I e ascensão do governo regencial estabeleceram a deflagração de um movimento iniciado em 1832. Naquele ano, um grupo armado impediu a posse do governador nomeado pela regência e exigia a expulsão dos comerciantes portugueses da província. No ano seguinte, Bernardo Lobo de Sousa, novo governador nomeado, administrou o Pará de maneira opressiva e autoritária. Desta maneira, abriam-se tensões e a possibilidade de uma nova revolta provincial.

Em 1835, um motim organizado pelo fazendeiro Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre prendeu e executou o governador Bernardo Lobo de Sousa. Os rebelados, também chamados de cabanos, instalaram um novo governo controlado por Malcher. Francisco Vinagre, líder das tropas do novo governo, se desentendeu com o novo governador. Aproveitando de seu controle sobre as forças militares, tentou tomar o governo, mas foi preso pelo governador. Em resposta, Antônio Vinagre, irmão de Francisco, assassinou Félix Clemente Malcher e colocou Francisco Vinagre na liderança do novo governo.

Nessa nova etapa, Eduardo Angelim, líder popular, ascendia entre os revoltosos. A saída das elites do movimento causou o enfraquecimento da revolta. Tentando aproveitar desta situação, as autoridades imperiais enviaram o almirante britânico John Taylor, que retomou o controle sobre Belém, capital da província. No entanto, a ampla adesão popular do movimento não se submeteu à vitória imperial. Um exército de 3 mil homens liderados por Angelim retomou a capital e proclamou um governo republicano independente.

O governo, agora controlado por Angelim, abria possibilidades para a resolução dos problemas sociais e econômicos que afligiam as camadas populares. No entanto, a falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos prejudicou a estabilidade da república popular. Sucessivas investidas militares imperiais foram enfraquecendo o movimento cabano. Em 1836, Eduardo Angelim foi capturado pelas autoridades do governo imperial.

Entre 1837 e 1840, os conflitos no interior foram controlados. Diversas batalhas fizeram com que este movimento ficasse marcado por sua violência. Estima-se que mais de 30 mil pessoas foram mortas. Dessa maneira, a Cabanagem encerrou a única revolta regencial onde os populares conseguiram, mesmo que por um breve período, sustentar um movimento de oposição ao governo.
Por Rainer Sousa Graduado em História Equipe Brasil Escola

Após a leitura do Texto acima, responda como comentário as perguntas abaixo. Não deixe de colocar seu nome e turma na postagem

1- O texto faz referencia a Eduardo Angelim, quem foi essa pessoa? O que fez para ficar na história do Estado do Pará?
2- Quem eram os Cabanos?
3- O que foi a Cabanagem?
4- Temos na cidade de Belém ruas, bairros e etc... em homenagem aos cabanos, cite pelo menos 3 pessoas com pequena descrição
5- Quem foi John Taylor?
6- O que prejudicou a estabilidade da Republica Popular?

16 comentários:

  1. respostas
    1.foi Lider popular é Governador,
    quando ele tava no Governo , abria possibilidades prara a resolução dos problemas sociais é econômicos que afligiam as camadas populares.

    2.os rebelados, também chamados de cabanos.

    3. batalhas diversas fizeram com este movimento ficasse marcado por sua violencia , mas de 30 mil pessoas foram mortas, a cabanagem encerrou a única revolta regecial.

    4. cabanagem, ruas dor cabanos, conjunto Eduardu Angelin.

    5.Almirante Britânico John Taylor

    6.A falta de apoio politico de outra províncias e a carestia de reculsos prejudicou a estabilidade da republica popular.

    EETEPA ANISIO TEXEIRA
    aluna Keila Sales
    Secretariado/integrado/Tarde

    ResponderExcluir
  2. 1-líder popular, que proclamou um governo republicano independente.

    2-foi um motin, organizado pelo fazendeiro Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre no ano de 1835 que prendeu e executou o governador Bernardo Lobo de Sousa.

    3-A cabanagem foi uma revolta que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão Pará.

    4-Vila dos cabanos, rua dos cabanos ,CONJ. Eduardo Angelin.

    5-Foi um britânico que retomou o controle sobre Belém, capital da província.

    6-A falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos.

    ALUNA: VALERIA oLIVEIRA
    TURMA:SECRETARIADO INT. TARDE

    ResponderExcluir
  3. 1 - Foi um lider popular dos cabanos

    2 - Os cabanos eram Indios e mestiços, na maioria e os integrantes da elite local comerciantes e fazendeiros se uniram contra o governo regencial nesta revolta.Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida.

