Olá!


Seja bem vindo (a) a esse espaço sobre Educação e Tecnologia. Fique a vontade para os comentários em relação aos assuntos expostos.

Um forte abraço e felicidades sempre,

Luiz Claudio



E-mail: luizclaudioblm@hotmail.com


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Setup, Bios e Cmos



Muito ouvimos falar, quando estudamos hardware de computadores, em Setup, Bios e Cmos. Clique aqui e vamos em busca de novos conhecimentos nessa interessante segmento da Informática. Note que o manual que está contido no texto possui algumas palavras grifadas em vermelho, como terefa você deverá pesquisar cada palavra e colocar seu significado como comentário, logo abaixo.

Obs: Não esqueça do seu nome e turma quando postar. Essa atividade é avaliativa!



Boa Sorte!

7 comentários:

  1. 1) LBA
    Ao longo da evolução dos micros PCs, existiram vários limites de capacidade dos HDs, causados por limitações nos endereços usados pelos BIOS e limitações por parte dos drivers e sistemas operacionais. Instalar um HD IDE de grande capacidade em um micro antigo pode ser bastante frustrante, com o BIOS da placa reconhecendo apenas os primeiros 504 MB ou os primeiros 7.88 GB do HD e o sistema operacional se recusando a carregar depois de instalado.

    2) RollBack Rx é a terceiro partido disco utilidade para Microsoft Windows, esse usa a setor traçar algoritmo e redirection incremental do setor para capturar e controlar seus instantâneos do PC.

    3) Este é o modo PIO configuração para o dispositivo IDE. IDE / ATA usa uma das duas formas diferentes de transferência de informações dentro e fora da memória: ou I / O programado (PIO) ou acesso direto à memória (DMA). Existem 5 diferentes modos PIO, 0-4, com 4 a mais rápida. Novas unidades de apoio os modos mais rápidos.

    4) DMA (Direct Memory Access) é um modo de alto desempenho para transferência de dados de e para dispositivos, em especial, para dispositivos de CD e DVD.

    5) Éum sistema de monitoramento de discos rígidos que detecta e antecipa falhas, através de vários indicadores de confiabilidade.

    6) ATA é a abreviação de AT Attachment. A AT é parte do IBM PC / AT (1984). ATAPI é curto para ATA Packet Interface. ATAPI permite que os dispositivos SCSI a ser anexado à interface ATA. A especificação ATAPI original foi chamado SFF-8020. A SFF-8020 especificação é muito velha e obsoleta - e não usá-lo - em vez usar o ATA/ATAPI-5 ou -6 (evitar ATA/ATAPI-7) e os padrões SCSI MMC-4 ou -5 para a designação actual da ATAPI. O padrão ATA-8 deve ser feito ainda em 2008. Veja a página de História para a história completa.

    7) Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware.

    Aluno: Paulo Ferreira Ramos

    ResponderExcluir
  2. 8) Sua unidade de medida é o Volt, em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. Por outras palavras, a tensão elétrica é a "força" responsável pela movimentação de elétrons. O potencial elétrico mede a força que uma carga elétrica experimenta no seio de um campo elétrico, expressa pela lei de Coulomb, portanto a tensão é a tendência que uma carga tem de ir de um ponto para o outro. Normalmente toma-se um ponto que se considera de tensão zero e mede-se a tensão do resto dos pontos relativos a este.

    9) Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.

    10) Quando a tensão em um circuito ou parte dele é elevado acima de seu limite superior de design, isso é conhecido como sobretensão. As condições podem ser perigosos. Dependendo de sua duração, o evento de sobretensão pode ser transitório, uma tensão de pico ou permanente, conduzindo a um pico de energia.

    11) Esta é uma opção encontrada no Setup de muitas placas que permite configurar a tensão usada pelo processador. Desde o Pentium MMX, os processadores operam com tensões mais baixas que o restante do sistema. Enquanto o chipsets e outros periféricos da placa mãe operam com tensões de 5v ou 3.3v (excessão para os slots AGP 4x, que operam a 1.5v), o processador opera a 2.0v (um Celeron 366), 1.65v (Um Pentium III 800), ou mesmo 1.5v (Pentium 4 de 2.2 GHz entre outros).

    12) É um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.