    3 - A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará , atual estado do Pará. Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.

    4 - cabanagem, ruas dor cabanos, conjunto Eduardu Angelin.

    5 - Fou um britânico que retomou o controle sobre Belém, capital da província.

    6 - A falta de apoio politico de outra províncias e a carestia de reculsos prejudicou a estabilidade da republica popular.

    Aluno : Helber Villacorte
    Turma : Integrado Secretariado / Tarde

    ResponderExcluir
  4. Aluna:Inês Farias dos Santos
    Turma:secretariado/integrado-tarde 22/10/10

    Atividade Avaliativa


    1- Eduardo Angelim foi um líder,popular,que proclamou a Republica entre os independentes.O governo era controlado por ele, que abria possibilidades para a resolução dos problemas socias e economicos.


    2-Foi um levante ocorrido no Pará entre os anos 1835 e 1840 e teve como ponto de partida a divisão da elite paraense em torno da nomeação do presidente da província. c Sendo que contou com a adesão da população pobre da província: indígenas, mestiços e negros da região, que viviam em cabanas ,chamados de cabanos,em condições miseráveis.
    Os rebeldes assumiram o governo provincial após terem tomado a cidade de Belém, cujo porto escoava a produção da província, constituída de tabaco, cacau, borracha e outras drogas do sertão, sob o controle de uma elite de comerciantes locais, formada sobretudo por portugueses que exploravam a população mais humilde. Os insurgentes, entre os quais estavam o cônego Batista Campos, os irmãos Vinagre (Antônio e Francisco) e o seringueiro Eduardo angelim, decidiram proclamar a independência da província.

    O movimento, de caráter eminentemente popular, acabou fracassando pela traição de vários participantes, pela falta de consenso entre seus líderes e pela indefinição quanto aos rumos do governo da província. Foi violentamente sufocado por tropas governamentais enviadas à ergião, e, em 1840, o Pará foi "pacificado" à custa da morte de cerca de 30 mil pessoas, perto de 20% da população total da província.




    3-A Cabanagem foi uma revolta de cunho social ocorrida na Província do Grão-Pará, no Brasil.
    Entre as causas dessa revolta foi a extrema miséria do povo paraense e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil.
    A denominação Cabanagem remete ao tipo de habitação da população ribeirinha mais pobre, formada principalmente por mestiços, escravos libertos e índios. A elite fazendeira do Grão-Pará, embora morasse muito melhor, ressentia-se da falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste.



    4-conjunto de angelim,vida dos cabanos e ruas dos cabanos.





    5-Foi um líder religioso inglês


    6-A falta de apoio politico de outra províncias e a carestia de reculsos prejudicou a estabilidade da republica popular

    ResponderExcluir
  5. 1-líder popular, que proclamou um governo republicano independente.

    2-foi um motin, organizado pelo fazendeiro Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre no ano de 1835 que prendeu e executou o governador Bernardo Lobo de Sousa.

    3-A cabanagem foi uma revolta que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão Pará.

    4-Vila dos cabanos, rua dos cabanos ,CONJ. Eduardo Angelin.

    5-Foi um britânico que retomou o controle sobre Belém, capital da província.

    6-A falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos.

    ALUNA :Brenda Pinheiro
    Secretariado Int TARDE .

    ResponderExcluir
  6. Nome: Thaiane Garcia
    Turma: IST

    1_ Foi um líder popular que ascendia entre os revoltosos. Após uma tantativa das autoridades imperiais de retomar o controle da capital da província, um exército de 3 mil homens liderados por agelim retomou a capital e proclamou um governo republicano independente.

    2_ Eram os rebelados, tendo como líder Francisco Vinagre.

    3_ Foi um movimento ou revolta contra a elite política.

    4_ Bairro: Cabanagem ; Rua: Dom Pedro I ; Rua: Bernardo Lobo.

    5_ Era o Almirante Britânico, responsável pela retomada do controle sobre Belém.

    6_ A falta do apoio político de outras províncias e a carestia de recursos.

    ResponderExcluir
  7. Iriany Silva e Silva.22 de outubro de 2010 às 16:36

    1-líder popular, que proclamou um governo republicano independente.

    2-foi um motin, organizado pelo fazendeiro Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre no ano de 1835 que prendeu e executou o governador Bernardo Lobo de Sousa.

    3-A cabanagem foi uma revolta que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão Pará.

    4-Vila dos cabanos, rua dos cabanos ,CONJ. Eduardo Angelin.

    5-Foi um britânico que retomou o controle sobre Belém, capital da província.

    6-A falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos.
    Iriany Silva e Silva.
    tec.secretariado-intregado-tarde

    ResponderExcluir
  8. EEETEPA Professor Anísio Teixeira
    Diretora: Luiza Cristina
    Professor: Luiz Claudio
    Aluna: Tayná Simone Mota da Silva
    Turma:Integrado Secretariado Turno:tarde
    Belém,22 de Outubro de 2010
    ATIVIDADE
    TEXTO: A cabanagem

    1- O texto faz referencia a Eduardo Angelim, quem foi essa pessoa? O que fez para ficar na história do Estado do Pará?
    Eduardo Angelim foi um importante líder popular que lutou pela autonomia da província do Grão-Pará , este controlou o governo por um tempo e abriu possibilidades para a resolução dos problemas sociais e econômicos que afligiam as camadas mais populares a falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos prejudicou a estabilidade da república popular. Sucessivas investidas militares imperiais foram enfraquecendo o movimento cabano. Em 1836, Eduardo Angelim foi capturado pelas autoridades do governo imperial.
    2- Quem eram os Cabanos?
    Cabanos eram os também chamados rebelados estes eram índios e mestiços, que viviam em miséria total sem trabalho e sem condições adequadas de vida, os cabanos sofriam em suas pobres cabanas às margens dos rios. Esta situação provocou o sentimento de abandono com relação ao governo central e, ao mesmo tempo, muita revolta.
    3- O que foi a Cabanagem?
    A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (região norte do Brasil, atual estado do Pará). Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.
    4- Temos na cidade de Belém ruas, bairros e etc.. em homenagem aos cabanos, cite pelo menos 3 pessoas com pequena descrição
    Conj. Eduardo Angelim, Rua dos Cabanos, Cônego Jerônimo Pimentel
    5- Quem foi John Taylor?
    John Taylor Foi um almirante britânico, que retomou o controle sobre Belém, capital da província.
    6- O que prejudicou a estabilidade da Republica Popular?
    O que prejudicou a estabilidade da república popular a falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos .

    ResponderExcluir
  9. 1ª - Eduardo Francisco Nogueira (Aracati, 6 de julho de 1814 — Barcarena, 20 de julho de 1882) foi um revolucionário brasileiro.
    A chegada de Eduardo Francisco Nogueira ao Grão-Pará remonta à década de 1820, fugindo de uma seca que assolou sua região de origem nestes anos.

    2ª - Eram pessoas que moravam nas margens dos rios em uma espécie de cabana.

    3ª -A Cabanagem (1835-1840) foi uma revolta na qual negros, índios e mestiços se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder na então província do Grão-Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populações ribeirinhas e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil
    4ª - Félix Antonio Clemente Malcher
    Foi um dos líderes da cabanagem. Durante o período da Cabanagem, Malcher 'traiu' os ideais de seus companheiros de causa (Irmãos Vinagre e Angelim), por querer que a província do Pará permanecesse ligada a Portugal e não separatista, o que gerou desavenças internas no movimento, enfraquecendo assim a revolução. Foi morto por um dos cabanos quando seria remanejado para outra prisão em Belém.

    João Batista Gonçalves Campos
    (Barcarena, 1782 — Barcarena, 31 de dezembro de 1834) foi um cônego, jornalista e advogado brasileiro.
    Foi um importante ativista político da história do que atualmente é o estado do Pará, desde a época que antecedeu a Independência do Brasil até as lutas partidárias que culminaram com a explosão do movimento da Cabanagem (1835-1840), ocorrido durante o período da regência provisória.

    Francisco José de Sousa Soares de Andrea
    Primeiro e único barão de Caçapava, (Lisboa, 29 de janeiro de 1781 — São José do Norte, 2 de outubro de 1858) foi um militar e político luso-brasileiro.Entrou como voluntário no exército português em 1796, foi nomeado cadete em 1797. Fez o Curso de Engenharia e Navegação e participou da campanha de 1801 em Portugal.