    13) VanderPool, cuja aplicação no hardware se desenrola tanto no nível do chipset quanto do processador, visa oferecer uma espécie de virtualização. Com esta palavra bárbara, que não quer dizer muita coisa, a Intel nos sugere que ela será capaz de oferecer a possibilidade de dividir uma única máquina física em diversas máquinas virtuais.

    14) A tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® é um meio avançado de garantir um alto desempenho mantendo os requisitos de economia de energia dos sistemas móveis. A tecnologia Enhanced Intel SpeedStep convencional faz o chaveamento em tandem entre níveis altos e baixos da tensão e da frequência, em resposta à carga do processador.

    15) Em comparação com a taxa única de dados (SDR) SDRAM, DDR SDRAM a interface possibilita taxas de transferência mais possível um controle mais rigoroso do calendário dos dados elétricos e sinais de clock. Implementações muitas vezes tem que usar programas como fase de loops fechados e auto-calibração para alcançar a precisão de tempo necessário.

    16) EPP: Define a porta paralela para melhorado modo de porta paralela. Às vezes também chamado de "Bi-direcional"

    17) ECP: Define a porta paralela se como uma porta de recursos avançados. Esta configuração requer o uso de um canal de DMA, geralmente especificados através de uma outra configuração da BIOS.

    18) IRQ é abreviação de "Interrupt Request Line". Os endereços de IRQ são interrupções de hardware, canais que os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção do processador.

    19) DMA é abreviação de "Direct Memory Access". O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador.

    Aluno: Paulo ferreira ramos

    ResponderExcluir
  3. LBA
    Ao longo da evolução dos micros PCs, existiram vários limites de capacidade dos HDs, causados por limitações nos endereços usados pelos BIOS e limitações por parte dos drivers e sistemas operacionais. Instalar um HD IDE de grande capacidade em um micro antigo pode ser bastante frustrante, com o BIOS da placa reconhecendo apenas os primeiros 504 MB ou os primeiros 7.88 GB do HD e o sistema operacional se recusando a carregar depois de instalado.

    Este é o modo PIO configuração para o dispositivo IDE. IDE / ATA usa uma das duas formas diferentes de transferência de informações dentro e fora da memória: ou I / O programado (PIO) ou acesso direto à memória (DMA). Existem 5 diferentes modos PIO, 0-4, com 4 a mais rápida. Novas unidades de apoio os modos mais rápidos.

    DMA (Direct Memory Access) é um modo de alto desempenho para transferência de dados de e para dispositivos, em especial, para dispositivos de CD e DVD.
    É um sistema de monitoramento de discos rígidos que detecta e antecipa falhas, através de vários indicadores de confiabilidade.

    ATA é a abreviação de AT Attachment. A AT é parte do IBM PC / AT (1984). ATAPI é curto para ATA Packet Interface. ATAPI permite que os dispositivos SCSI a ser anexado à interface ATA. A especificação ATAPI original foi chamado SFF-8020. A SFF-8020 especificação é muito velha e obsoleta - e não usá-lo - em vez usar o ATA/ATAPI-5 ou -6 (evitar ATA/ATAPI-7) e os padrões SCSI MMC-4 ou -5 para a designação actual da ATAPI. O padrão ATA-8 deve ser feito ainda em 2008. Veja a página de História para a história completa.

    Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware.

    VanderPool, cuja aplicação no hardware se desenrola tanto no nível do chipset quanto do processador, visa oferecer uma espécie de virtualização. Com esta palavra bárbara, que não quer dizer muita coisa, a Intel nos sugere que ela será capaz de oferecer a possibilidade de dividir uma única máquina física em diversas máquinas virtuais.

    A tecnologia Enhanced Intel SpeedStep® é um meio avançado de garantir um alto desempenho mantendo os requisitos de economia de energia dos sistemas móveis. A tecnologia Enhanced Intel SpeedStep convencional faz o chaveamento em tandem entre níveis altos e baixos da tensão e da frequência, em resposta à carga do processador.

    Em comparação com a taxa única de dados (SDR) SDRAM, DDR SDRAM a interface possibilita taxas de transferência mais possível um controle mais rigoroso do calendário dos dados elétricos e sinais de clock. Implementações muitas vezes tem que usar programas como fase de loops fechados e auto-calibração para alcançar a precisão de tempo necessário.