    5ª - John Taylor (Cúmbria, Inglaterra, 1 de novembro de 1808 — Kaysville, Utah, Estados Unidos, 25 de julho de 1887) foi um líder religioso inglês, terceiro presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de 1880 a 1887.
    John Taylor nasceu em Milnthorpe, Westmorland (agora parte de Cúmbria), Inglaterra, filho de James Taylor e Agnes Taylor. Ele tinha escolaridade até à idade de catorze anos, e depois serviu em um estágio inicial para um cooper tendo recebido mais tarde formação como woodturner e marceneiro. Ele foi batizado em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ainda na Inglaterra, mas passou a frequentar a Igreja Metodista aos dezesseis anos. Ele foi nomeado pregador leigo um ano mais tarde na mesma igreja, e sentiu um chamado para pregar nos Estados Unidos. Os pais e irmãos de Taylor emigraram para o Canadá Superior (atual Ontário) em 1830. John permaneceu na Inglaterra, para alienar a propriedade da família e juntou-se a sua família em Toronto em 1832. Encontrou-se com Leonora Cannon quando esteve na Ilha de Man participando de uma convenção da Igreja Metodista e, apesar de inicialmente rejeitar a sua proposta, casou-se com ela em 28 de janeiro de 1833.
    Entre 1834 e 1836, John e Leonora Taylor participaram de um grupo de estudos religiosos em Toronto. O grupo discutiu os problemas e as preocupações com a sua fé metodista, e rapidamente se tornou conhecido como "Dissidentes". Outros membros incluíam Joseph Fielding Smith e suas irmãs, que mais tarde também se tornaram proeminentes adeptos da doutrina do mormonismo.

    6ª - A falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos prejudicou a estabilidade da república popular.

    E.E.Te.Pa Profº Anísio teixeira
    Aluno: Irlem França dos Santos
    Curso: Int. Secretariado - tarde

    ResponderExcluir
  10. 1)R= FOI UM LÍDER POPULAR,ASCENDIA ENTRE OS REVOLTOSOS.ELE ABRIA AS POSSIBILIDADES PARAA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS E ECONÔMICOS QUE AFLINGIAM AS CAMADAS POPULARES.
    2)R= ERAM PESSOA REVOLTADAS QUE FAZIAM REBELIÕES(REBELADOS).
    3)R= CABANAGEM FOI UMA REVOLTA NA QUAL NEGROS,ÍNDIOS E MESTIÇOS SE INSURGIRAM CONTRA A ELITE POLÍTICA E TOMARAM O PODER NA ENTÃO PROVÍNCIA DO GRÃO PARÁ.
    4)R= BATISTA CAMPOS,CABANAGEM E RUAS DOS CABANOS.
    5)R= FOI O ALMIRANTE BRITÂNICO QUE RETOMOU O CONTROLE SOBRE BELÉM,CAPITAL DA PROVÍNCIA.
    6)R= FOI AS BATALHAS POR CAUSA DAS VIOLÊNCIAS.


    ALUNA:Ronielly de Souza Vieira
    TURMA:Int.Secretariado Tarde

    ResponderExcluir
  11. EEETEPA Professor Anísio Teixeira
    Diretora: Luiza Cristina
    Professor: Luiz Claudio
    Aluna: Tayná Simone Mota da Silva
    Turma:Integrado Secretariado Turno:tarde
    Belém,22 de Outubro de 2010
    ATIVIDADE
    TEXTO: A cabanagem

    1- O texto faz referencia a Eduardo Angelim, quem foi essa pessoa? O que fez para ficar na história do Estado do Pará?
    R- Eduardo Angelim foi um importante líder popular que lutou pela autonomia da província do Grão-Pará , este controlou o governo por um tempo e abriu possibilidades para a resolução dos problemas sociais e econômicos que afligiam as camadas mais populares a falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos prejudicou a estabilidade da república popular. Sucessivas investidas militares imperiais foram enfraquecendo o movimento cabano. Em 1836, Eduardo Angelim foi capturado pelas autoridades do governo imperial.
    2- Quem eram os Cabanos?
    R- Cabanos eram os também chamados rebelados estes eram índios e mestiços, que viviam em miséria total sem trabalho e sem condições adequadas de vida, os cabanos sofriam em suas pobres cabanas às margens dos rios. Esta situação provocou o sentimento de abandono com relação ao governo central e, ao mesmo tempo, muita revolta.
    3- O que foi a Cabanagem?
    R- A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (região norte do Brasil, atual estado do Pará). Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.
    4- Temos na cidade de Belém ruas, bairros e etc.. em homenagem aos cabanos, cite pelo menos 3 pessoas com pequena descrição
    R- Conj. Eduardo Angelim, Rua dos Cabanos, Cônego Jerônimo Pimentel
    5- Quem foi John Taylor?
    R- John Taylor foi um almirante britânico, que retomou o controle sobre Belém, capital da província.
    6- O que prejudicou a estabilidade da Republica Popular?
    R- O que prejudicou a estabilidade da república popular a falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos .

    ResponderExcluir
  12. 1-líder popular, que proclamou um governo republicano independente.

    2-foi um motin, organizado pelo fazendeiro Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre no ano de 1835 que prendeu e executou o governador Bernardo Lobo de Sousa.

    3-A cabanagem foi uma revolta que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão Pará.

    4-Vila dos cabanos, rua dos cabanos ,CONJ. Eduardo Angelin.

    5-Foi um britânico que retomou o controle sobre Belém, capital da província.

    6-A falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos.


    escola:anisio teixeira
    professor:luíz claudio
    aluna: nayla costa de souza
    curso:integrado secretadiado
    turno: tarde
    data: 22/10/10

    ResponderExcluir
  13. 1-R=Foi um líder popular, que retomou a capital e proclamou um governo republicano independente.

    2-R=Foram rebeldes pobres e miseráveis (escravos, negros, mestiços, índios, seringueiros), que viviam em cabanas às margens dos rios ou na periferia e nos alagados da cidade.

    3-R=Foi uma revolta na qual negros, índios, mestiços se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder na então província do Grão-Pará.

    4-R=Rua dos cabanos, Bairro cabanagem e cônego Jerônimo Pimentel.

    5-R=Foi um almirante britânico enviado pelas autoridades imperiais para retomar o controle sobre Belém.

    6-R=A falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos.

    Aluna:Lídia Quaresma
    Turma:Secretariado Integrado/tarde

    ResponderExcluir
  14. Aluno:jonatha holanda
    turma;tec.secretariado.int. tarde

    1_R:líder popular,ascendia entre os revoltosos,adesão popular não se submeteu à vitória imperial. Um exército de 3 mil homens liderados por Angelim retomou a capital e proclamou um governo republicano independente.

    2_R:população pobre da província: indígenas, mestiços e negros da região, que viviam em cabanas (daí serem chamados de cabanos), à beira dos rios, em condições miseráveis.

    3_R:A Cabanagem (1835-1840) foi uma revolta de cunho social ocorrida na então Província do Grão-Pará, no Brasil.
    Entre as causas dessa revolta citam-se a extrema miséria do povo paraense e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil.
    A denominação Cabanagem remete ao tipo de habitação da população ribeirinha mais pobre, formada principalmente por mestiços, escravos libertos e índios. A elite fazendeira do Grão-Pará, embora morasse muito melhor, ressentia-se da falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste.

    4_:RUA dos cabanos,conjunto eduardo angelin,Praça batista canpos.

    5_R:almirante britânico John Taylor,que retomou o controle sobre Belém.

    6_R:Sucessivas investidas militares imperiais foram enfraquecendo o movimento cabano

    ResponderExcluir
  15. jamile sousa integrado secretariado tarde22 de outubro de 2010 às 16:50

    1-E foi um líder popular.
    Depois das saídas das elites do movimento causou o enfraquecimento da revolta. Um exercito de 3 mil homens liderados por Angelim retomou a capital e plocamou um governo republicano independente.

    2-Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre.

    3-foi uma revolta na quais negros, índios e mestiços se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder na então província do Grão-Pará.

    4- Cidade velha, ruas dor cabanos, cabanos.

    5- Era um almirante britânico.

    6-a falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos


    ALUNA:Jamile sousa
    Integrado/secretariado/tarde

    ResponderExcluir
  16. 1-líder popular, que proclamou um governo republicano independente.

    2-foi um motin, organizado pelo fazendeiro Félix Clemente Malcher e Francisco Vinagre no ano de 1835 que prendeu e executou o governador Bernardo Lobo de Sousa.

    3-A cabanagem foi uma revolta que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão Pará.

    4-Vila dos cabanos, rua dos cabanos ,CONJ. Eduardo Angelin.

    5-Foi um britânico que retomou o controle sobre Belém, capital da província.

    6-A falta de apoio político de outras províncias e a carestia de recursos.

    aluno:higor martins matos
    turma:comercio

    ResponderExcluir