    EPP: Define a porta paralela para melhorado modo de porta paralela. Às vezes também chamado de "Bi-direcional"

    IRQ é abreviação de "Interrupt Request Line". Os endereços de IRQ são interrupções de hardware, canais que os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção do processador.

    DMA é abreviação de "Direct Memory Access". O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador.

    aluno:romulo costa

    ResponderExcluir
  4. Logical Block Addressing (LBA) é um esquema comum usado para especificar a localização dos blocos de dados armazenados no computador de armazenamento de dispositivos, geralmente de armazenamento secundário de sistemas, tais como discos rígidos

    Programada entrada / saída (PIO) é um método de transferência de dados entre e CPU e um periférico, como placa de rede ou um ATA dispositivo de armazenamento.

    O Modo DMA permite que certos dispositivos de hardware num computador acedam a memória do sistema para leitura e escrita independentemente da CPU.
    O acesso direto da memória é usado igualmente para transferência de dados de núcleos em processadores multi-core, em especial nos sistema-em-microplaquetas do processador, onde seu elemento de processamento é equipado com uma memória local ,e o acesso direto da memória é usado para transferir dados entre a memória local e a memória principal.

    Monitoramento Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology (tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório) ou S.M.A.R.T. é um sistema de monitoramento de discos rígidos que detecta e antecipa falhas, através de vários indicadores de confiabilidade.

    ATA (Advanced Technology Attachment Packet Interface com) é um protocolo de software para transferência de dados entre a mídia de armazenamento, drivers e placa mãe de um computador.

    Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware.

    Aluna:Tatiane Ferro da Silva
    Unisophos
    Téc. em Informática

    ResponderExcluir
  5. LBA: "Logical Block Addressing" endereçamento lógico de blocos. A idéia é a seguinte: o padrão IDE reserva 16 bits para o endereçamento do cilindro, 4 bits para o endereçamento da cabeça de leitura e mais 8 bits para o setor, totalizando 28 bits de endereçamento. O modo LBA abandona o endereçamento CHS, com endereços independentes para cilindros, cabeças e setores, passando a adotar um endereço único. Os setores passam então a receber endereços seqüenciais, 0, 1, 2, 3, 4 etc. assim como os clusters no sistema FAT. Os 28 bits de endereçamento permitem então 228 milhões de endereços, o que corresponde a HDs de até 128 GB (137 GB na notação decimal).
    Setores Múltiplos: A Modalidade múltipla do setor, permite a transferência de setores múltiplos por interrupção de I/O, melhor que o um setor por cada interrupção. Quando esta característica é permitida, reduz tipicamente a carga geral do sistema operando no disco entre 30-50%. A grande maioria dos HDs suportam os ajustes mínimos de 2, de 4, de 8, ou de 16 (setores). Os ajustes maiores podem também ser possíveis, dependendo do "disco rígido" utilizado.
    Modo Pio: (Programmed I/O), onde, grossamente falando, o processador executa a transferência de dados entre o HD e a memória RAM. Cada modo PIO existente trabalha com uma taxa distinta de transferência de dados.
    Modo DMA: (Direct Memory Access). Como o próprio nome diz, essa tecnologia tornou possível o acesso direto à memória pelo HD ou pelos dispositivos que usam a interface IDE, sem necessidade do "auxílio" do processador.
    SMART: Ou (tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório)é um sistema de monitoramento de discos rígidos que detecta e antecipa falhas, através de vários indicadores de confiabilidade.
    ATA, um acrônimo para a expressão inglesa Advanced Technology Attachment, é um padrão para interligar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e drives de CD-ROMs, no interior de computadores pessoais
    ATAPI (Advanced Technology Attachment Packet Interface), que funciona como uma espécie de extensão para tornar a interface IDE compatível com os dispositivos mencionados. Vale frisar que o próprio computador, através de seu BIOS e/ou do chipset da placa-mãe, reconhece que tipo de aparelho está conectado em suas entradas IDE e utiliza a tecnologia correspondente (ATAPI para unidades de CD/DVD e outros, ATA para discos rígidos).
    Tensão FSB ("Front-side bus", ou barramento frontal) serve para a comunicação entre o processador e o chipset. Como o gerador de clock é conectado ao FSB é a frequência dele que determina a frequência na qual o processador vai operar. Aumentando o FSB, o clock do processador aumenta proporcionalmente.
    CHIP MCH: "Memory Controller Hub",ou simplesmente MCH, que inclui o controlador de acesso à memória RAM, o chipset de vídeo integrado e o barramento de comunicação com o processador. A Intel utiliza uma arquitetura semi-modular no MCH o que permite adicionar ou retirar componentes sem necessidade de fazer grandes modificações em outras partes do chip.localiza-se na parte norte.
    CHIP ICH: "I/O Controller Hub" ou ICH,que fica na parte sul que inclui os controladores do barramento PCI, portas USB, IDE, seriais, paralela, etc. além dos chipset de som (presente em alguns chipsets da série). Graças à padronização da arquitetura, os chips MCH e ICH de diferentes gerações são incompatíveis, permitindo que os dois projetos sejam atualizados de forma separada conforme necessário.

    ResponderExcluir
  6. LBA: "Logical Block Addressing" endereçamento lógico de blocos. A idéia é a seguinte: o padrão IDE reserva 16 bits para o endereçamento do cilindro, 4 bits para o endereçamento da cabeça de leitura e mais 8 bits para o setor, totalizando 28 bits de endereçamento. O modo LBA abandona o endereçamento CHS, com endereços independentes para cilindros, cabeças e setores, passando a adotar um endereço único. Os setores passam então a receber endereços seqüenciais, 0, 1, 2, 3, 4 etc. assim como os clusters no sistema FAT. Os 28 bits de endereçamento permitem então 228 milhões de endereços, o que corresponde a HDs de até 128 GB (137 GB na notação decimal).
    Setores Múltiplos: A Modalidade múltipla do setor, permite a transferência de setores múltiplos por interrupção de I/O, melhor que o um setor por cada interrupção. Quando esta característica é permitida, reduz tipicamente a carga geral do sistema operando no disco entre 30-50%. A grande maioria dos HDs suportam os ajustes mínimos de 2, de 4, de 8, ou de 16 (setores). Os ajustes maiores podem também ser possíveis, dependendo do "disco rígido" utilizado.
    Modo Pio: (Programmed I/O), onde, grossamente falando, o processador executa a transferência de dados entre o HD e a memória RAM. Cada modo PIO existente trabalha com uma taxa distinta de transferência de dados.
    Modo DMA: (Direct Memory Access). Como o próprio nome diz, essa tecnologia tornou possível o acesso direto à memória pelo HD ou pelos dispositivos que usam a interface IDE, sem necessidade do "auxílio" do processador.
    SMART: Ou (tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório)é um sistema de monitoramento de discos rígidos que detecta e antecipa falhas, através de vários indicadores de confiabilidade.
    ATA, um acrônimo para a expressão inglesa Advanced Technology Attachment, é um padrão para interligar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e drives de CD-ROMs, no interior de computadores pessoais
    ATAPI (Advanced Technology Attachment Packet Interface), que funciona como uma espécie de extensão para tornar a interface IDE compatível com os dispositivos mencionados. Vale frisar que o próprio computador, através de seu BIOS e/ou do chipset da placa-mãe, reconhece que tipo de aparelho está conectado em suas entradas IDE e utiliza a tecnologia correspondente (ATAPI para unidades de CD/DVD e outros, ATA para discos rígidos).
    Tensão FSB ("Front-side bus", ou barramento frontal) serve para a comunicação entre o processador e o chipset. Como o gerador de clock é conectado ao FSB é a frequência dele que determina a frequência na qual o processador vai operar. Aumentando o FSB, o clock do processador aumenta proporcionalmente.
    CHIP MCH: "Memory Controller Hub",ou simplesmente MCH, que inclui o controlador de acesso à memória RAM, o chipset de vídeo integrado e o barramento de comunicação com o processador. A Intel utiliza uma arquitetura semi-modular no MCH o que permite adicionar ou retirar componentes sem necessidade de fazer grandes modificações em outras partes do chip.localiza-se na parte norte.
    CHIP ICH: "I/O Controller Hub" ou ICH,que fica na parte sul que inclui os controladores do barramento PCI, portas USB, IDE, seriais, paralela, etc. além dos chipset de som (presente em alguns chipsets da série). Graças à padronização da arquitetura, os chips MCH e ICH de diferentes gerações são incompatíveis, permitindo que os dois projetos sejam atualizados de forma separada conforme necessário.
    Aluno:Danillo Cesar unisophos part 1°

    ResponderExcluir
  7. Tensão Vcore : é uma opção encontrada no Setup de muitas placas que permite configurar a tensão usada pelo processador. Desde o Pentium MMX, os processadores operam com tensões mais baixas que o restante do sistema. Enquanto o chipsets e outros periféricos da placa mãe operam com tensões de 5v ou 3.3v (excessão para os slots AGP 4x, que operam a 1.5v), o processador opera a 2.0v (um Celeron 366), 1.65v (Um Pentium III 800), ou mesmo 1.5v (Pentium 4 de 2.2 GHz entre outros).
    Overclocking é, basicamente, um processo no qual a velocidade de componentes específicos de um computador pessoal são manualmente aumentadas, através de configurações e instruções diretas para o hardware. A melhora de desempenho que é atingida após o processo pode variar, mas entusiastas conseguem fazer componentes antigos funcionarem como os últimos lançamentos, assim como fazem as peças mais modernas superarem os limites da tecnologia atual.
    USB 2.0 chegou ao mercado oferecendo a velocidade de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo. O padrão de conexão continua sendo o mesmo da versão anterior. Além disso, o USB 2.0 é totalmente compatível com dispositivos que funcionam com o USB 1.1. No entanto, nestes casos, a velocidade da transferência de dados será a deste último, obviamente. Isso ocorre porque o barramento USB tentará se comunicar à velocidade de 480 Mbps.
    CPUID é uma instrução (seu nome se derivou de Processador central Identificação) para x86 arquitetura. Foi introduzido perto Intel nos 1990s adiantados para steppings mais atrasados do 486 lasque, e rolado inteiramente para fora na introdução do Pentium processador.
    Usando o opcode de CPUID, o software pode determinar o tipo do processador e a presença das características (como MMX/SSE). O opcode de CPUID é 0FA2h e o valor no registo de EAX especifica que informação a retornar.
    Tecnologia VanderPool, cuja aplicação no hardware se desenrola tanto no nível do chipset quanto do processador, visa oferecer uma espécie de virtualização. Com esta palavra bárbara, que não quer dizer muita coisa, a Intel nos sugere que ela será capaz de oferecer a possibilidade de dividir uma única máquina física em diversas máquinas virtuais.
    SpeedStep é uma tecnologia da Intel que gerencia funções do processador para uma maior eficiência em economia de energia e resfriamento, faz o mesmo que a tecnologia Cool'n'Quiet da AMD. É usada atualmente na linha Core 2 e nos populares processadores Atom da série Nxxx (mais usados nos netbooks).
    PCI: é, sem dúvida, o slot que mais perdurou ao longo da história da informática. Ele é um padrão um tanto lento, mas até hoje serve para trabalhar com placas que exijam pouca velocidade.
    Em comparação com a taxa única de dados DRAM a interface possibilita taxas de transferência mais possível um controle mais rigoroso do calendário dos dados elétricos e sinais de clock. Implementações muitas vezes tem que usar programas como fase de loops fechados e auto-calibração para alcançar a precisão de tempo necessário.
    DVMT- Dynamic Video Memory Technology (Intel Corporation).
    DVMT, como o próprio nome indica, aloca dinamicamente a memória do sistema para usar como memória de vídeo para garantir a utilização mais eficiente dos recursos disponíveis para o máximo desempenho gráfico 2D/3D.
    EPP (Enhanced Parallel Port). Este modelo de porta paralela é bidirecional e atinge uma taxa de transferência de 2 MB/s.
    ECP (Enhanced Capabilities Port). Ela é igual a EPP porém utiliza um canal de DMA, que faz com que a transmissão e recepção sejam feitas sem a intervenção do processador, aumentando o desempenho do micro.
    DMA é abreviação de "Direct Memory Access". O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador.
    Os endereços de IRQ são interrupções de hardware, canais que os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção do processador.
    ALUNO:DANILLO CESAR OLIVEIRA PINTO
    UNSOPHOS part 2°

    ResponderExcluir